domingo, 29 de novembro de 2009

AMPLITUDE DO SER NATURISTA

A AMPLITUDE DO SER NATURISTA


Mesmo do conhecimento de todos, faço questão de repetir a definição de naturismo:
"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto-respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente"
Por essa definição já podemos sentir o tamanho da responsabilidade de ser naturista, somente pelo “cuidado com o meio ambiente” por si só, nos faz carregar uma bagagem superior da capacidade do carro que temos à nossa disposição.
Na Rede TV NEWS em 27/11/09 foi publicada a seguinte reportagem: “Milhões de animais são mortos de forma cruel para servir de vestuário a uma minoria. Nas ruas da França é fácil encontrar pessoas que usam casacos de pele”.
E ainda, “Raposas, linces, focas, coelhos quase sempre são mortos de forma cruel. Para não estragar os pelos, os caçadores matam os animais com pauladas na cabeça, afogamento ou utilizam armadilhas que provocam dores intensas e prolongadas. Em alguns casos a pele é retirada com o bicho ainda vivo.”
Eles são mortos para alimentar a vaidade humana. Se são caçados é porque têm quem compre.

Voltando à nossa definição, podemos afirmar que a “harmonia e respeito” criam um clima de paz em nossos relacionamentos. No entanto, é preciso despertar a consciência de que esses relacionamentos não resumem somente entre seres humanos. No artigo de Nuno Michael em “A Consciência da Massa”, ele cita que vivemos em diferentes níveis de consciência e evoluir para outro nível implica questionar e pensar por si mesmo, implica conviver com as conversas ocas, mecânicas de quem nos rodeia, implica ser livre.
Liberdade é o que sempre defendemos dentro do naturismo, mas ela tem um preço, a responsabilidade é maior. O raio de ação não pode ficar limitado à nudez, outras bandeiras têm que ser abraçadas, e uma delas, sem sombra de dúvidas, é a proteção com os nossos animais.
Para que possamos entender melhor a grave situação que nos encontramos, cito abaixo parte do artigo de Nina Rosa em “Escolher a Paz”.

Nós que vivemos na época atual estamos tendo a oportunidade de participar de uma dessas grandes mudanças. A mudança que prioriza os valores morais, os princípios, a ética. A mudança que nos fará também sentir a dor ou a alegria de um irmão nosso do reino mineral, vegetal ou animal, como se fosse a nossa própria dor ou nossa própria alegria.
Não é tão estranho assim olhar um rio de águas poluídas e fétidas e sentir sua dor… Não é difícil sentirmos a alegria de um riacho de águas claras e límpidas, correndo e cantando em seu caminho. Certamente podemos sentir sua alegria. Eles não precisam falar a nossa linguagem, aliás, bem limitada.
Nem precisamos ir até a Amazônia para assistir a espetáculos degradantes de desflorestamento e de negligência com o reino vegetal. É só sairmos às ruas, nas cidades e olharmos para nossas irmãs, cimentadas até o tronco, sem ter como armazenar água, sem consideração, muitas vezes usadas como lixeiras em sua base. Falta amor e gratidão pela beleza, pela sombra, pela purificação do ar, pela energia positiva, por nada, apenas por existirem, como direito que têm.
Por outro lado, quando estamos num bosque preservado, com árvores nativas, exuberantes, sentimo-nos parte de sua harmonia. Mesmo quando observamos uma só árvore na calçada, bem cuidada, sentimos sua harmonia, e somos envolvidos por ela.
E o que estamos fazendo ao reino animal? Exploração, exploração e mais exploração. E dor, e sofrimento. Desrespeito ao direito à vida, desrespeito a todos os seus direitos.
– Estamos degolando-os vivos, queimando e mastigando sua carne.
– Estamos arrancando sua pele e vestindo-a sobre nossa pele.
– Estamos confinando-os em pequenos espaços só para quando, e se tivermos vontade, olharmos para eles e satisfazermos nossa curiosidade.
– Estamos aprisionando os alados, por inveja ou vaidade, para que cantem só para nós, quando têm o céu por direito.
– Estamos confinando seres aquáticos a pequenos ou grandes aquários, para olhar ou nadar com eles por breves momentos, submetendo-os a toda uma vida de submissão, quando eles têm por direito a imensidão das águas.
– Estamos apoiando a ridicularização de grandes animais, rindo da sua dor e do roubo de sua dignidade em espetáculos circenses, como se fazia no passado com anões e mulheres barbadas e ensinamos nossas crianças a rirem também.
– Estamos jogando-os em arenas com os genitais fortemente amarrados, para que pulem de aflição e de dor, enquanto gritamos e rimos, alheios ao seu sofrimento.
– Estamos comprando-os como objetos, e descartando-os como objetos, na primeira dificuldade.
Todas essas barbaridades somos nós que fazemos quando apoiamos o consumo da exploração. Somos nós que patrocinamos e mantemos esses horrores acontecendo; e depois, com a barriga cheia de cadáveres, com a nossa aura manchada de dor e desamor, com indiferença pelo destino dos irmãos dos outros reinos, queremos para nós mesmos a paz?
“Desde que chega a esta Terra, o viajante toma, toma e não dá quase nada em troca.”
Se não queremos fazer parte disso, temos que mudar nosso paradigma; temos que passar e ver nossos irmãos dos outros reinos com o mesmo interesse que vemos a nós mesmos. Temos que colocar o interesse deles de não sofrer, paralelo ao nosso igual interesse. Temos que conhecer e respeitar seus direitos e sermos exemplo disso na prática
.
Os princípios do Naturismo são verdadeiramente belos e harmoniosos, mas as nossas ações deverão ser ampliadas, pelo motivo do aumento da nossa consciência que a natureza não está para servir somente ao ser humano.
É hora de pararmos com as críticas e agirmos. É hora de conscientizar também do peso da nossa responsabilidade.


Evandro Telles

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"VERDADES QUE AS ROUPAS ESCONDEM - Uma Coletânea de Artigos Naturistas", de Evandro Telles.

Por motivos operacionais, a Administração do Hotel Aruan achou por bem transferir o local do lançamento do livro para o Hotel Vitória Palace, ao lado do Centro da Praia Shopping, Praia do Canto. Creio até que será mais fácil o acesso a esse local.
Aguardo você lá.
Evandro Telles



"VERDADES QUE AS ROUPAS ESCONDEM - Uma Coletânea de Artigos Naturistas" - de Evandro Telles.
Primeira obra brasileira a reunir reflexões de escritores naturistas nacionais e internacionais.


 A FBrN - Federação Brasileira de Naturismo e os naturistas do Estado do Espírito Santo têm a honra de convidar V.Sa. e familiares para o lançamento da obra
 "VERDADES QUE AS ROUPAS ESCONDEM - Uma Coletânea de Artigos Naturistas", de Evandro Telles.


Dia 26 de Novembro de 2009, quinta-feira, às 19:00 horas, no Salão São Paulo  Hotel Vitória Palace, Av. N.Srª da Penha 323 , ao lado do Centro da Praia Shopping,
Praia do Canto, Vitória, ES.


domingo, 22 de novembro de 2009

Perigo Aviário

Sexta-feira CENIPA lançou a Conexão SIPAER que pelo subtítulo é uma "Revista Científica de Segurança de Vôo".

A ciência procura conclusões sustentados pelos fatos, uma contraste ao hábito humano de procurar fatos que sustentam conclusões já alcançados. A segurança aérea focaliza não em fixar culpa para os acidentes que já aconteceram, mas de tirar deles lições para evitar que os mesmos fatores provocam outros acidentes.

A dinâmica é bastaste diferente daquele de pequenos grupinhos movidos por interesses fisiológicos e brigas antigas. Porém, o lançamento da revista me lembrou de uma "causa" de segurança aérea tem muito a ver com reclamações recentes do mundinho de naturismo brasileiro.

Duas matérias me provocaram a comentar a revista aqui:

O LIMITE DE AUTORIZAÇÃO NAS OPERAÇÕES AÉREAS: O CASO GOL 1907

GERENCIAMENTO DO PERIGO AVIÁRIO EM AEROPORTOS

Meu interesse na primeira é pois eu sou o correspondente local e tradutor do Joe Sharkey, o colunista do New York Times que estava aborda do Legacy, como creio que é de conhecimento geral. Devido aquilo, serviu como consultor e tradutor para um equipe canadense que fez um episódio de Air Crash Investigation para o National Geographic Channel.

