domingo, 31 de janeiro de 2010

ILUSÕES NATURISTAS

ILUSÕES NATURISTAS

Vivemos em um mundo de ilusões e às vezes nos parece tão reais e inquestionáveis que não paramos para ver e sentir o que a natureza nos mostra. Acreditamos que o sol nasce no leste e se põe no oeste, quando na verdade é a terra que gira em torno dele, conhecemos muitos desenhos de ilusão de ótica que nos coloca em dúvida se o que se vê é verdadeiro. O tempo, tão bem medido pelo nosso calendário e relógio, é também ilusório.

“A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente.”
(Albert Einsten)

Até mesmo o dinheiro, que tanto buscamos em tê-lo em nossa conta bancária, é uma ilusão que poucos conseguem entender. Busca-se uma profissão de sucesso associando com o ganho monetário que será obtido. Pura ilusão, a mesma área de atuação para um pode ser sucesso e para outro não. O dinheiro é a resposta do que damos ao mundo. Não deixa de ser importante, afinal vivemos em um mundo material, mas o que temos que realmente questionar é: O que posso fazer para ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos?

“Procure a verdadeira riqueza, que não se traduz apenas no dinheiro. Ser rico é adquirir merecimento espiritual e material para ser feliz.”
(Júlio Sampaio de Andrade em O Espírito do Dinheiro).

Por meio dos artigos que escrevo tento levar ao conhecimento das pessoas a filosofia naturista como um estilo de vida saudável para o corpo e mente. A única coisa provável que irei conseguir é que o naturismo seja um pouco mais conhecido e respeitado. Ilusão minha em achar que será possível mudar os outros, vejam o que nos diz Roberto Shinyashiki no seu livro A Coragem de Confiar:
“Nos muitos anos em que trabalhei como psicoterapeuta, descobri que você só consegue mudar a si mesmo, embora a maioria das pessoas sempre procure mudar os outros, na esperança de que será mais fácil. Na verdade, mudar os outros é impossível.”

Mas quem sabe se o que eu digo encontrará alguém com a disposição de se lançar ao que é para ele (a) desconhecido e livre das roupas sentir toda a energia que a natureza de graça nos concede? Libertando dos preconceitos, dos defeitos criados pela sociedade mercantilista e aceitando tal como somos não nos torna melhores? Então, não importa se consigo ou não mudar os outros, o importante é a consciência de estar realizando um trabalho com amor com intenção de termos um mundo melhor para viver.

Outra ilusão que se tem é a dificuldade de tirar as roupas. A dificuldade maior é colocá-las. De volta para terra é que se percebe nitidamente a hipocrisia humana, temos que nos embrulharmos nos trapos valorizados pela deficiência mental da obsessão dos desejos corpóreos. É dar mais valor às roupas em detrimento à nossa natureza. A mesma criada por Deus que os homens conseguiram distorcer com a sua estupidez, menos com os Naturistas.

Quando entramos nas águas de praia naturista o único sentimento que se tem é GRATIDÃO. É o encontro do Ser com a Espiritualidade, é o desapego que nos faz livre, é ser parte da natureza que precisa e necessita ser respeitada. Como disse o Márcio Braga quando na minha visita em Barra Seca: “Pode escrever o que quiser, mas só terá idéia mesmo quando estiver aqui presente, de corpo e alma, aproveitando tudo isso que lhe é dado. É indescritível.”
Nem todas as pessoas possuem esse sentimento. Ilusão? Não importa, seria eu um estúpido se não me sentisse agraciado e agradecido pelas oportunidades que me foram concedidas.

“Duas coisas são infinitas: O Universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao Universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.” (Albert Einsten).

No entanto, é fundamental que exista o hábito da leitura e mentes abertas para entender o lado filosófico e romancista do naturismo, mas é também necessário união dos naturistas como base em que se possa apoiar na defesa de melhores relacionamentos. São nossas vozes sendo ouvidas como se fosse a própria natureza pedindo socorro, E como está mesmo!

“Não são as multidões que me cansam, mas sim o tipo de multidão que não liga a mínima às coisas que vim dizer. Você pode andar de Nova York a Londres sobre o oceano, pode passar a vida toda fazendo aparecer moedas de ouro, e ainda assim não conseguir interessá-los.” (Richard Bach – Em Ilusões – As aventuras de um messias indeciso).

Pode ser mais uma ilusão naturista querer ensinar respeito e autoaceitação, mas com certeza faremos a diferença na vida de muitas pessoas que encontraremos em nossa existência.

Evandro Telles
31/01/10