quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PÂNICO NO NATURISMO



Por José Agripino

Tinha prometido a mim mesmo que eu não iria voltar a escrever em sites, blogs e portais de notícias sobre o Naturismo Brasileiro - Desisti. Eu havia decidido isto por compreender que a maioria dos “naturistas brasileiros” prefere falar sobre churrascos, festas, alegria e como fazer mais uma discriminação (opa!) do que enxergar tamanhos problemas que estão ocorrendo na FBrN. (é mais fácil ver um cisco no olho de seu próximo do que uma trave em seu olho)

GrAUNa, SanNa, SoNaPA, SoNaCE, SoNaTa, NatES, NatMG, CNEM, PlaNat, GoiasNat, Nunacachu, NIP, NatLitoral, Sampanat, Sampanu, NatLagos, ANAbrico, Recanto do Paraíso, Paulinat, CEHM-Juruba, Rincão, Mirante do Paraíso, NatParaná, NatSul, AAPP, ONG-Naturistas da Praia do Pinho, CT Praia do Pinho, AAGal, CN Pedras Altas, CN Colina do Sol, Naturistas Cristãos, YNAI-Brasil, Jornal Olho Nu, Brasil Naturista, Mundo Nu

Estas eram as 35 entidades filiadas à FBrN em Novembro de 2007... Depois disto, só houve a filiação do Hotel Colina dos Ventos e de uma agência de turismo que afirma que para sobreviver tem que vender pacotes para locais de swing já que o Naturismo não dá dinheiro... (se temos dúvidas sobre o que fazer com uma declaração destas, nós deveríamos pedir a opinião do presidente da AANR... ele expulsou uma entidade e escreveu um ótimo artigo sobre isto há um mês; ao contrário a FBrN até colocou este senhor como membro do Conselho de Ética)

O Recanto do Paraíso e o Naturistas Cristãos pediram para deixar de fazer parte da FBrN; SanNa, Nunacachu, NatLitoral, Sampanu, NatLagos, Rincão, NatSul, AAGal e Mundo Nu simplesmente deixaram de fazer qualquer atividade, tendo desaparecido por completo... Temos ainda: SoNaPA, NatMG, Sampanat, NatParana e YNAI-Brasil que simplesmente deixaram de existir (encerraram as atividades)...

Com isto das 35 entidades que havia em Novembro de 2007 agora só temos 20 (já contando a Nova Filiada!!!)

E ainda sabemos que a Colina do Sol está indo a leilão para pagar dívidas trabalhistas que já seguem em aberto desde 1999 e dividas com o BRDES (construção do Hotel)... Pedras Altas (meu local favorito) também acabará no final deste ano, pois o terreno nunca foi comprado (apesar de ter sido vendido para muitas pessoas o direito de construção - apenas mais um engodo). Aquele terreno foi cedido até 2010 para funcionar como um PARQUE/PRAIA NATURISTA e nunca como área residencial naturista e agora no final de 2009 irá ser fechado definitivamente pela Prefeitura de Palhoça.

É gravíssima a situação! Em apenas dois anos conseguiu-se destruir totalmente a FBrN! No final deste ano restarão apenas 18 entidades afiliadas das quais oito não são associações (quatro entidades comerciais, dois veículos de Comunicação e duas áreas residenciais)

Seria este o fim do Naturismo Brasileiro? Será que o mundo de Polyana que o Brasil Naturista insiste em publicar como sendo verdadeiro já não tem demonstrado que é totalmente irreal? O que estão fazendo de nosso estilo de vida no Brasil?

Um Naturista de Tambaba, sobre o qual eu tenho ouvido falar muito bem há muitos anos, apesar de não o conhecer pessoalmente, reclamou sobre um fato ocorrido durante o 31º Congresso Internacional de Naturismo e que se repetiu agora neste último final de semana no tal evento extra-oficial que ocorreu em Tambaba. Este Naturista afirma que mais uma vez o programa “Pânico na TV” foi à Tambaba denegrir a imagem do nosso estilo de vida e que mais uma vez os “pseudo-naturistas” ficaram felizes com a “grande cobertura da mídia”... Mesmo sabendo que esta mídia estava falando que: “Todo naturista é tarado e safado!”

Mas afinal... Quem vai reclamar? A antiga direção da SONATA esteve presente e participando das gravações do outro programa... A atual direção da SONATA esteve presente nas gravações deste programa... Ambas concordaram, portanto não podem reclamar de nada!