O envolvimento não terminou ainda. Traduzi muito, inclusive o relatório da CPI da Câmera, escrevi no Observatório da Imprensa (duas vezes). Vou ter que traduzir esta matéria também, pois o compromisso assumido ainda não terminou.

Palestra em Fortaleza

O perigo aviário é um assunto em alta depois do que aves apagaram as duas turbinas daquele avião que então pousar no rio Hudson. Ouvi disso em outubro de 2007, em Fortaleza, numa palestra sobre segurança aérea.

Tinha terminado o trabalhou que me levou a Fortaleza, e meus planos foram de ir para a praia descansar. Mas precisei procurar no site da CENIPA o filme que a Aeronáutica fez sobre o resgate dos corpos, para enviar para a produtora da National Geographic, para esvaziar as falsas acusações que um pequeno grupo de parentes fizeram contra os militares que se enfiaram no mato, para que não chegassem a tela.

No site, encontrei o filme, e encontrei esta palestra sobre segurança aérea sexta-feira e sábado. Diz adéus aos meus planos de uma fim de semana relaxante entre as dunas e o mar, e foi aprender mais sobre os assuntos sobre quais escrevo, como é meu dever.

Matadouro ilegal

Memoravelmente, foi mostrado um vídeo curto sobre uma problema de urubus que estavam atormentando um dos aeroportos do nordeste. A causa tinha sido identificado, um matadouro clandestino que operava na cabeceira da pista.

Numa entrevista com o dono do matadouro, um homem simples do interior, ele contava com toda naturalidade como uma vez por semana ele jogava todos os ossos, tripas, sobras, etc. naquela área vazia, aberta, onde os urubus acabaram com a carniça. A câmera mostrava estes lá aguardando.

O homem claramente não tinha o menor idéia do perigo em que ele estava colocando a vida dos outros, ou como seu pequeno negócio a margem da lei estava emperrando o investimento enorme que sociedade tinha feito no aeroporto, ou como sua carne a três reais o quilo estava ameaçando turbinas que custam um milhão a unidade.

Explicando o perigo

O filme de SERIPA IV não mostrou a tentativa de explicar para este homem simples, de capacidade limitada, o perigo que seu matadouro representava, e de que ali não poderia continuar. Imagino que sua resposta foi mais ou menos assim:

Nós não torcemos contra o [aeroporto], pelo contrário, preferimos que ele recupere todas as perdas que teve, mas também gostaríamos que ele não tumultuasse e envolvesse todo mundo numa situação que não nos diz respeito. Já estamos todos cansados de ver o nome dele envolvendo o [matadouro clandestino]. Só isto!

A mente mesquinha e fechada é assim: veja o mundo inteiro somente em termos dos seus pequenos e isolados interesses.

Na cabeceira da pista

O dono do matadouro não entende que um amigo ou parente dele poderia estar abordo de um avião derrubado por um urubu na turbina ou na para-brisa. Entende menos ainda que quem está na cabeceira da pista corre mais risco de ser atingido por uma queda de avião.

Por acusações como aqueles contra Dr. André, naturistas estão todos na cabeceira da pista. Para polícia, promotoria, e imprensa: crianças e adultos pelados juntos é suspeita, numa maneira em que crianças e adultos juntos de bombacha, ou juntos de bicicleta, ou juntos em qualquer outra atividade familiar, não é suspeita.

Naturistas sabem que famílias inteiras nuas, ou crianças nuas, não é sinal de abuso. A FBrN sabe, também. Mas deixou claro, quando Dr. André foi preso, que a FBrN não vai testemunhar que naturismo familiar é inocente, nem para salvar seu presidente.

Acusação, falsa testemunha e julgamento na imprensa são terrores de nossos tempos, e ninguém sabe quem será a próxima vítima. Mas naturistas sabem que estão na cabeceira da pista, com mais chance se ser vitimizadas pelo próximo desastre do que qualquer outro.

Fatos simples

O que não entre em cabeça dura duas vezes, não entraria na terceira, mas mais uma vez:

  • A repudiação imediata de Dr. André pela FBrN não foi "nada contra";
  • Os acusações contra os quatro partiram tal-somente de sócios e conselheiros da Colina do Sol;
  • Os acusadores foram acolhidos pelo FBrN, estes urubus votando e sendo votados na eleição irregular no Mirante.

Não sei porque um pequeno grupo tenha tanto interesse em manter a FBrN como refúgio para estelionatários. Não sei porque a FBrN, que prestou apoio nenhum ao Dr. André, é tão prestativo em apoiar os autores das falsas acusações.

Não sei, e não me interessa.

O que eu quero, nesta hora, é que o FBrN não colocasse seus urubus no meu caminho. E só.

Interesse

Digo de novo que a problema desta senhora não é a incapacidade de entender qualquer coisa fora do seu mundinho. Não é somente falta de cabeça, mas falta de coração. Ela reduze os outros ao tamanho dela:

Então eu pergunto:- O que eles e mais alguns gatos pingados querem fazer do naturismo?
Qual é o interesse pessoal e econômico que eles tem?

"Pessoal e econômico"? Há coisas que não se faz por dinheiro (ainda que uns do FBrN acham diferente). Meu interesse na situação de Dr. André, Fritz Louderback, Cleci e Barbara é de ordem ética e moral:

"Nenhum homem é uma ilha, inteiro e completo em si mesmo; cada homem é uma parte do continente, uma parte do todo. Se um torrão for levado pelo mar, a Europa ficará menor e incompleta, tanto quanto se um promontório o tivesse sido, da mesma forma como se a propriedade de um amigo ou a sua própria tivesse sido. A morte de qualquer homem diminui-me a mim, pois eu sou parte da humanidade, e por isso digo-lhe: nunca procure saber por quem o sino dobra; ele dobra por ti."
(John Donne [1572-1631], Meditação XVII)
O email abaixo é um esclarecimento do Cesar Fleury  ao email enviado pela Maria Luzia e reproduzido em :

Carta: JORGE BANDEIRA: ESCLARECIMENTO URGENTE!


ou em  http://peladista.blogspot.com/2009/11/carta-jorge-bandeira-esclarecimento.html



Bom dia a todos....
Re-afirmo minhas declarações, ou seja, realmente foi contra decisões da Federação contra o grupo OXENTENAT, e realmente mandei representação ao conselho maior, tecendo comentários contra atitudes do presidente da Federação à epoca, André Herdy. O caso não foi discutido, nem me responderam absolutamente nada. Depois o grupo Oxentenat disse que entrou em conversa com a Federação, e decidiram se retirar da Federação.....

Mas vou igualmente tecer alguns comentários:
O nome de André foi SUGERIDO e ele já chegou em Abricó com ares de eleito para assumir o cargo, como ele mesmo escreveu uns dias antes daquele congresso, ao se despedir da presidência da YNAI porque iria "assumir novos compromissos na FBrN" (carta despedida da YNAI retirada do site olho nu).

O André só assim declarou, pois deve ter tido dos membros da Federação a certeza de sua eleição, feito os devidos conchavos politicos inerente ao processo democrático. Se alguem se considera membro de uma associação, e não concordando com as regras democráticas de uma eleição, deve sem sombra de dúvida, mandar na reunião da assembleia da convocação eleitoral, solicitar a devida impugnação do associado "sugerido", bem como tambem montar a devida chapa e candidatura para o cargo pretendido. A ausencia ou o voto nulo sómente colabora com o erro sugerido, ou seja o mesmo que conivente ao que pretende agora dizer errado.

Porém, o André sabe que também esteve ILEGAL por todo aquele período, e agora exige tudo dentro da legalidade, mas não conta os fatos quando diz respeito a ele."

Ninguem pode ser declarado ILEGAL, se existe ata de eleição devidamente registrada em cartório proprio, atestando sua legalidade e idoneidade. Se alguem acredita que o presidente esteja ilegal, e não queira ser chamado de conivente com a ilegalidade, deve mover no MP da cidade de registro da ata e associação, a devida reclamação bem como chamar a instituição para uma possivel intervenção do MP. Mas havendo o registro, e não tendo nenhuma ata registrada dizendo contrário a esta eleição, entendo ser LEGAL sua eleição, posse COM TOTAL DIREITO DE LEI.



