domingo, 14 de fevereiro de 2010

E NO CLUBINHO DO PELADINHO...

Era uma vez um clubinho onde várias crianças brincavam de ficar peladinhas. Um dia aconteceu uma anedota muito engraçada apesar de ficarmos sem entender um pedaço da historinha. Pedrinho chegou pra tia (que tomava conta do clubinho) e falou:

- Tiaa.

- Hum.( responde a tia desatenta)

- Tiaaaa (berra a criança)

- O que foi Pedrinho? (olhando nos olhos da criança já desesperada)

- Sabe o que é? É que o Celsinho tava jogando cocô no Renezinho... aí né, o Renezinho falou pra mim contá tudo pra tia. Aí eu vim contá né porque o Renezinho num tá gostando tá lá chorando.

- O que é que eles estão fazendo???!!!!! Jogando cocô um no outro?!?!?! Eu não acredito (já levantando e indo correndo checar a história)

Chegando no local, a tia chamou as crianças. Percebeu que uma estava toda prejudicada e a outra com aquela cara de santo e com a cabeça cheia de auréolas uma por cima da outra...

-Crianças, o Pedrinho veio me avisar que o Renê pediu ajuda porque estavam machucando-o. Vocês poderiam me contar o que está acontecendo por aqui?

Silêncio profundo por alguns segundos. A seguir explodiu aquela berraria:

“Foi o Pedrinho que o Renezinho, mas foi ele que fez isso não fui eu o Celsinho só jogou pra se defende, mas eu não fiz nada! foi só pra gente...”

-Esperem! Um por vez! (interveio a tia)

Silêncio novamente, e desta vez todos cabisbaixo com cara de que fizeram coisa errada. E a tia pede:

- Renezinho, conte-me o que aconteceu. – e ele conta:

-Sabe tia, o celsinho convidou a gente pra ir la no clubinho pra brincar com vídeo game, só que o celsinho disse que tinha que levá dez real aí eu pidi dinheiro pu meu pai e fui pru clubinho. Quando cheguei lá, deixei minha lancheirinha guardada no armarinho porque a tia ensino que tem que sê organizadinho, né tia?

-É verdade, isso mesmo, e daí?

-Aí eu dei os dez real pro celsinho e o celsinho me levo pra brincá no vídeo game, mas o vídeo game não funciono. Aí eu falei “Celsinho, devolve meu dinheiro porque você falo que era legal e a gente ia brincá bastante, mas o vídeo game não funciona!!!!!!!!!!” aí o celsinho disse assim “você não deu dinheiro não, eu num vi dinheiro nenhum.” Aí eu comecei falar que meu pai me deu dinheiro pra eu brincá no joguinho e insisti, mas ele não devolveu. Aí eu saí pra ir embora pra pegá minha lancheira pra ir pra casa porque eu fiquei muito bravo só que quando cheguei lá minha lancheira num tava. Tinha sumido. Aí eu falei bem alto: “quem pego minha lancheira?!?!?!?” Aí o Celsinho já veio berrando “EU NÃO VI LANCHEIRA NENHUMA!??!?”

E o Renezinho começa a chorar e soluçar de nervoso. Então a tia pede que se acalme e continue contando a história pra que se possa resolver o problema. Soluçando, Renezinho continua:

- Eu, eu, quis, quis, saí co-rren-do emboora e o Cel...si...nho me segurô!? Aí eu dei um soco nele e saí correndo. Só que ele veio atrás de mim jogando cocô. E desaba a chorar e não se entende mais nada.

-Calma, Renezinho, não precisa chorar! Diz a tia, tentando acalmá-lo. E pergunta ao celsinho:

-Celsinho, o que é que aconteceu?!!!!

-Sabe o que é tia, foi lá no clubinho. Aí ele perguntô se pudia brincar com o joguinho eu disse que podia, mas eu disse que não sabia se estava funcionando e ele já estava xingando e dizendo que era uma porcaria e saiu correndo bravo pra pegar a lancheira disse que não achava e falou que eu peguei comi o lanche dele e escondi a lancheira só que eu não vi nada, ele tá doido tia!!??

Considerando que um estava todo cagado, a tia queria mais era terminar a porra da história. Já toda irritada:

-Celsinho, meu queridinho, então como é que esse cocô foi parar no Renezinho quem fez isso? Quem jogou sujeira nele? – Nisso o Renezinho berra mais alto. A tia sai, levando o Renezinho pra tomar banho e aproveitando pra respirar um ar puro, avisa que depois volta pra resolver o assunto.

Assim que a tia sai, Zezinho berra com Pedrinho que não tinham nada a ver com a história:

-Como você foi contar aquilo pra tia?!?!! O Celsinho é nosso amiguinho. Agora a tia tá brava com a gente e o clubinho tá sujo com a tia!!!?!!?? VOCÊ TÁ FORA DO CLUBINHO, SEU BURRO!

Pedrinho sai correndo atrás da tia, e as outras vão atrás querendo saber o desfecho do enigma. Ele chega pra tia e diz:

-Tia, o Zezinho disse que eu tô fora do clubinho porque disse que eu sujei o clubinho, mas quem sujou foi o Celsinho, jogando cocô no Renezinho!?!?!? Por que é que eu é que sou culpado? Que que eu tenho cum isso? Eu num sujei nada!!!

A tia, já sem saber de nada e muito menos o que fazer com crianças totalmente confusas, uma chorando, outra falando sem parar, a outra toda suja, uma zona... sai do controle e dá um delicado berro:

-PAREM JÁ! CHEGAAAAAAAAAA!

Todos param assustados. E a tia então diz:

-O Renezinho foi prejudicado, o Pedrinho que não tem nada com isso foi mandado embora, o Celsinho contou uma história meio confusa... que confusão! Quem é que está falando a verdade? Quem é que está mentindo pra tia? E recomeça a balburdia!!! Então a tia inspira profundamente, pensa com todos os seus botões, rememora todos os teóricos da educação e do campo do desenvolvimento da psicologia infantil, juvenil e adulta e diz:

-Vocês precisam aprender resolver esses problemas entre vocês sem partir para a agressão verbal ou física. Onde já se viu jogar cocô um no outro? Coisa mais feia! Vocês já estão bem grandinho pra fazer uma palhaçada desta!!! Vocês já não estão mais no prezinho vocês já são da primeira série!! Já são bem maiores! Vocês vão fazer o seguinte: agora que o renezinho já está limpinho e vocês se acalmaram, vão se reunir, conversar, chegar a um acordo que seja bom pra todos...

-Mas como? Não dá pra agradar todo mundo?!?!?

-Vocês vão CON VER SAR SIM e chegar a um acordo. Depois cada um vai escrever o que aconteceu, o que você fez e qual é a melhor solução e me entregar o texto. Se continuar a briga, vocês vão ficar sem o clubinho e vou contar tudo para os pais de vocês!!!!

Então, as crianças saem resmungando, formam uma rodinha a contra gosta, continuam se culpando em tom baixo pra tia não escutar, ficam bravos, batem os pés e se acham os mais injustiçados do planeta.

De longe a tia olha, balança a cabeça numa negativa, finge que não vê e espera que se entendam.

Qualquer semelhança com o mundo real, que coisa hein!!!

La realidad es más increíble que la fantasía!

Ariana Boss