segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ARTIGO - PERCEPÇÃO

PERCEPÇÃO

O dicionário Michaelis cita que é o “ato ou efeito de perceber” e também que é a “faculdade de perceber pelos sentidos”. Faça um teste com você, tente ver o que está acontecendo ao seu redor, o que você está fazendo e o que outros também fazem. Irá notar que os sentidos ficam mais aguçados e ficamos mais atentos ao momento presente, passamos a observar mais o que se passa ao nosso redor.

No dia 05/06/10 na reunião do Grupo Naturismo Capixaba fiz o alerta sobre a falta de tempo na vida moderna. Hoje tenho em minhas mãos o artigo de Jane Mary de Abreu “Estamos num mato sem cachorro?” publicado no Jornal “A Tribuna” em 24/08/08 fazendo referência sobre o mesmo assunto. Dois anos após a publicação do referido artigo o problema continua. Estamos literalmente correndo atrás do nada.

Os maus tratos aplicados não somente aos animais em propriedades rurais voltadas à produção comercial, mas também o descaso, o abandono e a violência que muitos são infligidos não atestam nem de longe a espécie humana como a imagem e semelhança divina que na minha formação religiosa quiseram me fazer crer, muito ao contrário, penso que seja um desrespeito ao que é divino.

Esses questionamentos somente são colocados em evidência a partir das nossas percepções do mundo que nos rodeia. Não é diferente a crença colocada na infância de que o corpo deve ficar coberto porque a roupa é mais bonita, porque é pecado ou qualquer outro motivo para esconder as doenças mentais dos indivíduos. O ser humano culpado antes mesmo de nascer é, no mínimo, um absurdo dessas mentes doentias. A negação do que é fica pior, provoca distorções sociais e na própria personalidade da pessoa deixando-a infeliz.

A prática do Naturismo coloca um pé no freio e outro na terra, nos faz perceber a nossa verdadeira natureza, nua e livre de conceitos e preconceitos, igualitária. É disso que muitos líderes não gostam, porque querem a superioridade, o domínio das raças e das crenças. É o DISTÚRBIO HERDADO citado no livro “O Despertar de Uma Nova Consciência” de Eckhart Tolle. Ele diz que os seres humanos sofreram mais nas mãos uns dos outros do que em decorrência de desastres naturais, fazendo referência que no fim do século XX, o número de pessoas mortas violentamente pela mão de outras chegou a mais de 100 milhões. Será que não há percepção dessa insanidade?

Mas existe uma solução, por meio da consciência. Só sabemos o que é dia porque temos a noite; sabemos o que é calor porque sentimos o frio; o que é luz quando vemos a escuridão; o que é saúde quando se sabe o que é doença. Enfim, só com o reconhecimento e percepção da insanidade que será possível correção do distúrbio herdado, quando o ser humano se colocar na sua ordem natural e não como um Deus. Tal situação tornará mais claro e perceptível que somente podemos viver e conviver com as nossas verdadeiras identidades.  “As mentiras da personalidade são um fardo muito pesado para a essência, para a alma” (Osho).

 Fica evidente que o Naturismo não é só uma questão do prazer em estar nu, é conviver com as nossas verdades, é tornar perceptível a nossa existência e a vida que está latente em todos os seres, o reconhecimento da natureza tal como ela é, sem julgamento, sem melindres, sem hipocrisias.

Viver naturalmente impõe que se remova a falsa roupagem que nos encoberta, tire as máscaras e as fantasias que o verdadeiro aparece. Acredito que a percepção seja a porta de entrada para dentro de nós mesmos e seguir em direção a ela é uma atitude que pode mudar os valores até então nunca questionados.

É ótimo participar de um grupo naturista, ficamos mais livres de um monte de disparates em relação ao nosso corpo, proporciona momentos de alegrias e descontração, um bate-papo agradável e tudo se torna muito prazeroso. No entanto, é necessária a percepção do que se busca está além dos prazeres pessoais. Está no próprio conhecimento e no reconhecimento como seres naturais, desiguais, imperfeitos e por isso mesmo de uma beleza indescritível!

Evandro Telles
08/11/10