Porém, nem sabemos se realmente esta Ata, datada de 01 de Outubro de 2009 (reparem bem a data, recentemente!), está registrada em cartório de Camboriú porque nada foi apresentado, mas mesmo que esteja, não faz nenhum sentido MORAL. Aliás este registro feito pelo André torna-se um grande GOLPE, porque mostra que as intenções de registrar "RECENTEMENTE", em outubro passado, foram manipuladas apenas para tumultuar e tentar levar o rei SEM COROA ao poder. Porque o André nada registrou em cartório durante o ano de 2007, quando esteve dirigindo a FBrN? E agora ele corre lá e registra uma ATA para dar legitimidade a ele mesmo? É o mesmo que eu registrar alguma coisa que eu já sabia que estava sem registro, mesmo conhecendo o dono! Sei que estarei agindo dentro da Lei, mas estarei sendo IMORAL. Isto não é RESPEITO.  

De acordo com a lei, somente as atas que conste admissão e demissão de associado precisa ser registrada em cartório, bem como venda e aquisição de bens moveis e imoveis, e eleição para troca de diretoria precisa necessáriamente estar registrada no cartório de registro da associação. Toda mudança na diretoria tambem carece do devido registro no cartório. O que o André registrou foi a convocação para a ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA  FEDERAÇÃO, a ser realizada na praia do pinho, em 15 de novembro de 2009. Esta convocação não precisa ser registrada, mas pode ser para titulo de não poder os associados alegar ignorancia do fato. O registro é válido, de direito de quem esta na presidencia da Federação. nenhuma ata não foi registrada no cartório de registro no ano de 2007, por em tese não ter havido mudança de associado, expulsão ou remoção e eleição convocada pela presidencia da Federação. A ninguem é dado o direito de desconhecer a lei, e estando associado a uma associação, vc por força de lei declara estar ciente das leis e estatutos da associação, bem como declara estar "de acordo".

O André teve muitas passagens negativas dentro do Naturismo quando inventou a tal Polícia Naturista, quando jogou o nome do Oxentenat numa briga, e depois quando foi preso. E agora com o NuBrasil ainda julga e joga com o nome das pessoas atacando-as dizendo estar "limpando" o Naturismo brasileiro.

Se o André dirigiu "sozinho" a Federação no ano de 2007, nota baixa para sua diretoria e associados..... Mas se o fez com a meta de tornar o naturismo Brasileiro mais conhecido e respeitado, parabéns a ele. O caso "Policia Naturista", que começou com uma brincadeira entre amigos e formou uma teia de intrigas e acusações dentro do naturismo organizado, começou como acabou, ou seja, na verdade de fato e direito inexistiu. O caso do afastamento do grupo Oxentenat foi um erro da diretoria da Federação, que contextei com severidade na época dos fatos. A Nubrasil é algo novo, foi montado em 2009, e estão acusando as pessoas, sem as devidas provas, o que considero errado. A Nubrasil não é filiada a Federação Brasileira de Naturismo, nem dela faz parte e não diz no seu site que pretende ser associada a FBrN.  A livre declaração de ponto de vista, opinião e a  liberdade de expressão, é devidamente acolhida na Constituição Brasilieira. Quem se julgar ofendido, pode utilizar da lei, processando quem de direito, exigindo sua retratação...... Se alguem "pedófilo" é "encontrado", como cidadão é dever denuncia-lo. Deve-se tomar o cuidado da denuncia vazia, ou faze-lo por perseguição, podendo igualmente ser processado o denunciante por uso irregular e sabedor de inocencia acusa-lo culpado.

O André agora tem brigas pessoais dentro do Naturismo, ainda precisa provar sua inocência naquele processo que ainda não terminou e que ainda respondem, estando em liberdade por liminar.  Se ele quizesse, realmente, contribuir com o Naturismo brasileiro ele teria mesmo se afastado como ele nos escreveu quatro dias após ter sua liberdade condicional, dia 23 de janeiro de 2009. Leiam abaixo parte dos dois emails que ele enviou para uma pequena lista de 6 pessoas:

Toda pessoa é considerada INOCENTE até provas ao contrario. O deputado federal Paulo Salim Maluf responde por diversos processos na justiça publica de São paulo e federal, já foi preso e posteriomente solto, tem bens bloqueados, e exige-se a devolução da pequena quantia de R$ 300.000.000,00 aos cofres publicos. Foi eleito deputado por ser INOCENTE até provas ao contrario. Ser processado não significa ser CULPADO. O André Herdy não foi solto por liminar, e sim foi solto devido a justiça julgar que nada desabona sua liberdade, estando hoje respondendo em LIBERDADE ao processo, que inclusive tem erros grotescos desde a prisão até o processo em si. Em nenhum momento dentro do processo existe alguma prova de envolvimento com PEDOFILIA ou coisa similar, do casal Herdy e do casal Fritz. Nada encontrado nos computadores, CD´s e DVD´s conforme laudo da Policia Federal enviado pelo senador Eduardo Suplicy a minha pessoa, sobre o caso de Taquara-RS. O mesmo laudo é confirmado pelo FBI, tambem solicitado pela CPI da Pedofilia, enviado a Taquara, pelo pedido do senador Suplicy, que tambem não emitiu nenhum comunicado dizendo ter encontrado algo no processo que justifique tipificar alguem de pedófilo. Creio na inocencia do André Herdy e esposa e do Fritz e esposa no processo aberto, por integrantes da Colina do Sol. Realmente eu tambem iria mandar emails querendo me afastar de tudo que diz respeito ao naturismo, quando a associação que presido (Federação) se omite, fica mais de um ano sem manifestação nenhuma num processo que responde seu presidente, eleito em conformidade aos estatutos vigentes, considerado CULPADO sem a devida chance de defesa, ao contraditório, ferindo a constituição brasileira e a lei 9.096/95 que diz textualmente não ser possivel afastar qualquer associado sem o devido processo e dado a ele a "ampla defesa e ao contraditório".
Mas acredito que o André Herdy teve o dissernimento que o cargo exige, chamado para tomar as medidas necessárias de acordo com lei. Ele teve a ombridade e o carater de convocar a eleição, formar chapa, compor a nova diretoria.
Se alguem novamente acredita que deveria ser formada outra chapa que não aquela do edital de convocação, teve o prazo para registro, e teve na eleição oportunidade de apresentar naquele momento sua chapa ou qualquer documento que solicitasse impugnação de direito a qualquer cargo e pessoa. Não o fazendo, se omite quanto ao direito do associado, e deve em tese, declarar ciente e não desejar participar, mas não pode declarar que a reunião convocada dentro dos termos legais, e tempo estar sob suspeição. O que vale na lei, é os documentos registrados, e a ninguem repito é dado o direito de desconhecer a lei.

Infelizmente não pude apertar os ossos da Maria Luzia e do José Tannus na reunião do Pinho. Minha esposa adorou o local, e devemos lá retornar em meados do ano de 2010......, apesar do atendimento do resort.

De resto, acredito que tudo foi acertado, e o nova diretoria eleita, após o devido registro no cartório de Camburiu, deverá tomar as medidas que julgar necessária. Não é preciso "limpar o naturismo" mas é necessário o respeito a lei brasiliera, ao codigo de ética naturista, bem como o respeito ao cidadão. Se alguem dono de uma revista é autorizada a entregar passaporte naturista a todo aquele que assina sua revista, acredito que devemos sentar, e re-pensar a Federação......

Um forte abraço a todos. Naturalmente

Cesar Fleury





Carta: JORGE BANDEIRA: ESCLARECIMENTO URGENTE!

O email abaixo tem sido motivo de respostas e debates por varias pessoas, inclusive do Richard Pedicini no artigo Carta Maior, interesses maiores ( http://peladista.blogspot.com/2009/11/carta-maior-interesses-maiores.html ) publicado nesse blog.
Estamos reproduzindo para facilitar a referencia e o entendimento dos argumentos e ponto de vistas apresentados.

De Maria Luzia
Para a Lista Naturismo Capixaba (http://groups.google.com.br/group/naturismo-capixaba/browse_thread/thread/90d4373ad49adcbc#
Data: Fri, 20 Nov 2009 10:52:23 -0200
ssunto: Fw: JORGE BANDEIRA: ESCLARECIMENTO URGENTE!




Bom dia, Amigos!
 