A atual diretoria (que aparentemente não tem valor legal) da FBrN esteve presente em ambas as gravações (aliás, acabei de ler que autorizou por telefone esta última gravação). Um dos membros do Conselho de Ética (também aparentemente sem valor legal) da FBrN publica com grande destaque em seu website que: Programa Pânico na TV em Tambaba/PB - Chrsitian Pior e as Paniquetes do programa Pânico na TV, da RedeTV, estiveram neste sábado em Tambaba realizando matéria. Veja o álbum exclusivo com o Making Off  - Para ler o artigo completo faça login ou clique aqui para se cadastrar.

Alguém acha que a FBrN é contra este programa? Afinal, além de tudo, o membro do Conselho de Ética ainda cobra para ver o ÁLBUM EXCLUSIVO de fotos (detalhe as mesmas fotos estão de graça no Jornal Olho Nu...)

Enfim... Os Naturistas de verdade não tem como reclamar, não tem como pedir alguma indenização, não tem como fazer nada além de se desfiliarem da FBrN e de suas entidades... É uma pena, mas a única coisa a ser feita é isto!

A Rede TV (emissora responsável pelo programa PANICO NA TV) não terá que pagar nenhuma indenização, afinal de contas, eles tiveram o apoio e a participação da direção da FBrN (mesmo sendo uma direção ilegal) e da SONATA. Eles têm como provas de que o “naturismo organizado do Brasil” não achou ruins as reportagens através dos websites oficiais que glorificam a ida do Programa Pânico à Tambaba.

Portanto, que “os incomodados é que se mudem”! Ou seja! Que quem não gostou é que deixe de ser Naturista, pois a mensagem oficial desta direção da FBrN e SONATA é que Naturismo é isto! (Tudo um bando de tarados e safados!)

Uma pessoa que já foi presidente da FBrN reclama que uma foto onde ela aparece FUMANDO foi deletada de uma rede Naturista... Bem... Se queremos passar uma imagem de vida saudável, uma pessoa que já foi presidente da FBrN teria por obrigação não fumar e se fumasse que tivesse vergonha de ser fotografada fumando, e se fosse fotografada fumando que tivesse vergonha de colocar tal foto na Internet! Qual a imagem que queremos passar? Vida saudável? Ou que somos Mentirosos, falamos uma coisa e vivemos outra?

Quem são os Naturistas Brasileiros?

Naturista aceitando ser chamado de TARADO E SAFADO e ainda publicando isto com grande destaque, naturistas que já foram presidentes da FBrN mostrando que fumam, naturistas que desvalorizam o Passaporte Naturista transformando-o em uma piada de mal gosto, naturistas que só querem tirar fotos e depois vende-las na internet para que tarados de plantão venham ver os corpos nus, naturistas que vão a boates de sexo livre para gays na Europa (nada contra os gays) e depois afirmam que estiveram na “única danceteria naturista do mundo” (mentira pois muitas áreas naturistas tem suas festas dançantes verdadeiramente naturistas); locais naturistas que aceitam pessoas violentas, swingueiras, taradas, aproveitadores, golpistas, estelionatários, drogados, traficantes...

Por isto eu compreendi a mais de um ano que o PELADISMO é a solução; (tive um ataque de riso quando vi que uma pessoa, que já foi presidente da FBrN, não ter tido a capacidade de compreender até hoje o que é o PELADISMO) para quem ainda não compreendeu ele é apenas um novo nome para o que é definido como: “um estilo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela nudez social, com o intuito de promover o auto-respeito, o respeito ao próximo e à Natureza”.

Esta é a definição do PELADISMO e a única diferença entre ser PELADISTA e NATURISTA no BRASIL é que os Naturistas Brasileiros afirmam que esta é a definição de Naturismo, mas não praticam isto! E os PELADISTAS têm esta definição como à verdadeira prática de suas vidas (todos os dias, o ano inteiro)! Só esta é que é a diferença!

O que podemos fazer?

