quinta-feira, 18 de junho de 2009

Naturismo, lazer e justiça

Faz tempo que as informações são filtradas dentro do naturismo brasileiro. É prática padrão não se falar nada de ruim que acontece no naturismo, ocultar os fatos negativos, censurar e ameaçar veladamente quem fala e impor uma censura branca. É o famoso “você está denegrindo a imagem do naturismo”. Não importa o quão verdadeira é a notícia; ao invés de corrigir o erro, varremos para baixo do tapete.

Tenho recebido várias ligações e apoios pessoais pela existência do Blog “Peladistas Unidos” e pelas informações postadas; também recebi ameaças veladas de processos pelo conteúdo do Blog, não importando a autoria ou o conteúdo do texto.

À mulher de Cesar não basta ser honesta, deve ser parecer honesta.

São várias as informações e notícias que chegam e nós não podemos nos furtar de exercer o direto à livre expressão e mostrar aquilo que nos parece moral ou eticamente inválido. Não é devido ao fato de juridicamente a FBrN não estar envolvida em vários processos que ela deva se omitir. Tem que dar o exemplo de integridade, e, naqueles casos envolvendo a imagem e a comunidade naturista, deve participar do que acontece. Não é pelo fato da Colina do Sol, do Sr. Celso Rossi – um dos patronos do naturismo nacional - e publicações naturistas estarem envolvidos com casos na justiça, afetando a imagem do naturismo, é que a FBrN deva lavar as mãos e dizer que não tem nada a ver com isso. Uma federação existe tanto pra promover como pra defender o naturismo; não só para orientar, mas também para proteger seus membros.

É fato que o naturismo para muitos é um momento de lazer, de alegria, de encontro com amigos. Transmitir boas coisas, bons fluidos. Fatos como esses são amargos e não têm nada a ver com o que desejamos. Perturbam nosso momento de lazer. Nesses momentos não estamos preocupados com filosofias, brigas, discórdias, pareceres jurídicos, ajuste de conduta, acusações de pedofilia etc.

Leopoldo Gil Dulcio Vaz no artigo O profissional de turismo e lazer (http://www.efdeportes.com/efd65/lazer.htm) apresenta um resumo muito interessante do que seja lazer e suas formas. O “lazer seria constituído por uma série de atividades livremente escolhidas, atividades autônomas e agradáveis, benéficas física e psicologicamente.No lazer relaxamos e abrimos a nossa guarda, e por vezes delegamos as decisões para outros, dando oportunidade para manipulações. É fácil, para manter o sossego do lazer, esquecermos ou fazermos vista grossas a atos imorais ou antiéticos. Esquecer esses fatos conflituosos e amargos.

Mas a realidade é essa, o ser humano é o que é... com suas imperfeições. A reação mais natural é negar os fatos, não querer saber disso, fugir, deixar que outro cuide disso, esquecer, fechar os olhos e ouvidos, filtrar as notícias, calar quem fala algo...

Será que essa é uma atitude correta para os naturistas/nudistas/peladistas? Não aprendemos, na prática, a encarar a realidade e aceitá-la? Ver de frente, desnudar, as coisas como elas são? E a seguir, de forma positiva, mudar aquilo que pode ser mudado? Batalhar pelos valores que consideramos válidos? Sermos solidários? Sermos honestos e verdadeiros?


São vários fatos, várias informações e isso acaba causando uma enorme confusão e desorientação. Para auxiliar e organizar um pouco o pensamento, reproduzo abaixo o e-mail do ex-Presidente da FBrN, Dr. Andre Herdy, para a também ex-Presidente da FBrN Dona Maria Luzia resumindo a atual situação dos processos.