Ontem recebemos do João Carlos, da extinta SONAPA, um comunicado onde solicita que seu nome seja retirado de qualquer lista que envolva seu nome e onde a PAZ não esteja presente, motivo pelo qual, em respeito à nossa amizade, não enviarei este email para ele. Ele também comunica que estranhou seu nome  fazer parte daquela reunião lá no Pinho, porque ele nada autorizou.
Peço-lhes que me desculpem e tenham paciência para ler o que lhes escrevo abaixo porque não podemos ficar calados quando vemos o Naturismo sendo atacado rotineiramente. Sabemos que é desgastante e cansativo tudo isto, mas temos que nos mater em pé para recuperar tudo, inclusive o retorno do querido amigo João Carlos que, como todos nós, está esgotado em ver tanta confusão causada por um pequeno grupo de pessoas.
Maria Luzia
 
 
Entendendo os fatos:
 
Certas coisas precisam ser relembradas para podermos entender a razão dos fatos e analisarmos onde se encontram os erros, e desde quando eles acontecem.
Seguimos conversando com amigos e relembrando a eleição do André Herdy, na Praia do Abricó, em novembro de 2006, quando ele foi APENAS INDICADO presidente. Todos sabem que naquela ocasião não houve processo democrático, não houve convocação prévia para formação de chapas, etc. tudo foi feito informalmente. O nome de André foi SUGERIDO e ele já chegou em Abricó com ares de eleito para assumir o cargo, como ele mesmo escreveu uns dias antes daquele congresso, ao se despedir da presidência da YNAI porque iria "assumir novos compromissos na FBrN" (carta despedida da YNAI retirada do site olho nu).
 
Vou transcrever para vocês uma parte de uma conversa que tive esta semana com o César Fleury, quando relatei:
"Porém, sei que o André também esteve presidindo ilegalmente a nossa FBrN mesmo ele dizendo que foi eleito por unanimidade. Ele sabe e todos já sabíamos naquela ocasião que o Elias já levaria ele para o Congresso em Abricó já eleito, tanto que o André escreveu uma carta uns dias antes se despedindo da presidência da Ynai dizendo que estaria assumindo novos compromissos na Federação. Então, não houve convocação e nem houve democracia naquela época com formação de chapas porque o Elias não convocou. E o André sempre se calou sobre isto.
Este clima do "já ganhou" foi o motivo pelo qual eu não fui participar das plenárias naquele clube anexo ao Abricó, em novembro de 2006. Não concordei com a forma de escolha do André, afirmei que o achava despreparado para o cargo, temperamental e intempestivo. Mas me abafaram, inclusive o André.
E eu já havia escrito isto antes ao Elias e demais Conselheiros, tanto que quando cheguei na praia uma turma (Mariano, Dema, Arnaldo, Jaime) veio falar comigo para saber se eu iria registrar a minha chapa.!!!!! Naquela hora de abertura? Acontece que correu um boato que eu estaria encabeçando uma chapa em oposição ao André. Quando todos retornaram à praia no final do dia com o André "confirmado" presidente, eu o cumprimentei e conversamos, quando o aconselhei a mudar sua postura ficando mais ameno. Ele, com certeza, deve se lembrar disto! E concordo que estava gostando do mandato dele, e o parabenizei por isto, sem nenhuma demagogia. Mas pessoalmente eu não esperava muito dele.
Porém, o André sabe que também esteve ILEGAL por todo aquele período, e agora exige tudo dentro da legalidade, mas não conta os fatos quando diz respeito a ele."
 
O César me respondeu:
"O intuito desta reunião, não foi tumultuar nada, e sim fazer com que a federação respeita a lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002 e lei 6.015/73 art 120 e 121 a Federação possa primeiramente andar legalmente em consonancia com a lei 9.096/95 que gera as associações.
Infelizmente ou felizmente o pessoal acredita que não é necessário formalidades, que todo mundo "respeita" etc.... mas na realidade é muito diferente. O que vale é o que está registrado no cartório de registro da associação, que no caso é Camburiu... enfim acho que é necessário tentar legalizar a diretoria da federação. Tambem lembro de como foi feita a eleição do André, alçado a presidencia de maneira nada democrático. Mas a ata que dá a ele a presidencia, está registrada no cartório de camburiu...... aliaá a ultima ata registrada. Para vc ter ideia, até o estatuto da federação não está valido, somente o ultimo datado de 1988.....Além do mais, lembro que tentei sem sucesso mandar o André para o conselho de ética, quando ele atacou o pessoal do Oxentenat. Mas tudo foi colocado panos quentes"
 
Respeito a explicação do César, mesmo estando em situações opostas.
 
Porém, nem sabemos se realmente esta Ata, datada de 01 de Outubro de 2009 (reparem bem a data, recentemente!), está registrada em cartório de Camboriú porque nada foi apresentado, mas mesmo que esteja, não faz nenhum sentido MORAL. Aliás este registro feito pelo André torna-se um grande GOLPE, porque mostra que as intenções de registrar "RECENTEMENTE", em outubro passado, foram manipuladas apenas para tumultuar e tentar levar o rei SEM COROA ao poder. Porque o André nada registrou em cartório durante o ano de 2007, quando esteve dirigindo a FBrN? E agora ele corre lá e registra uma ATA para dar legitimidade a ele mesmo? É o mesmo que eu registrar alguma coisa que eu já sabia que estava sem registro, mesmo conhecendo o dono! Sei que estarei agindo dentro da Lei, mas estarei sendo IMORAL. Isto não é RESPEITO.  
 
Sabem aonde pessoalmente acho que reside o erro? Está em termos achado muito lindo, e cômodo para todos, o André assumir e direcionar sozinho a FBrN durante o ano de 2007. Ele antes presidia a YNAI com tanto entusiasmo, enviando tantos emails das muitas reuniões, dos eternos sucessos dos encontros dos grupo de jovens, de suas idéias para o Naturismo brasileiro, porque o André se dedicava em tempo quase que integral ao Naturismo. Ele fazia divulgar suas ideías e projetos subliminarmente, constantemente, massivamente. E isto nos alegrou!
Por vezes questionamos se ele trabalhava e onde encontrava tempo para tanta dedicação, se não é aposentado e nada ganhava financeiramente da FBrN.  
E foi muito cômodo para todos nós deixarmos esta tarefa para ele, assumindo e direcionando sozinho a FBrN durante o ano de 2007. Temos que bater no peito e confirmar "minha culpa, minha máxima culpa! 
O André teve muitas passagens negativas dentro do Naturismo quando inventou a tal Polícia Naturista, quando jogou o nome do Oxentenat numa briga, e depois quando foi preso. E agora com o NuBrasil ainda julga e joga com o nome das pessoas atacando-as dizendo estar "limpando" o Naturismo brasileiro.
 
Aqui em meu estado existem duas associações de motoristas brigando pelo poder, e se matam, porque estas associações têm muito dinheiro para administrar. Mas a FBrN somente tem uma marca para zelar, e muito precisa ser feito para a continuidade do Naturismo brasileiro. 
 
O André agora tem brigas pessoais dentro do Naturismo, ainda precisa provar sua inocência naquele processo que ainda não terminou e que ainda respondem, estando em liberdade por liminar.  Se ele quizesse, realmente, contribuir com o Naturismo brasileiro ele teria mesmo se afastado como ele nos escreveu quatro dias após ter sua liberdade condicional, dia 23 de janeiro de 2009. Leiam abaixo parte dos dois emails que ele enviou para uma pequena lista de 6 pessoas:
 
"Para mim, este processo de terras da Colina não tem o menor valor. Não sou mais da Colina (fui excluido e mesmo que não fosse eu não iria querer voltar lá nunca mais), não sou mais da FBrN (também fui excluído), não sou membro da diretoria da FBrN, nem da diretoria de nenhum grupo ou associação (apesar de já ter sido informado por 2 grupos - CNEM e ANABRICO - que eu sempre serei considerado membro destes). Portanto realmente eu não tenho mais nada a ver com este processo, mas creio que quem tem algo a ver deva se manifestar. Quem esteve na reunião da praia do pinho em 15 a 18 de novembro de 2007 sabe bem o que foi falado lá. Certamente se lembram de tudo que eu falei e o que me autorizaram a fazer. Estavam presentes: Elias Pereira, José Antonio Tannus, Jorge Bandeira, Tiago Tannus, Alexandre Tannus (representando a YNAI-Brasil), Valdir Ney, Pedro Ribeiro, Kelly Steffans, Marcelo Pacheco, Carina Moreschi, Renata Freire, Sérgio (pres do NIP), Damasceno, Paulo Campos, Niltinho... dentre outros que posso ter me esquecido agora (não tenho mais a lista de presentes, mas o Tannús deve saber corretamente)".
 