Quase nada! Além de rezar (em qualquer religião) e esperar por novos tempos para a FBrN (Que aparentemente nunca virão)... Podemos apenas partir para uma nova proposta como a recém criada NUBrasil que pretende criar uma nova Federação Naturista no Brasil. Começar tudo de novo do zero sem os erros da FBrN. Devemos ter uma entidade que não concorde com a discriminação e interesses financeiros; cuja direção não seja comprometida com swing, com calúnias, com drogados; com o desrespeito as próprias regras do seu Estatuto; uma entidade que não cometa desrespeito as normas internacionais do Naturismo nem desrespeito às Leis do Brasil; uma entidade sem estelionatos; sem a desvalorização dos Passaportes Naturistas ( ou cartão da INF com preferir ); sem a desvalorização do Naturismo; entre tantos outras coisa que poderiam ser pensadas. Enfim devemos criar uma nova entidade que seja realmente representativa de nosso Estilo de Vida.
O Brasileiro adora copiar os exemplos dos Estados Unidos, porque então não copiar os BONS EXEMPLOS da AANR? Porque não desfiliar as áreas não naturistas como a AANR fez? Porque não impedir que mídias não naturistas se afirmem como entidades naturistas? Porque autorizar pessoas que estão longe de serem naturistas concorrerem e serem eleitos como membros do Conselho de Ética? Gente! Estamos falando de ÉTICA!
Porque ao invés de defender e definir o Naturismo em qualquer processo que venha surgir a FBrN prefere se isolar das pessoas envolvidas e dos processos que se referem ao Naturismo? Porque isto tudo?

Eu vou continuar a ser Naturista (ou Peladista) de forma independente como sou há mais de 20 anos! Continuarei a freqüentar as áreas que desejar (como freqüento a mais de 20 anos) e convidar meus amigos para estarem comigo (grupos pequenos extra-oficiais que jamais irão ser filiados a entidades como a FBrN atual).

Saudades dos tempos da Luz del Fuego... Precisamos de novas LUZES em nossos caminhos...

Pânico na Praia

Pânico na TV de novo visitou uma convenção naturista em Tambaba, e de novo produziu uma cobertura que não agradou.

Por algum motivo, há gente que ficou surpresa, e há gente que ficou querendo processar Pânico. Uns citaram o que umas residentes da Colina do Sol ganharam processando SBT, outros saudosistas elogiaram as reportagens de TV Manchete.

Não é bem assim. Não é tão fácil assim ganhar; não é sem risco processar; e além do risco claro de perder nos tribunais, quem costuma andar sem calças deve evitar provocar humoristas competentes.

E pelo que li nas listas, há umas idéias completamente fora da realidade sobre como lidar com a imprensa. Em 2003, a revista Naturally, da Federação Canadense de Naturismo, publicou uma matéria sobre isso que merece ser lido. Outro está traduzindo esta matéria.

Mas enquanto aguardamos a tradução, vamos olhar uns exemplos de como se lida, e não lida, com a imprensa, e o que dá para fazer quando tudo já foi pro brejo.

Ratinho e Colina do Sol

Em 2001, ou talvez 1999, Colina do Sol permitiu reportagem de SBT Reporter. SBT é uma área particular, e pelo que ouvi houve um contrato escrito de que as imagens estariam usado somente naquele programa. Em violação do contrato, as imagens foram usado na Programa de Ratinho.

Bem, Tambaba, como qualquer praia brasileira, é pública. É imagem feito em área pública, é reportagem. Notícia.

Não houve contrato por escrito entre a FBrN ou a prefeitura, e Pânico.

Enquanto a Colina abriu as portas para SBT Reporter, e apareceu no Pânico, em Tambaba não houve segredo nem de que foi o Pânico, nem que tipo de programa é, e já tinham debochado ano passado.

Mais Colina/SBT

Há, ainda, uma outra ação da Colina contra SBT, atualmente aguardando sentença (http://tj.rs.gov.br/site_php/consulta/consulta_processo.php?id_comarca=taquara&num_processo=10500046080)
Mas neste caso, SBT tem provas de que depoimentos no caso foram falsos: atas de reuniões da Colina em que foi dito como coisas estavam indo bem, quando concessionários da Colina foram para a Justiça dizer que puxa, como as coisas estavam indo mal devido ao Ratinho.

Ainda que o CNCS for ganhar algo na primeira instância, vai perder mais tarde. Deixando fora a possibilidade de condenação por perjúrio, que não tem a ver com o caso Tabamba, quem perde num caso destes é condenado a pagar os advogados do outro lado, geralmente em 10%-20% da quantia pedido.

Área Pública

Qualquer um que passa numa área pública onde a televisão está filmando corre o risco de ir ao ar. Área pública é isso mesmo, não existe expectativa de privacidade.

E as praias brasileiras são todas públicas.

Aqui há uma problema para praia de nudismo: pessoas peladas na praia de naturismo não tem uma expectativa que suas imagens não vão aparecer na televisão, no jornal ou no internet?

Não tem, não.

