sexta-feira, 5 de junho de 2009

CONSCIENTIZAÇÃO

CONSCIENTIZAÇÃO

A Associação Amigos dos Animais do Espírito Santo (AMAES) realizou panfletagem em alguns bairros de Vitória, o material distribuído era para esclarecer à população sobre uma liminar judicial de 2007 que proíbe a matança indiscriminada, criminosa e imoral de cães e gatos que até então vinha sendo colocada em prática pelo CCZ - Centro de Controle de Zoonoses do município. Só não atingiu um número maior de bairros pelo seguinte motivo: Não comparecimento de vários voluntários inscritos. Não se conseguem número suficiente de pessoas conscientes dos problemas que são expostos nossos animais.
“CHEGARÁ O DIA EM QUE OS HOMENS CONHECERÃO A ALMA DOS ANIMAIS E NESSE DIA UM CRIME CONTRA O ANIMAL SERÁ UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE” (Leonardo da Vinci).
Mas o trabalho é feito para chamar a atenção e comover as pessoas e autoridades locais para que haja RESPEITO COM A VIDA.

No Naturismo, a nudez é algo comum, a dignidade de uma pessoa não é ditada pela sua aparência externa, e não se martirizam por não ter a beleza de modelos esculturais porque é sabido que a busca da perfeição é utópica e inatingível, e que deixam as pessoas frustradas. As diferenças corporais são tratadas com toda a naturalidade. Entretanto, para as pessoas que ainda não estudaram sobre o assunto e que ainda vivem sob o autoritarismo de alguns valores sociais um tanto absurdos, a nudez chama atenção e mostra que é possível conviver em harmonia com as nossas diferenças em busca do RESPEITO COM A VIDA.

Muitos casos existem de agressões contra os animais, creio que algumas pessoas pensam que este planeja só pertence ao ser humano. As lojas de pet em grandes centros urbanos estão até exigindo dos proprietários dos animais comprovante de endereço porque não são poucos os casos em que as criaturas são deixadas para o banho e não são retirados. O animal sofre por isso porque ficam na expectativa, ansiedade e na vigilância da chegada de seus donos que nunca mais voltam.
“TODOS DEFINEM SAUDADE, MAS NUNCA NINGUÉM A VIU. EU VI, NOS OLHOS DE UM CÃO QUANDO SEU DONO PARTIU” (Olympia Salete Rodriguez).
Esta é uma demonstração clara da falta de consciência e da falta de amor para com a natureza. É PRECISO SER RESPONSÁVEL.

Os que assumem o naturismo como uma filosofia de vida e também como um meio para alcançar objetivos específicos, de certa forma estão mais sob uma vigilância aos olhos daqueles que não são assumidos. Isto porque se, por acaso, ocorrer algum deslize na sua conduta, dirão alto e bom som que todos os argumentos em favor deste estilo de vida não passam de enganos e os que escrevem artigos e textos, entrarão num descrédito diante dos familiares, amigos e de todos que os vêem como exemplo. Para muitos podem até ocorrer à falta de um referencial que se tinham até aquele instante. É PRECISO SER RESPONSÁVEL.


Alguns artigos escritos por autores altamente capacitados e de renome nas áreas médicas e psicológicas, atestam os benefícios da saúde física e mental quando se tem um animal de estimação. Para as crianças, elas aprendem a dividirem espaço e a respeitarem as vontades divergentes da sua, estimulando não serem egoístas. Alguns hospitais têm até permitido a visita deles, porque comprovadamente melhoraram significativamente o quadro clínico em que as crianças se encontravam. Para os adultos, estimula o riso, as brincadeiras, o contato físico através das carícias e é um amigo que está ao seu lado. TRAZEM BENEFÍCIOS PARA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

Dos 30 motivos de ser naturista, texto traduzido e adaptado por Roberto Figurelli, Revista Naturis Edição Janeiro/2001, muitos itens nos revela os benefícios do naturismo, do tipo que as roupas limitam ou anulam muitas das finalidades da pele, a exposição não exagerada ao sol favorece a saúde geral, roupas apertadas dificultam a circulação natural do sangue e outros tantos argumentos favoráveis, sem contar ainda os benefícios psicológicos, uma vez que a aceitação de si próprio é ponto determinante na felicidade das pessoas, favorecendo relacionamentos humanos mais alegres, descontraídos e de mais amizade entre si, desta forma TRAZEM BENEFÍCIOS PARA SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

Muitos de nós já fizemos aquele joguinho dos 7 erros onde a gente procura as diferenças encontradas em dois desenhos aparentemente iguais. Eu ainda estou querendo marcar o primeiro X entre as bandeiras defendidas pelos protetores dos animais e dos naturistas, ainda não encontrei. Todos são defensores da vida querendo viver em harmonia com a natureza, todos pedem paz e que se vivam sem preconceitos de raça, crença, sexo e outros.
Neste momento não procuro as minhas origens para saber de onde vim e nem os meus destinos para saber para onde vou, só sei que tenho vida e que é preciso aprender a tirar todos os ensinamentos que ela proporciona para minha evolução. O que for aprendido fará parte da conscientização do meu próprio ser e que mostrará que somos ainda muito pequenos diante deste Universo tão, tão, tão... sem palavras para expressar.
A super valorização da sexualidade traz distorções sociais, assim como a falta de cuidados para com os nossos animais também o traz. É preciso conscientizar através de ensinamentos e exemplos, é preciso ser grato pela vida para que a vida nos possa gratificar com felicidades.

Evandro Telles
30/05/09

“NOSSA TAREFA DEVERIA SER NOS LIBERTARMOS...AUMENTANDO NOSSO CÍRCULO DE COMPAIXÃO PARA ENVOLVER TODAS AS CRIATURAS VIVENTES, TODA A NATUREZA E SUA BELEZA” (Albert Einstein).