"Há 41 anos mataram Luz del Fuego porque ela tentou organizar o Naturismo no Brasil...
Não sou nem de longe o que ela foi... mas estou me afastando antes que também me matem, pois tentar tentaram!
Nunca ganhei um centavo com o Naturismo(ao contrário de algumas pessoas) só gastei, nunca me aproveitei de cargos para tirar benefícios para mim (ao contrário de algumas pessoas), nunca tive qualquer comportamento contrário ao Código de Ética Naturista dentro de locais Naturistas(ao contrário de algumas pessoas), e JAMAIS ME ENVOLVI OU ME ENVOLVERIA COM PEDOFILIA!
Fazer uma acusação desta foi fácil (bastou 6 pessoas ligarem 100 de qualquer telefone), porém provar..."
 
Não sei, mas relendo fiquei com a impressão de que estão usando o André, que está sendo manipulado já que ele mesmo afirmou, ao ganhar a liberdade que ele não queria nada disto! Ele ainda escreveu:
 
"Fiquei triste, mais meu Deus me amparou durante todo este tempo. Ele me mostrou, para que se tornasse meu texto base, o livro de Isaías no capítulo 41 versículos 10 a 13 :
"Não temas porque eu sou contigo, eu te sustento e te fortaleço. Eis que envergonhados e confundidos serão todos aqueles que se levantaram contra tí. serão reduzidos a nada! Porque Eu o Senhor teu Deus te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas!"
 
Agora recebi uma informação de um suposto perfil pedófilo dentro do NuBrasil, que disse ser amigo do André. Já conversei por alto sobre isto com um amigo da PF, mas ainda nada fiz, nem revelei o email e nem o msn.  MAS AFIRMO-LHES QUE NÃO SEREI EU A FAZER ISTO, A DENUNCIAR! SE O RECEPTOR DESEJAR QUE FAÇA DIRETAMENTE AO MINISTÉRIO PÚBLICO e inclusive já lhe orientaram sobre isto. E se é verdade, tem uma criança sofrendo abusos, mas não o farei por não querer apenas me envolver, mas porque não tenho provas e nem foi para mim que o "suposto" pedófilo confidenciou no msn.
 
Então, com a criação do NUBrasil e Nudelife estão começando mais uma embrulhada, mais uma confusão dentro do Naturismo brasileiro.
 
Em meu nome, e acho que posso endossar pelas pessoas do grupo Naturismo Capixaba (que não tem filiação com a FBrN porque ainda não nos registramos em cartório) reconhecem de fato e de direito, nem que seja na base do respeito e do "fio do bigode" a Diretoria eleita em março deste ano:
 
José Antônio Ribeiro Tannús
Presidente da FBrN

Jorge Bandeira do Amaral
Vice-Presidente da FBrN

Conselho Maior:
Elias Alves Pereira
Arnaldo Soares
João Carlos Lima de Souza
José Wagner Oliveira
Miriam Lúcia Zorzella Di Dio
 
Esperamos desta Diretoria muito trabalho e união para a continuidade do Naturismo brasileiro organizado e unificado.
 
Naturalmente.
 
Maria Luzia
 
 
 
Cópia da Ata que o André divulgou estar registrada em Cartório.

Registrado no Cartório de Balneário Camboriú, 01 de Outubro de 2009:


No X CONGRENAT realizado na praia do Abricó em 2006 foi eleita a diretoria da FBrN da qual o Presidente eleito fui eu, André Ricardo Lisbôa Herdy, brasileiro, cirurgião dentista, nascido no estado do Rio de Janeiro em Novembro de 1972, como vice Presidente foi eleito o Sr. Elias Pereira, brasileiro, empresário e natural do estado de Minas Gerais, e para o cargo de 1ª Secretária a Sra. Kelli França Steffens, brasileira, autônoma, nascida no estado de Santa Catarina.


Segundo os Estatutos da FBrN temos o seguintes artigos:


Art. 9º § 2º _ A Assembléia Geral somente poderá deliberar sobre os assuntos constantes dos respectivos editais de convocação, não sendo válidas resoluções tomadas em contrário a este dispositivo.


Art. 12 _ A Assembléia Geral reunir-se-á, em caráter extraordinário, sempre que convocada, a ela competindo:


a) aprovar alterações neste estatuto e nas “Normas Éticas do Naturismo Brasileiro”;
b) aprovar indicações para Sócios Honorários;
c) destituir o Presidente ou o Vice-Presidente;
d) destituir membros do Conselho Maior.


§ 1° _ A convocação dar-se-á pelo Presidente, pelo Conselho Maior ou por um terçode seus sócios votantes;


§ 2° _ Para as deliberações referentes às alíneas “b” e “d” supra, é necessário quorum mínimo de metade mais um dos sócios votantes, deliberando com maioria simples;


§ 3° _ Para as deliberações referentes às alíneas “a” e “c” supra, é necessário quorum mínimo de três quartos de sócios votantes, deliberando por maioria simples, ou metade mais um, por unanimidade.


Art. 14 _ A Presidência é o órgão executivo da FBrN, composto pelo Presidente, Vice-Presidente e Diretorias que o Presidente julgar necessárias.
§ único _ Compete ao Presidente:
a) administrar a entidade, visando atender aos objetivos da FBrN, além de representá-la, judicial e extrajudicialmente, pessoalmente ou por intermédio de procurador legalmente constituído;
b) nomear, demitir ou suspender funcionários da Federação;
c) firmar, em nome da Federação, e quando devidamente autorizado pelos poderes competentes, contratos ou quaisquer documentos de responsabilidade;
d) executar, delegar ou deliberar sobre atos ou funções necessárias ao desempenho de suas atribuições, que não sejam da competência exclusiva da Assembléia Geral ou do Conselho Maior.


Art. 15 _ Ao Vice-Presidênte compete substituir o Presidente quando for, pelo próprio, solicitado ou pelo Conselho Maior em caso de vacância.


Art. 20 _ A FBrN realizará, anualmente, uma Convenção Nacional, aberta a todos interessados, dirigida pelo Presidente da entidade ou por pessoa por ele designada, oportunidade em que serão realizadas palestras e debates visando à definição da verdadeira filosofia naturista.


Considerando que no dia 11 de Dezembro de 2007 foi realizada uma Assembléia não convocada segundo o prévio aviso de 30 dias, onde não estiveram presentes fisicamente 30% dos associados à FBrN torna-se NULA tal reunião;


Considerando que todas as resoluções de reuniões seguintes também foram convocadas de forma irregular e realizadas de forma virtual (que não é prevista nos nossos estatutos) tornam-se NULAS também;


Tendo em vista que a ata onde supostamente fui substituído da presidência, quando um infortúnio me impediu de presidir a Entidade não foi registrada, tornando-a nula de direito, sou o Presidente de fato e de direito da Federação, e como tal não convoquei nenhuma Assembléia Geral e portanto o evento realizado no Mirante do Paraíso em Março de 2009 não pode ser considerado oficial torna-se esta auto-intitulada diretoria NULA;


Levando ainda em consideração que o evento realizado em Março de 2009 foi contrário ao Artigo 20 de nossos estatutos ao ser realizado de portas fechadas impedindo que interessados estivessem presentes, não sendo dirigida pelo Presidente da Entidade e nem pela pessoa por ele designado tornando-se portanto NULO.


Assim sendo venho por meio desta comunicar que nenhuma atividade realizada desde 11 de Dezembro de 2007 está validada, nenhum documento tem valor legal, nenhuma eleição tem aceitação pública e também que nenhuma atividade marcada para os próximos dias terá qualquer validade legal tendo em vista que não foi convocada pelo Presidente da FBrN, nem divulgada pela Secretária da FBrN.


Como primeiro Ato de caráter urgente suspendo em caráter emergencial todos os Passaportes Naturistas emitidos pelas entidades Brasil Naturista e Colina do Sol, sendo, portanto também indisponíveis os votos relativos a tais entidades até uma decisão final do Novo Conselho Maior após a Nova Eleição convocada por meio deste Comunicado Oficial. Esta decisão se dá em consonância com o Art 6º inciso B e Art 7º incisos B, D, E e F de nosso Estatuto. Esta decisão não é uma exclusão, apenas uma suspensão em caráter emergencial que dará livre direito ao contraditório e a defesa das entidades supracitadas quando da realização desta nova Assembléia Geral.


