Por Roberto Barros
Concordo com a retrospectiva histórica da Florência, sempre houve muita opressão e dominação dos homens sobre as mulheres.
Concordo com a retrospectiva histórica da Florência, sempre houve muita opressão e dominação dos homens sobre as mulheres.
Antes dos métodos contraceptivos eficazes, elas quase sempre estavam grávidas, amamentando, era grande o óbito devido a gravidez, força física inferior a dos homens, etc.
Mas quase tudo mudou de 60 anos para cá. A assim, embora concorde que exista influência do passado e ainda hoje ainda existam muito preconceito e imposição sobre as mulheres, creio que os motivos principais para a pouca freqüência das mulheres nos encontros naturistas sejam outros, vejam abaixo alguns:
A falta de apelo erótico e sensual na nudez total pesa muito para muitas mulheres não aderirem ao naturismo, dizem que tem pudor. Mas não tem vergonha de roupas insinuantes ou micro biquínis. Pois com a roupa mostra-se o que se quer e tenta-se esconder as imperfeições. Aí sim há pudor e vergonha: não assumir a idade, não assumir as gorduras, não assumir a flacidez, cicatrizes, etc. as mulheres são muito vaidosas, muito mais do que os homens, gostam de se produzir, de se sentirem bonitas, atraentes. Sei que muitas mulheres adoram ficar só de topless (se a musculatura ainda esta rija) e adoram enrolar numa canga sem motivo algum... Outro ponto as mulheres resistem menos ao frio do que os homens, qualquer ventinho já as incomoda.
Creio que um ponto que ajudaria na descontração, seria mudarmos as regras gerais e permitir o conceito americano e europeu do “Clothes Optional”, assim sem pressões, imposições, obrigação elas ficariam livres para retirar a parte da roupa que quisessem, quanto quisessem.
E como estariam no ambiente onde a maioria estaria nua, em pouco tempo adeririam à prática naturista, outras demorariam um pouco mais, para mim não há problema algum nisso.
Sei que esta proposta será rebatida pela grande maioria dos naturistas, diga-se de passagem, os homens.
Atavicamente a fêmea conquista, se insinua, gosta de ser apreciada, já os machos gostam de apreciar.
Seria muito bom para o naturismo, se assumíssemos e respeitássemos mais as nossas diferenças de gênero. Tem um grupo que só permite o topless para as veteranas menstruadas. Prova que muitas mulheres, ainda inseguras quanto ao desnudarem-se em público, usam este subterfúgio dizendo menstruadas num primeiro contato, mas em vez de serem atraídas para o naturismo não o são.