quinta-feira, 11 de março de 2010

Mulher e Naturismo

O texto é uma resposta ao comentário colocado em CADÊ AS MULHERES BRASILEIRAS NATURISTAS?? - comentário em aqui nesse blog - e reproduzido abaixo.

Daniel Gambin disse...
Prezada Ariana,
No Brasil, como em qualquer pais latino, as mulheres são objeto sexual para os homens. E não o contrario.
É uma pequena grande diferencia que faz a diferencia.
Não acha que pode ser uma razão valida para não ter tantas mulheres no naturismo?

Feliz dia da mulher e feliz peladismo na sua vida.


Caro Daniel, obrigada pela leitura do texto, obrigada pela interferência através de sua expressão de ponto de vista. Seu questionamento motivou a escrita deste texto que acho que tem a ver com esse bando de gente que fica pelada por esse mundão a fora.

Bem, eu compactuo com a seguinte linha de raciocínio trazida por um psicólogo muito famoso: “O homem trata a mulher como objeto porque a própria mulher se trata como tal.” Quando o casal se conhece, a mulher é linda, tem um brilho próprio, tem uma aura maravilhosa e por isso é super atraente e só por isso atraiu a pessoa que atraiu. Ela tem e ama seu trabalho, tem suas horas na academia, usa suas roupas curtas e sexys, dedica algumas horas a ir jogar conversa fora e dar risada com as amigas no boteco, enfim. Por trás daquele brilho tem uma manutenção. É verdadeira, livre para satisfazer desejos simples, é extremamente feliz, o que a torna atraente.

Pois bem, quando começa a namorar o homem, vai perdendo a força. Não consegue ter pulso firme nesse sentido. Acha que tem obrigação de só agradar o homem, fazendo tudo o que ele quiser. Vira mãe dele. E para de SE agradar. Se quer usar uma roupa curta ou sexy e o marido ciumento não gosta, ela não coloca. Se quer encontrar as amigas para bater papo, dar bastante risada e o marido inseguro não gosta ela não vai (ele até podia ir junto, mas acha que não vai ter atenção só pra ele, ou não vai se entrosar). Se ela quer suas horas na academia e o marido inseguro não gosta, pronto!, de novo, ela não vai. Então, percebe o quanto de pequenas coisas importantes ela vai abrindo mão? Você percebe que aos poucos ela vai deixando de fazer pequenas e simples coisas que a agradavam e que quando vê já se anulou? Que não faz mais nada do que gosta? Acho até que acaba se esquecendo do que é que gosta. Ela vira um objeto. Ela mesma passa a se tratar como um objeto. E aí passa também a ser um objeto, um objeto do homem que está a seu lado e este passa a manipulá-la também. Agora, ela só faz o que o homem quer e gosta. Quando chega nesse ponto, já apagou totalmente sua luz. Virou aquele “xuxu”, como diz o tal psicólogo famoso, ficou sem graça, sem brilho, sem luz própria, não tem vontades (acho que nem sabe mais o que é isso), não pensa por si própria, virou uma imbecil, uma "idiota" que vive completamente a vida do outro.
Assim, fica super fácil de ser manipulada. Ela mesma se tratou como objeto, não se impôs, não deixou claro o que era importante pra ela, o outro tomou posse, ocupou todo o espaço. A consequencia disso é conhecida de muita gente.Nesse sentido, entra-se na idéia de que “A mulher aprende a odiar à medida que desaprende a fascinar” (Nietzche) porque mata o amor e aprende a desenvolver o ódio e fica vingativa.

Quanto à isso ter a ver com naturismo... bem... a não presença delas no naturismo pode ser a única arma, a única força que reúnem para não satisfazer mais uma das vontades do homem... não sei... sem falar que não veem objetivo em ficar apenas peladas. Então elas não irem a ambientes naturistas pode entrar nessa linha de raciocínio como conseqüência (são objetos, objetos não pensam, não tem motivação para ficar pelada) ou pode ser uma reação, se o homem quer muito e ela sabe que nessas horas ele “está em suas mãos”, ela não vai...
Pode ser, como disse acima, que a mulher não tenha claro um objetivo para ficar nua em grupo, ou seja, ela não vê motivo para freqüentar um lugar desses. Imagino que a mulher, completamente desnuda, sem nenhum adereço sinta-se desarmada. Quando a mulher vai a uma praia “normal”, a grande maioria delas, pensa logo em arrasar com o biquíni última moda, pegar um bronze, ficar com aquela marquinha, ao mesmo tempo em que se exibe para outras mulheres e para os homens e seduzir esses homens, e quem sabe relaxar do estresse da cidade grande. Note-se que isso acontece de uma forma discreta, não por meio de linguagem verbal, mas através de gestos, atitudes... percebidas, mas difíceis de serem comprovadas. Agora fico imaginando essa mesma mulher num lugar naturista. Primeiro: ela não vai arrasar com o biquinão, ou biquininho, segundo: ela não vai poder exibir seu biquíni última moda para outras mulheres e homens, terceiro: como conseqüência, não poderá seduzir porque estará insegura, quarto: conseqüência dos outros itens, não há objetivo em ficar pelada, sem adereços, sozinha com seu corpo. Num primeiro momento até vai por curiosidade, mas satisfeito esse objetivo deixa de ir.
Pode ser que entre nesse caso, então, a questão de que deva haver um motivo estabelecido claramente para se estar nua. Tirar a roupa completamente pode remeter à memória de que só se faz isso para se ter relações sexuais, e como naturismo não está ligado a tirar a roupa para fazer sexo, novamente, há a falta de objetivos claramente definidos.
Não estou discutindo o masculino em ambientes naturistas, mas há homens que pensam que se forem a um espaço naturista vão ficar excitados o tempo todo. essa questão pode entrar no imaginário feminino e influenciar na presença delas. Bem... esses mortais precisam rever seus conceitos e essas mortais não precisam se preocupar com isso. Acho até que os homens ficam mais calmos porque não há clima de sedução. Bom, mas não quero fugir do assunto. Talvez esse seja assunto de um próximo texto.
Só resgatando a idéia lançada, a questão da mulher ser vista como objeto, ou a falta de objetivos claros para exercitar a nudez pública, ou a imaginação moralista em torno desse estilo de vida podem explicar ou complicar a adesão marcante, ou não, das mulheres ao naturismo.
Quero enfatizar que tudo o que eu disse aqui são apenas hipóteses, idéias, expressão de um ponto de vista, não é a verdade da vida. Na verdade eu perguntei porque também gostaria de entender o fenômeno da pouca presença feminina no meio. Tem mulher por aí????


Ariana Boss