Cancelo então a Assembléia Geral marcada para a praia de Tambaba no próximo dia 2 e seguintes e convoco uma Assembléia Geral para ser realizada na sede da FBrN na Praia do Pinho em Balneário Camboriú, às 10:00 da manhã do dia 15 de Novembro de 2009 em primeira convocação ou as 10:30 em segunda e última convocação com qualquer número de presentes para novas eleições e deliberações sobre os seguintes temas:


1.       Eleição Geral da FBrN: Cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Conselho Maior e Conselho de Ética. Como Presidente da FBrN já apresento os seguintes nomes para compor a Chapa:


  • José Antônio Tannús – Presidente
  • Jorge Bandeira do Amaral – Vice-Presidente
  • Tiago Tannús – Secretário
  • Pedro Ricardo Ribeiro – Presidente do Conselho Maior
  • Arnaldo Soares – Conselho Maior
  • Miriam Lúcia Zorzella Di Dio– Conselho Maior
  • João Carlos Lima de Souza– Conselho Maior
  • José Mariano da Silva – Conselho Maior
  • Valdir Ney Hardtke de Melo – Presidente do Conselho de Ética
  • Cesar Fleury de Moraes – Conselho de Ética
  • Carlos Sena – Conselho de Ética
2.        Posse imediata da nova diretoria, novo Conselho Maior e novo Conselho de Ética.


3.       Após a Eleição Geral e a Posse da nova diretoria, serão apresentadas à Nova Diretoria e ao Novo Conselho Maior bem como ao Novo Conselho de Ética todos os argumentos de acusação e de defesa relativos as duas entidades suspensas da FBrN – Brasil Naturista e Colina do Sol. Quando será definido então pelo Novo Conselho Maior, ouvindo a opinião do Novo Conselho de Ética, segundo as disposições do Art 13 § 4° inciso G sobre a exclusão em caráter definitivo destas duas entidades.


Está dado o prazo de 10 dias a contar da data de hoje para que qualquer outra chapa venha a se apresentar como candidata na eleição, respeitando o fato de não ser aceita candidaturas ou indicações de entidades suspensas da FBrN. Em 10 dias serão apresentados todas as Chapas inscritas não havendo mais nenhuma possibilidade de novos nomes serem apresentados após tal data.


Sem mais para o momento,


Despeço-me com as melhores saudações Naturistas


Dr. André Herdy
Presidente da FBrN
 
 

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Carta Maior, interesses maiores

Recebi no email uma carta recheado com abobrinhas. Apesar da vontade de mandar a carta direta para o cesto de lixo, e sua autora para um outro lugar, vou tentar responder as poucos pontos coerentes que da para extrair da narrativa desorganizada, pelo perspectivo do Artigo 5 da Carta Maior.

Dr. André precisa provar sua inocência?

O André agora tem brigas pessoais dentro do Naturismo ...
Escuta aqui. Pessoas supostamente naturistas mentiram para colocar Dr. André dentro da cadeia durante 13 meses, e faz ele enfrentar um processo que já durou quase dois anos, sustentado somente pelo "sigilo de Justiça" que esconde a fragilidade total das "provas", e as crimes da polícia e da promotoria.

Isso não é uma "briga pessoal". Isso é um crime de proporções históricos, de interesse nacional.
... ainda precisa provar sua inocência naquele processo que ainda não terminou e que ainda respondem ....

LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

Não, Dr. André não precisa comprovar sua inocência, que é presumido pela Constituição. O Ministério Público precisa comprovar sua culpa, e dado a falta total de evidências, e de "vítimas" críveis, a situação da promotora que se aventurou neste barco furado é desesperador.
  ... estando em liberdade por liminar.
Dr. André foi solto não por liminar, mas por habeas corpus, nos termos da Constituição:

LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

Não consegue calar?

"não podemos ficar calados quando vemos o Naturismo sendo atacado rotineiramente."

A autora da Carta, e a FBrN, conseguiram muito bem ficar calado quando a Naturismo foi atacado com a prisão do seu presidente, Dr. André Ricardo Lisboa Herdy, comprovado a falsidade da afirmação acima.

Calou-se sobre a mentira, mas reclama quando outros insistem na verdade.

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

Registro da Ata

Porém, nem sabemos se realmente esta Ata, datada de 01 de Outubro de 2009 (reparem bem a data, recentemente!), está registrada em cartório de Camboriú porque nada foi apresentado...
Encaminhei a ata para quem registrou, e encaminhei uma segunda versão quando este primeiro foi rejeitado por motivos técnicos, nas duas ocasiões colhei a firma do dr. André no Tabelião. Quem foi encarregado me confirmou que a segunda versão da Ata foi devidamente registrada.
... mas mesmo que esteja, não faz nenhum sentido MORAL
Foi feito conforme mande a lei da República e o Estatuto da FBrN.

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

Os conquistas do Dr. André

Por vezes questionamos se ele trabalhava e onde encontrava tempo para tanta dedicação, se não é aposentado e nada ganhava financeiramente da FBrN.
Bem, não conheço a autora da carta, mas se for de novo ao qualquer evento da FBrN, saberia como reconhecer-la de longe: pelo hálito. A afirmação acima deixe claro que ela não visitou sua dentista faz muito tempo. Ou pelo menos não pagou a conta dela. Se não, entenderia como um bom dentista pode ganhar a vida clinicando sem necessidade de trabalhar de branco a semana inteira.

A "passagem negativo" da prisão do Dr. André

O André teve muitas passagens negativas dentro do Naturismo quando inventou a tal Polícia Naturista, quando jogou o nome do Oxentenat numa briga, e depois quando foi preso
Não conheci Dr. André antes da sua prisão, mas ouvi de várias pessoas do episódio da "Polícia Naturista", e todos (inclusive Dr. André) reconhecem como um erro.

Mas culpar Dr. André por ter sido preso sob acusações falsas? Culpar a vítima? Lembrem:
Os acusaçôes contra Dr. André partiram da Colina do Sol, e somente dela.
Os acusações contra Dr. André Herdy, Cleci Ieggli da Silva, Fritz Louderback e Barbara Anner, partiram somente, e tão somente, de um pequeno grupo de sócios da Colina do Sol, com rixas pessoas com André e Fritz, e várias destes devedores de Fritz, que pararam de pagar suas obrigações tão logo que conseguiram a prisão do seu credor.

Os autores desta "passagem negativa" não são Dr. André Herdy nem Fritz Louderback. São um pequeno grupo dentro da Colina do Sol, que foi calorosamente acolhido pelo naturismo organizada depois de ter conseguido a prisão do Dr. André.
Agora recebi uma informação de um suposto perfil pedófilo dentro do NuBrasil, que disse ser amigo do André. Já conversei por alto sobre isto com um amigo da PF, mas ainda nada fiz, nem revelei o email e nem o msn.
Bem, uma pessoa se diz pedófilo, e se diz amigo de Dr. André. E se ele tivesse dito que fosse amigo da autora da carta? Ou se tivesse dito que era Napoleão Bonaparte, e pai da nova diretoria da FBrN toda?

No Internet, se encontra cada louco.

Não se pode culpar Dr. André por todos que entrem no NuBrasil, por mais cuidado com que ele age. Sei com certeza que ele baniu um caluniador, e um estelionatário notório no meio naturista brasileiro, mas como ele pode saber de todos?

Assassinatos


Não sei, mas relendo fiquei com a impressão de que estão usando o André, que está sendo manipulado
Isso foi a resposta da autora ao um trecho de uma entrevista do Dr. André, onde ele diz entre outras coisas que: "...mas estou me afastando antes que também me matem, pois tentar tentaram!"

Assim voltamos ao começo. Dr. André ficou preso 13 meses devida a falsas acusações, e a autora enxerga nisso "brigas pessoas". Ele afirma que tentarem matar ele, e ela responde que "fiquei com a impressão de que estão usando do André."

Que falta absoluta de distinguir o importante do trivial! De empurrar ao lado os fatos grandes, reais e importantes em busca da mesquinhices que aparentemente são tudo que cabe na cabeça desta mulher!

