domingo, 3 de maio de 2009

O emergente potencial turístico do naturismo

Abaixo artigo do Laércio Júlio da Silva do Goiasnat lembrando que o naturismo gera um fluxo grande de pessoas, de turistas, em busca de locais que permitam contato com a natureza.


Boa leitura



 

O emergente potencial turístico do naturismo

02/05/2009


 

Não é novidade afirmar que o Brasil reúne um potencial turístico enorme e por muitas vezes pouco explorado. Isso se aplica também ao naturismo como segmento turístico, já que nosso País reúne as condições ideais para crescimento do movimento: clima privilegiadamente tropical na maior parte do ano quente, e uma natureza exuberante. O naturismo, em muitos países na Europa, durante parte do ano, é praticado em recintos fechados por motivos climáticos; portanto, em boa parte da temporada, turistas internacionais procuram outros locais que ofereçam condições ideais para a prática. O Brasil é um deles.

A Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) possui hoje 30 entidades filiadas, sendo dezenove associações, entre elas a Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat, três comunidades naturistas (Associação Amigos da Praia do Pinho, em Santa Catarina; Colina do Sol, no Rio Grande do Sul; e a Comunidade Naturista Encanto de Minas), cinco pousadas e recantos (Mirante do Paraíso, Complexo Praia do Pinho, Recanto Paraíso, Rincão e o Centro Ecológico Hélio Marinho Jurubá).

No Brasil existem oito praias oficiais em que a prática do naturismo é regulamentada por decreto municipal, haja vista que o reconhecimento de um fato já existente, conhecida como Lei do Naturismo ou Lei Gabeira, ainda está em fase de aprovação, estando em término de tramitação no Congresso Brasileiro. A maioria destas praias tem um ou mais associações que "administram" a praia, orientando os turistas sobre práticas ambientais de preservação e cuidado com o meio ambiente. (fonte: www.fbrn.org.br)

Para se manterem filiadas à FBrN, todas são obrigadas a seguir o Código de Ética Naturista e zelar pela segurança dos turistas:

O XXXI Congresso Internacional de Naturismo, realizado na Praia Naturista de Tambaba na Paraíba em Setembro do ano passado, foi um marco histórico que reuniu milhares de pessoas do mundo. Por extensão, um grupo de naturistas italianos esteve conosco este ano em Goiás para participar da nossa festa de réveillon, curiosos em conhecer as belezas do Cerrado. Ao conhecer Tambaba, abriu-se um leque de opções desconhecidas desses turistas que passaram a ter o Brasil como opção. Atualmente, a prática do naturismo teve um forte crescimento no turismo dos EUA. "As pessoas buscam uma maneira mais 'relaxante' para passar as férias e os clubes naturistas oferecem grande divertimento, pois permitem que as pessoas viajem mais leves, sem grandes malas para carregar", explica Carolyn Hawkins, da AANR (Associação Americana de Turismo Naturista). "O movimento naturista, lançado há dez anos, está em aceleração", afirma Carrie Schultz, diretora de marketing do Caliente Resort, um luxuoso centro naturista situado perto de Tampa (Flórida), que conta com mais de 300 residências privadas. (fonte: Jornal Olho Nu)

O turista naturista vem à procura de tranquilidade, belezas naturais e contato com o meio ambiente. É amigável e pacífico, adora conhecer e receber todos como uma grande família de povos.

Está na hora das autoridades brasileiras ligadas ao trade turístico oferecerem maior atenção ao segmento, promovendo a aprovação definitiva da Lei do Naturismo (Projeto de Lei 1.411 de 1.996), que regulariza nacionalmente locais destinados à prática e, com isso, fomentar um segmento que pode trazer mais divisas, desenvolvimento e emprego para o País.


Laércio Júlio da Silva é diretor da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e presidente da Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat. (www.goiasnat.com.br)


 

Publicado em http://www.dm.com.br/materias/show/t/o_emergente_potencial_turistico_do_naturismo

Reproduzido com autorização do autor.