De:

Para: "Maria Luzia"

Bom dia Maria Luzia e demais amigos,

Primeiro eu gostaria de deixar claro que eu não posso pedir nada a ninguém e nem pedi isto! Apenas dei uma opinião pessoal sobre um texto que nem fui eu que escrevi nem fui eu que enviei. Confirme para ver que quem escreveu foi o Richard Pedicini de SP e quem enviou foi o Joaquim Salles de SP também. [ nesse ponto o texto se refere a matéria “Celso Rossi: FBrN é "extinta"ver em http://peladista.blogspot.com/2009/06/celso-rossi-fbrn-e-extinta.html ]

Realmente as notícias que chegam a todos são filtradas. Realmente tudo é lamentável e obscuro, mas te falo... não é só esta parte sobre Celso, Colina e outros que está filtrada, obscura e com isto se torna lamentável... Muito mais coisas estão obscuras e tem gente que está realmente querendo esconder alguns fatos verídicos...

Quanto ao livro de atas da FBrN

Este livro esteve desde 30 de Novembro de 2007 nas mãos do Dr. Pedro Schuch que é advogado na cidade de Novo Hamburgo-RS e foi contratado neste dia para defender os interesses da FBrN contra quem esta querendo tomar as terras onde hoje está a Colina do Sol, conforme determinação feita no 6º Encontro Brasileiro de Naturismo que ocorreu de 15 a 18 de Novembro de 2007 na Praia do Pinho.

Logo após a eleição para presidente da FBrN (este ano) eu entrei em contato com o Dr. Pedro (que também é naturista e frequenta a Praia do Pinho) e comuniquei oficialmente a ele que o novo presidente era o José Antonio Tannus e que portanto todos os contatos relativos ao processo deveriam ser feitos exclusivamente através dele. A partir dai eu não tenho mais nenhuma informação direta sobre este processo e acredito que o Tannus deva ter.

Há aproximadamente 45 dias o Tannus me escreveu sobre o Livro de Atas e eu fui novamente ao escritório do Dr Pedro e este me garantiu que enviou o livro, cópia completa do processo e de toda a movimentação realizada até aquela data para o Tannús. Portanto, creio que o Livro de atas esteja nas mãos do Tannus já há algum tempo. Acredito nisto pois nem o Tannus nem o Dr. Pedro voltaram a falar sobre isto comigo.

Acontece que todos os livros de atas são documentos públicos e basta ir no cartório e pedir cópia. Também existe o fato que dentro do processo da FBrN contra a CNCS e Celso Rossi existe uma cópia completa deste livro e como este processo não está em segredo de justiça, qualquer pessoa pode chegar no Fórum e pedir para ver o processo e copiar (xerocar) quantas folhas do processo desejar.

Eu sei que o Richard tem feito isto e sei que ele tem informações reais e atualizadas a cada passo do processo. Porque? Porque ele é formado em filosofia e ficou estarrecido de como certas pessoas que se dizem seguidoras desta filosofia de vida chamada Naturismo não seguem os princípios filosóficos da mesma.

Ele também tem o direito de publicar qualquer parte do processo já que este processo é aberto, sem segredo de justiça.

Claro que não precisa acreditar nele... O mais certo seria que o José Antonio Tannus mantivesse todos os diretores e membros da FBrN atualizados com as informações recentes que podem ser obtidas via internet mesmo no site da justiça do RS. Também podem e devem ser obtidas através do Dr Pedro Schuch e poderiam estar disponíveis para todos os interessados. Creio que isto seria a transparência esperada da FBrN para um caso como este.

Note que este processo não tem nada a ver com o meu processo. O meu processo (único que sou parte) está em segredo de justiça e realmente ninguém pode ter acesso a ele, apenas as partes, no entanto o Richard também fez outra coisa que qualquer pessoa poderia fazer. Ele foi para o Morro da Pedra, conheceu o lugar, conheceu as pessoas de lá e aos poucos conseguiu ver quem seriam as supostas vítimas e conversou com eles e com seus pais e mães. Também pega cada deixa que tem no site da justiça do RS e monta um quebra cabeça...

