sábado, 1 de maio de 2010

Código de Ética

Código de Ética

  • 1 abacate
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 tomates picados, sem pele, sem sementes
  • 1/2 cebola picada
  • 1 colher de sopa de coentro picado
  • quanto baste de pimenta malagueta
  • 4 colheres de sopa de suco de limão
  • quanto baste de sal

Amasse o abacate, misture os demais ingredientes. Coloque na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir com salgadinhos de pacote ou torradinhas.


Código de Ética


As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidade examinado pelos Conselhos Deliberativos dos Clubes, em primeira instância, e pelo Conselho Maior da FBrN, em segunda e última instância, são motivos para expulsão de seus agentes dos quadros sociais e das áreas naturistas regidas pelas entidades filiadas à FBrN.

I.1. - Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.

I.2. - Praticar violência física como meio de agressão a outrem.

I.3. - Utilizar meios fraudulentos para obter vantagem para si ou para terceiros.

I.4. - Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais.

I.5. - Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.

[...]
II.3 - Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranqüilidade alheia, e ou desrespeitar os horários de silêncio regulamentados.

II.4 - Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas.

II.5 - Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória perante outros naturistas ou visitantes.

II.6 - Deixar lixo em locais inadequados.

II.9 - Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica.

[...]

II.10 - Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o topless, durante o período menstrual.

Uns leitores já estão começando escrever comentários, apontando um erro do blog, achando que o primeiro item acima não seja um Código de Ética.

Claro que é. Afinal, não há "Código de Ética" escrito acima dele?

Isso lembra uma velha pegadinha. Quantas pernas um cachorro tem, se chamássemos o rabo de perna? A resposta, é claro, é quatro: chamando o rabo de perna não faz que ele seja uma perna.

Mas a segunda receita não seria mais um "código de ética" do que a primeira? Não é algo muito diferente? Nem tanto, como vemos abaixo.

A importância de nomes

Levantamos o assunto aqui, porque certas palavras - e.g. "honra", "ética", "soberania" - são usados para dar dotar algo com peso indevido. Item II.9, "Colocar uma toalha antes de sentar" é uma regra de etiqueta, não de ética. E item II.10 é nada mais do que o "eu mostro meu se você for mostrar teu" em que muita criança já foi pego com a menina vizinha.

A segunda receita é chamado de um "código de ética" também, pois quando é usado contra quem não é amigo do rei, para quem não conhece a receita, e a politicagem constante e mesquinha da FBrN, quando é anunciado que alguém é disciplinado por violar o "código de ética", parece algo sério.



Vemos, por exemplo, o uso recente mais notório da receita, a tentativa de censura de Jornal Olho Nu, por ter publicado uma carta crítica do atendimento na pousada Colina dos Ventos, atual "amigo do rei". A FBrN interpretou isso como uma violação de ingrediente I.5. da receita de etiqueta, que é a "lei do silêncio", ou entre organizações criminosos, a omerta.

Imexível

Chamando algo de "Código de Ética" tira a flexibilidade e a tolerância. A primeira receita é uma de muitas disponíveis no internet, umas que pedem mais alho, outra que exige um maço inteiro de coentro, outras que substituem cheiro verde.

Estes alterações refletem gostos diferentes, ou padrões de ética mais altos - ou mais baixos? Quando o assunto é "ética" pessoas geralmente sãs passam a defender cada detalhe com garra, inclusive os detalhes indefensíveis. Defendem mais, e questionam menos, do que defenderiam uma "recita de etiqueta".

Falta de exatidão, receita de repressão

"Quanto baste de sal" falta exatidão, mas ainda assim é muito mais exato do que "Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas", que pode significar qualquer coisa. Tudo, ou nada, conforme se quem infringe for "amigo do rei".

A violação da primeira regra de etiqueta foi claro e grosseiro, na reunião de Praia Brava no final de março. Enquanto não tratamos do incidente aqui, foi amplamente divulgada nas listas de discussão. E nada foi feito.


Semelhanças e diferenças entre as receitas

Claro que há semelhanças entre estas duas receitas, e as juntado, encontramos verdades surpreendentes. A "pimenta malagueta" da primeira, com o "sente-se numa toalha" da segunda, ilustra o princípio orientador da FBrN: no dos outros, é refresco.


Mas o maior diferença é para que serve a receita. A primeira receita serve para fazer guacamole, que é gostoso e barato, e vai muito bem com qualquer tipo de chips, especialmente baseado em milho.

A segunda receita, é uma receita de que? Seguindo a receita, produzimos o que? A INF-FNI não tem nada semelhante, nem a AANR. Porque, então o Brasil precisa de uma receita destas?

E um assunto que merece pensamento. Sugero que os leitores seguem a primeira receita, abrem uma cerveja, saboreiam, e pensam: o naturismo brasileiro não ficaria mais gostoso com mais guacamole, e menos falsa "ética"?