terça-feira, 13 de maio de 2014

Rebeldes sem calça

Do Zero Hora, notícia de festas em Porto Alegre com peladismo. A matéria até tem referência a uma "Movimento Peladista":

Ativista da causa, Pepe Martini é o criador do Movimento Peladista. Organiza a Pedalada Pelada e discute intensamente a nudez como ato político. Ele vê o assunto "lentamente entrando em pauta". Considera o assunto ainda tabu, mas vê a discussão evoluindo.

– Minha pilha não é criar uma comunidade isolada com gente pelada, mas de naturalizar a nudez e o próprio corpo. "...

Isso é a Movimento Peladista oficial? Pergunta errada: peladismo não tem mania de "oficial", e é sobre o peladismo, e não sobre o movimento.

Rebeldes sem calça

Festas de Porto Alegre têm uma nova moda: tirar a roupa

Participantes do movimento explicam que a prática da nudez tem conotação política e artística

02/05/2014 | 10h58
Festas de Porto Alegre têm uma nova moda: tirar a roupa Volt Project/Divulgação
Foto feita em uma das festas em que a prática da nudez é comum na Capital gaúcha Foto: Volt Project / Divulgação
Faz calor em Porto Alegre quando começa mais uma edição da festa Cadê Tereza? na Casa de Teatro. O verão mais quente da história da Capital parece ainda mais intenso no andar de baixo do prédio, onde a música de Tim Maia que explode nos alto-falantes faz o ambiente ferver. Prender o cabelo em coques e jogar água no pescoço não adianta mais quando barrigas, dorsos, seios nus começam a aparecer.
Não se surpreenda: a cena não é algo raro em Porto Alegre mesmo agora nos dias mais frios. Ocorre desde dezembro em quase todas as edições da Cadê Tereza?, cuja edição mais recente foi na quarta-feira, mas poderia ter sido protagonizada em noites no Beco, no Cucko, no L.A.B., no Club 688 ou em outra dezena de baladas que já foram palco para pessoas ficarem nuas em meio a outras que permanecem vestidas. Se antes a prática se restringia a núcleos ligados ao feminismo, ao anarquismo ou à arte, desde o ano passado passou a respingar em locais de público mais heterogêneo de Porto Alegre.

Pelo restante da matéria, http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2014/05/festas-de-porto-alegre-tem-uma-nova-moda-tirar-a-roupa-4490066.html