Como todos os outros investidores no Hotel Ocara, Dana Wayne Harbour perdeu seu investimento. Os outros investidores abandonaram o dinheiro e a Colina do Sol, um casal abandonando também sua casa quase acabada. Wayne acumulou provas, e foi assassinado dentro da sua casa na Colina, as provas sumindo na manha seguinte.

A corja da Colina não somente foi para a Promotoria reclamar quando Barbara Anner recebeu seus amigos e advogados na sua casa, para que esta senhora de 73 anos de saúde abalada fosse mandado de volta para a cadeia, onde bem poderia ter morrido. Quando ela estava em prisão domiciliar, se ausentou para ir para uma audiência no Fórum, e alguém subia no telhada da sua casa - atrás das cercas da Colina, atrás do portão cuidadosamente monitorado para barrar os amigos da sua família, e colocou uma bomba incendiária no seu chaminé.

E Nedy, a habitante mais antiga da Colina, de origem humilde mas ética irreprendível, que ficou ao lado da verdade, contra a maldade da Colina e apesar da inércia da FBrN, até que seu grande coração não aguentou.   

Gente morreu nisso, houve homicídio e tentativa de homicídio. Os filhos de Nedy perderam sua mãe. Pessoas de bem gastaram a poupança da vida inteira para se defender; Cristiano Fedrigo e os outros jovens de Morro da Pedra tiveram seus futuros postos em xeque.

Coisas importantes acontecerem no caso Colina do Sol. Há interesses maiores em jogo. Abrem os olhos, abrem os mentes.

Confusão

... está esgotado em ver tanta confusão causada por um pequeno grupo de pessoas.
Muito bom. O pequena grupo de pessoas ao que a autor refere só pode ser os autores da falsas acusações contra Dr. André e os outros três. Dr. André, como presidente de fato e de direto, já os suspendeu da FBrN, deixando sua expulsão definitivo de naturismo brasileiro para a nova diretoria.
Mas a FBrN somente tem uma marca para zelar, e muito precisa ser feito para a continuidade do Naturismo brasileiro.
Sim, nisso a autora tem razão. O primeiro passo já foi feito dia 15 de novembro no bar Capop em Praia do Pinho: uma eleição conforme o estatuto, aberto ao todos os interessado, conforme manda o lei do país.

O resultado da eleição foi conferir legitimidade na eleição do Sr. José Tannus. Se, conforme a autora da carta, a eleição de Dr. André foi irregular, e conforme ele, muitas das assembleias anteriores da FBrN foram irregulares, agora (ou quando a Ata for registrada, que será logo) a FBrN teria um presidente legalmente eleito e indisputado.

Diretoria


Porém, a Diretoria legalmente eleito é aquela cuja nomeação foi devidamente registrada em cartório por Dr. André; que concorreu sem contestação; e que foi legalmente eleito e empossado no Praia do Pinho da dia da Proclamação da República.

E realmente, como poderia ter num Comissão de Ética naturista um réu em múltiplas processos por usar foto de criança pelada sem permissão? Seria um absurdo.

nem que seja na base do respeito e do "fio do bigode"
Aqui, a autora usou uma frase feliz. O respeito exige que os acusadores do Dr. André, seus colaboradores, e a eminência negra atrás deles, não sejam acolhidos enquanto as acusações graves feitos por eles não sejam comprovados. Realmente, sendo que Silvio Levy já foi inocentado das acusações feito por este mesmo grupo, eles já tem uma violação de ética para explicar.

Quando procurei Elias Perreira, que estava agindo como Presidente da FBrN, eu queria que a FBrN ajudasse Dr. André e os outros, e sua ajuda teria sido útil e bem vindo naquela hora - realmente, durante aquele ano.

A ajuda não veio em boa hora. Não é mais preciso. O que preciso agora é somente que a FBrN, que não levantou um dedo a favor dos inocentes, não defende e protege os criminosos, os acusadores.

A ajuda institucional não veio, mas encontrei gente de bom índole, de fibra, que agiram com a coragem da consciência. Juntos, cumprimos a obrigação de qual a FBrN se esquivou.

Agora, aqui, não falou por eles. Falo somente por mim.

Caminhos divergentes


A eleição em Praia do Pinho de uma diretoria sem representação das influências nocivas que participaram do golpe contra Dr. André permite que a FBrN tomasse um caminho para o futuro. E permite que eu continuo no meu caminho, seguindo interesses menos provincianos, e permite que nossos caminhos não cruzam mais.

Caso, porém, a FBrN que não me ajudou, tentasse me impedir, eu faria o que posso e o que seja preciso. E nisso dou o fio do bigode.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A prática religiosa e as concepções naturistas

Por Laércio Júlio da Silva



13/11/2009
Sem sombra de dúvida, todas as religiões procuram a seu modo reprimir a sexualidade patrocinando uma doentia vergonha do corpo em sua origem. A nudez é tratada e propositalmente confundida com o ato sexual, como se uma coisa tivesse a ver com a outra. Mas é muito interessante observar que a nudez está para a religião relacionada ao proibido, como para o mais sagrado. Basta observar a arte sacra recheada de anjos e querubins na pureza de sua mais plena e santificada nudez.

João Paulo II, quando ainda bispo de Cracóvia, escreveu sobre a matéria (Karol Wojtyla – “Love and Responsability” – tradução de H.T.Willets – Farrar, Strauss & Giroux, N.Y. 1981, pag. 176 e segs.): “O decoro sexual não pode, de nenhuma forma, ser associado ao uso de vestuário, nem a vergonha com a ausência de roupa e a total ou parcial nudez…A nudez como tal não deve ser equiparada ao descaramento físico. A ausência de decoro existe apenas quando a nudez desempenha um papel negativo no que respeita ao valor da pessoa, quando o seu propósito é o de resultar em apetite sexual, no qual a pessoa é colocada na posição de objeto de prazer (p. 190). O corpo humano não é em si mesmo vergonhoso, nem pelas mesmas razões o são as reações sensuais e a sensualidade humana em geral. A ausência de vergonha (assim como a vergonha e o decoro) é uma função do íntimo de uma pessoa (p. 191).” E depois de referir que a vergonha de ser visto nu é um falso decoro, influencia de sistemas perversos, tais como o jansenismo e o puritanismo – não o catolicismo, Karol Wojtyla escreve: “Existe em certo relativismo na definição do que seja a indecência. Este relativismo pode existir devido às diferenças de contribuição peculiares a certas pessoas – uma maior ou menor excitabilidade sensual, um menor grau de cultura moral ou uma visão diferente do mundo. Este fato pode ser igualmente devido a diferenças nas condições externas, no clima por exemplo, e também nos costumes predominantes, nos hábitos sociais, etc…(p. 186). A roupa é sempre uma questão social, em função dos costumes da sociedade… (p. 190). Nesta matéria não existe nenhuma exata similaridade no comportamento de pessoas concretas, mesmo se elas vivem na mesma época e na mesma sociedade (p. 189).” Noutro escrito (citação em Cws 1.3, p. 811) diz o Papa: “As nossas reflexões precedentes não põem em causa um direito…No decorrer dos anos – e sobretudo na grande era da arte grega clássica – houve obras de arte em que o tema era o corpo humano na sua nudez, cuja contemplação nos permite absorver, num certo sentido, toda a verdade humana em sua dignidade e beleza – incluindo a sensual – sua masculinidade e feminilidade”(fonte: Jovens pelo Naturismo).

Os evangélicos são conhecidos por seus costumes religiosos rígidos. Os fiéis dessas religiões, especialmente as pentecostais, sempre tiveram horror a tudo que estivesse ligado a sensualidade, incluindo de tabela a nudez pecadora. Esse dogma gerou costumes ligados à vestimenta dos fiéis, que deveriam cobrir a maior parte do corpo possível, em especial, tratando-se do corpo feminino. Felizmente, existe hoje um movimento crescente de evangélicos naturistas podendo ser tranquilamente acessado pela internet( www.naturistascristaos.org ) que inclui pastores e outros líderes religiosos, que por motivos óbvios condenados pelo dogma, não podem revelar abertamente sua opção.

O naturismo e a prática religiosa nunca foram incompatíveis, ao contrário do que muitos pensam e pregam. Fiéis dos mais variados credos encontram no naturismo o caminho para a purificação espiritual e a tão desejada e almejada valorização da criação divina.