Existem atualmente 7 processos:

1 - Processo onde 6 membros da CNCS acusaram 4 membros da CNCS e 3 pais de crianças de pedofilia - este está em segredo de justiça, mas garanto que assim que eu ganhar (e é obvio que vou ganhar) irei divulgar quem foram estes 6 e quais os motivos deles. Este processo não envolve nenhuma outra parte a pesar de que a FBrN teria tido o direito de se manifestar desde o início deste tendo em vista que foi algo supostamente ocorrido dentro de uma área afiliada e envolvendo portadores do passaporte naturista e o presidente desta entidade. Portanto a FBrN poderia ter se feito representar desde o início neste processo e não para defender ou atacar alguém, apenas para esclarecer o que é o Naturismo e definir como uma entidade representativa se fotos eram naturistas (como são) ou pedófilas. A FBrN preferiu se omitir mesmo tendo sido convidada várias vezes para fazer isto! Preferiram a omissão e isto é algo que se envergonharão no futuro!

2 - Processo de terras onde a FBrN tem provas no livro de atas, no IR da CNCS, na data de fundação da CNCS e inúmeros outros documentos de que as terras foram compradas para serem a sede da FBrN através do NGN (Núcleo gaúcho de Naturismo) que era um departamento interno da FBrN e que tinha uma cláusula específica de que todos os bens do NGN eram bens da FBrN e que caso o NGN viesse a ser extinto tudo seria da FBrN. Este processo visa garantir que na área chamada Colina do Sol só tenha pessoas realmente Naturistas e que todos os que não são naturistas e supostamente estejam ali vendendo drogas, praticando orgias, roubando, matando ou fazendo qualquer coisa contrária ao Código de Ética Naturista deva ser investigado e se comprovado expulso de lá. Do jeito que está lhe falo que aquela área deixará de ser naturista em breve já que existem moradores que não são naturistas (nunca tiram as roupas), e ocorrem outras coisas que eu via mas ainda não devo comentar... Este processo foi autorizado no 6º Encontro Brasileiro de Naturismo e foi aberto por mim em nome da FBrN e atualmente está com o presidente da FBrN José Tannus - Este processo foi totalmente pago ao advogado e com isto a FBrN não tem dívida alguma a pagar.

3 - Processos trabalhistas - Existe um funcionário da CNCS que morreu dentro do Clube no Natal de 2003 ou 2004... Este funcionário não tinha carteira assinada, não tinha fundo de garantia, não tinha nada. A família dele entrou com um processo contra Celso Rossi, contra a Naturis que na época era quem coordenava a CNCS e a CNCS não era parte do processo. Ocorre que a justiça determinou que: A falência da Naturis foi considerada fraudulenta e portanto deve ser revertida, o Celso é o principal responsável por pagar a dívida a esta família, as terras onde fica a Colina do Sol foram penhoradas para pagar estas dívidas que já chegam a 4 milhões (pelos cálculos da advogada da família em questão).

A penhora foi feita e a Colina do Sol resolveu derrubar os eucaliptos sem licença do IBAMA e sem licença da família do ex-funcionário para vender estas madeiras. Isto fez com que a CNCS agora também tenha uma multa ambiental por crime ambiental e ainda uma tentativa de remover parte do que foi penhorado para a tal família tentando assim burlar a lei! Existem ao menos outros 5 processos trabalhistas de ex-funcionários da Colina do Sol/Naturis contra Celso Luiz Rossi.

4 - Processos trabalhistas - A CNCS impediu que pessoas contratadas pelo Frederic (Fritz) fossem até a casa dele fazer manutenções hidráulicas, manutenções da própria casa e limpeza da casa e trabalhar como doméstica. Este impedimento é ilegal e fez com que a CNCS também tenha outro processo por impedir sem ter direito a isto o acesso de trabalhadores ao seu trabalho. A justiça do trabalho entende que o contratante é Frederic e os empregados são pessoas comuns e, portanto, a CNCS não tem o direito de impedi-los em hipótese alguma!

5 - Processo contra o Silvio Levy - 5 dos 6 envolvidos na denúncia contra mim disseram para a justiça que foram ameaçados violentamente pelo Silvio Levy e que estavam com medo dele... Acontece que o Silvio escreveu um email para todos os sócios da Colina afirmando que sabia da nossa inocência e ainda enviou este email para o Jornal Olho Nu (que republicou) e para o Brasil Naturista (que não publicou). Este processo foi extinto sumariamente pela juíza porque ela entendeu que estes 5 estavam com má fé ao abrir este processo já que não existem os requisitos básicos de grave ameaça na denúncia que eles fizeram. O Silvio estava a uma distância tremenda deles ( na verdade na Califórnia-EUA) e as provas eram apenas o email igual para todos e que foi publicado no Olho Nu e que não apresenta ameaças e sim opiniões!

6 - No dia que as supostas vítimas do meu processo foram fazer uma manifestação pacifica pela minha liberdade... (sim! a FBrN não desejou participar de nada - se omitiu, mas as crianças que eram as supostas vítimas e seus pais foram fazer uma passeata em defesa nossa por saber que somos inocentes!)

A promotora mandou o conselho tutelar acabar com esta manifestação. É engraçado que dias antes tinha ocorrido uma manifestação igual só que contrária a um suposto pedófilo na cidade vizinha a Taquara (neste caso as supostas vitimas e famílias foram mandar prender) e ninguém impediu a manifestação... quer dizer... para condenar pode ter passeata para inocentar não... O Richard estava lá e estava registrando o que acontecia para repassar oficialmente para a Folha de São Paulo (jornal que ele é correspondente). Ocorre que quando o Conselheiro agrediu uma criança o Richard foi reclamar e levou uma cotovelada e foi detido... Hoje este caso também está na justiça... (as imagens da agressão ao menor e ao Richard estão na internet porque a Rede Record gravou tudo e passou no jornal da Record)

7 - Vários processos contra a Revista e Portal Brasil Naturista por publicar e vender fotos não autorizadas. Este processo envolve apenas os autores e o Marcelo Pacheco, Carina Moreschi e cia.

Destes 7 casos na verdade a FBrN só teria algo a ver com 2 (o meu que ela não desejou se manifestar) e o das terras que está com o Tannus.

Portanto a FBrN tem como se manifestar sobre este processo de terras sim! A presidência da FBrN tem a peça inicial e todos os movimentos nas mãos e tem advogado constituído sobre este caso (já pago para isto) e a redação de uma nota de repúdio contra esta declaração feita pelo SR Celso Rossi no processo pode e deve ser feita através deste advogado e publicado pela presidência da FBrN... no entanto... creio que esta não seja a atitude que irão tomar, mesmo eu gostando muito do José Antonio, Eliane e família, eu tenho a impressão que eles estão muito influenciados por certas pessoas ligadas a CNCS e vão aceitar que o Celso determine o fim da FBrN e assim a FBrN não terá direito algum sobre nada! Espero estar errado...

Quanto ao meu processo, a esta altura não preciso mais da ajuda de ninguém da FBrN. Vai entrar para a história o fato de a FBrN não ter defendido nem o que era o naturismo! Tive que começar deste ponto... contar o que é o naturismo... coisa que a FBrN poderia/deveria ter feito!

Quando este meu processo terminar eu irei fazer questão de escrever sobre do que eu tive que me defender e o que estes 6 que são agora presentes em todos os eventos da FBrN falaram sobre o naturismo em frente a uma juíza!

Num futuro vocês saberão destas verdades! E eu vou fazer questão de publicar todas as supostas fotos pedófilas para que todos vejam quais são e tirem suas conclusões!

Abraços

André Herdy

p.s.: mesmo sendo publicado pelo Richard, o site www.calunia.com.br tem todas as informações e FOTOS que comprovam tudo que eu falei aqui!