A proposta do naturismo é ampla e não cabe qualquer tipo de preconceito, entre eles o de credo religioso. Entre os naturistas, convivem católicos, espíritas, evangélicos, budistas, afro-religiosos e outras matizes religiosas e filosóficas em perfeita harmonia com a natureza e a cultura da paz.

Laércio Júlio da Silva é diretor da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e presidente da Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fiat luz

Domingo, o Conselho da Colina do Sol - que chegou ao poder depois de muitas peripécias subsequentes à destituição ilegal do Conselho legalmente eleito, em 2006 - emitiu uma "Nota de Esclarecimento". Terça-feira, os sucessores daqueles que destituíram o Dr. André Herdy, presidente do FBrN, em 2007 - depois que ele foi falsamente acusado de pedofilia por esta mesma corja da Colina - também emitiram uma "Nota de Esclarecimento".

Será só impressão minha, ou a mesma mão está manipulando estes dois jogos de fantoches, para que dancem a mesma valsa?

Dos "esclarecimentos" da CNCS já  falamos o necessário, comprovando o quanto é falso o que ali está dito.

Fui informado por uma advogada que a "Nota" do Conselho foi enviada inclusive a uma cliente dela que estava considerando a compra de uma cabana na Colina. Na opinião desta doutora, a "Nota" não é simplesmente mentira. É estelionato.

A "Nota" da FBrN não é tão fácil de classificar. É um "parecer" de alguém que não quer aparecer. Passei para um advogado, cuja opinião se segue:
"Ao parecer falta coerência e lógica.
Ele serve até para fundamentar que o André é presidente.
Não me surpreende que não foi assinado. Duvido até que tenha sido feito por advogado."
 Talvez meu amigo o doutor se engane num pormenor. Pode ser obra de advogado, sim - um que nunca praticou o ofício. E cheira também a profissional - ou no caso ex-profissional - de marketing.

Mas se quiserem esclarecimentos, vamos esclarecer, clarear. Fiat luz. 

Dr. André Herdy não foi abstratamente "acusado de pedofilia". Foi acusado por seis moradores da Colina do Sol, inclusive um conhecido sequestrador que já tinha ameaçado André de arma em punho. Até hoje não apareceram vítimas nem provas. Ou melhor, as prova mais fortes são o exemplar cópia da revista Brasil Naturista, que é de Marcelo Pacheco, exibida pela polícia na dia das prisões, e as fotos de dois menores com latas de cerveja no Mirante do Paraíso, que é do Arnaldo. Nesta altura somente o sigilo de Justiça protege a carreira da promotora e do delegado.

No mesmo dia que a armação foi executada, outro morador da Colina, Marcelo Pacheco, patrocinou uma "reunião virtual", completamente irregular, para destituir Dr. André do cargo. E também tirou do ar tanto o site da FBrN quanto da YNAI, onde havia documentos explicando o que é o naturismo, para que Dr. André e seus advogados ficassem privados de acesso ao estes documentos. Assim o réu ficou sozinho para defender não somente sua inocência, mas até as verdades mais básicas do naturismo, como o fato de que adulto estar pelado com criança em ambiente naturista não é pedofilia.

Ano passado fui a duas reuniões naturistas, tentando achar alguém da FBrN que apoiasse Dr. André e os outros falsamente acusados. Este mesmo Pacheco me atacou nas duas: no Mirante de Paraíso, por eu ter sido preso durante a manifestação das "vítimas" em prol dos réus defronte ao Fórum de Taquara; em Tambaba por "não ser naturista".

Pacheco, e aquele de quem ele é discipulo e pau-mandado, tem medo da verdade, para querer tanto me calar. Quem não deve, não teme. Há algo aqui a esconder.

Parecer


Repassou mais umas considerações do meu amigo advogado:

" ... a prorrogação temporal de qualquer mandato por não ter ocorrido eleições no período ..."
"E nao é isso justamente o caso do Dr. André? Ele ainda está validamente no cargo, porque nao houve assembleia conforme os estatutos anterior."
Art. 15, sobre substituição:
"Pois é, o Dr. André nao pediu a substituição. Conforme o Estatuto, o único caso em que o vice assume, é se o presidente pede, ou se a vacância, mais não houve vacância. O Dr. André estava apenas preso, não morto, nem desaparecido."
...é legítima e regular a decisão do Conselho Maior ...
"Nao é legitimo, nem deriva do acima dito. Pois afastamento nem é previsto no estatuto, só a substituição."
Veja-se que não estamos tratando de destituição do cargo de Presidente, mas sim de afastamento temporário.

"Que absurdo, seria ou o caso de subsituição, ou de manter no cargo. Não havia justificativa para afastamento temporário, justamente porque isso nao é previsto no estatuto.

"Se quiser substituir, justifique com a vacância, que parece muito complicado. Mas afastamento temporário é muito mais complicado ainda. Não há previsão, por isso não pode ser feito."
... teria uma nova assembléia para reconduzi-lo ou não ao cargo confirmando com isso o afastamento.

"Também ilogico. Se for afastado temporariamente, isso só faz sentido, para que ele após absolvição durante o mandado assumisse imediatamente. O simples fato, de que eles mesmos em caso de absolvição queriam fazer nova assembleia, mostra que afastamento temporário é para eles a mesma coisa de substituição definitiva."
André Herdy não ocupa, atualmente, qualquer cargo de representatividade junto à FBrN e, portanto, não tem legitimidade para atuar como representante da Federação.
"Conforme este parcer, parece o contrário."

Cumpre ainda esclarecer aos Associados que a pretendida eleição de nova diretoria, referida em e-mail datado de 16 de outubro de 2009, que acreditamos ser de conhecimento de todos, só pode ser votada em Assembléia Geral Ordinária, no primeiro trimestre do ano, conforme expressa previsão do artigo 11 do Estatuto.
"Isso me parece correto, o que significa, que André está no cargo até marco."
Por tudo o quanto exposto, esperamos ter prestado os esclarecimentos necessários, com votos de estima e consideração a todos os nossos Associados.

"De forma alguma!"
Os atuais Dirigentes esclarecem que tomarão todas as medidas legais cabíveis para que situações como a enfrentada não voltem a ocorrer.
"Tais como, observar os estatutos, registrar atas e fazer as coisas certas?"

Passado e futuro

A FBrN está num divisor de águas. Vai ser um organização que trabalha para o progresso e difusão de naturismo no Brasil, ou vai voltar para os tempos sombrios, quando a naturismo foi usado para atrair inocentes para negociatas escusas, e depois usado como escudo para sonegar investigação?

É um momento sério, é talvez o último chance para resgatar a independência e futuro da FBrN, antes que o marioneteiro utilize as mesma táticas que usou no palco da Colina do Sol, cassando e afastando a pessoas sérias. Olhem a lista de "Conselho Maior" que assinou a Nota da administração ilegítima da FBrN. Olhem os nomes faltantes, olhem a gente que poderia resistir a volta as práticas escusas dos anos de chumbo da naturismo brasiliero, já pos isso afastados de cautela. Afastados de maneira mais suave do que Dr. André Herdy, mas afastados ainda.

Será um assembleia aberta, democrática, conduzidos conforme mande os leis da República, de portas abertas onde todos podem falar e ouvir. Convocado conforme os estatutos, conduzidos as claras. Onde pode ser cortado de vez os fios do mestre de marionetas.  

Luz del Fuego e Lucifer


Encerramos com um comentário do grande Luis Nassif - que já comentou o caso Colina do Sol - com um clipe original com Luz del Fuego.

Assistem o clipe, e pense se o Federação Brasileiro de Naturismo é herdeiro de Luz del Fuego, ou dos coajudvantes, os serpentes. Seguiria a Luz, ou o Lúcifer?

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/08/30/a-danca-de-luz-del-fuego/

A dança de Luz del Fuego
Do Portal Luís Nassif
Luz Del Fuego – clipe raro de 1949 (dançando com cobra)


Em 1954 Dora Vivacqua ( Luz Del Fuego)criou o que viria a ser a primeira área de naturismo no Brasil. O Clube Naturista Brasileiro que funcionava na ilha de Tapuama de Dentro que fica na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. A esta ilha de 8 mil metros quadrados deu o nome de Ilha do Sol.

Várias personalidades de Hollywood estiveram na Ilha do Sol, dentre elas: Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Tyrone Power, César Romero, Glenn Ford, Brigitte Bardot e Steve MacQueen. Porém mesmo estrelas do porte de Jayne Mansfield foram barradas no pier por não quererem ficar nuas.