Como então a Praia de Abricó consegue barrar quem não tira a roupa, e quem tira fotos? O talentoso Pedro Ribeiro, em grande parte. Chame a polícia e eles não tiram, não é contra a lei.

Porém, se você não quer ir ao ar com a bunda de fora, não tire a roupa na praia, ou evite repórteres.

Os Simpsons no Rio

O que acontece quando alguém ameaçar processar humorista, quando é papo furado? Há o caso dos Simpsons no Brasil. Vamos ver o sumário de Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Simpsons#Polêmica_no_Brasil):

Em 2002, a série satirizou o Brasil no episódio 15 da 13ª Temporada Blame It on Lisa (Feitiço de Lisa). O episódio mostra o Rio de Janeiro com macacos e ratos nas ruas e com uma população sexualmente agressiva. No episódio, Homer é seqüestrado por um taxista, Bart é atacado por pivetes, e os programas infantis tem apresentadoras provocantes. A Embratur protestou e ameaçou processar os produtores da série.[13] A atitude do governo brasileiro foi alvo de chacota em diversas reportagens na imprensa internacional.


Antes mesmo do episódio ir ao ar no Brasil, o secretário de turismo do Rio de Janeiro protestou a respeito da forma como a cidade foi retratada. Em nota pública, o produtor-chefe da série, James L. Brooks, desculpou-se e disse que caso fosse preciso Homer gostaria de convidar o então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso para uma luta no show Celebrity Boxing. De fato, Mauricio Ricardo, do site Charges.com.br fez uma charge animada com Homer e Bart encontrando Fernando Henrique, e após Homer e Bart sugerirem mostrar o Brasil como é, o presidente desiste.

Apesar de uma possível ação legal movida pela Secretaria de Turismo ter sido revogada, os roteiristas ainda fizeram mais piadas do Brasil depois. Em um episódio, Homer diz que gostaria de voltar ao país mas soube que "o problema dos macacos ficou pior".[14] e o palhaço Krusty diz em outro episódio que oficiais de imigração estão constantemente sondando-o porque seu ajudante, o macaco Mr. Teeny, veio do Brasil, e "seu tio era o macaco-chefe da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro".[15] Em "A Esposa Aquática", da 18a temporada, Lisa diz que Barnacle Bay é o lugar mais nojento em que já estiveram. Bart pergunta do Brasil, e ela responde "depois do Brasil". A citação fora cortada na dublagem.

Brasil é longe para os escritores dos Simpsons. Para Pânico, nudismo rendeu Ibope. Você ache que eles não podem voltar para o assunto, com freqüência?

Pessoas que vivem em casas de vidro não devem jogar pedras; que anda sem roupa não deve provocar humorista.

O caso Legacy

Observatório da Imprensa notou ontem (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=558CID001) que uma viúva de Curitiba processou o jornalista americano Joe Sharkey, pois não gostou o Joe escreveu do caso Gol 1907.

Quem processou vai perder na Justiça, e perder feio, ficando devendo uns R$50 mil para os advogados de Joe. (Sei dos detalhes, quem não sabe porque poder consultar o blog de Joe hoje, no http://joesharkeyat.blogspot.com/2009/10/dont-blame-it-on-rio-or-else.html e procura a palavra "tupiniquin".) A autora já está perdendo na opinião pública, e somente não sofrendo mais porque é vítima de tragédia.

Quem cai nas graças de humorista sofre de chacota. Quem dá desgosto em jornalista séria, sofre conseqüências mais sérias.

O próximo escândalo

O naturismo brasileiro está numa situação em que pode antagonizar jornalista? Bem, em 2007 o presidente da FBrN foi preso, e enquanto naturistas e jornalistas sabem que as acusações foram falsas, isso ainda não recebeu veiculação.

Tanto o ministério público federal quanto estadual estão estudando denúncias na falência fraudulento da empresa Naturis, que tem ligações não somente com Colina do Sol mas também com Praia do Pinho, Pedras Altas, e até com Rincão. E Celso Rossi sempre se apresentava como o fundador de naturismo brasileiro, ainda que o movimento tinha uma histórico de meio século antes de Rossi aparecer. Para nem falar da carta de Pero Vaz de Caminha.

Além disso, a Colina do Sol está indo para venda judicial, e não tem o meio milhão necessário para evitar isso. Os autores das falsas acusações contra Dr. André Herdy e os outros, são todos da Colina do Sol. Os métodos empresariais da Colina (atrair "investidores", pega seu dinheiro, e os expulsar com o confisco dos seus bens) estão atraindo atenção.

E um dos "conselheiros de ética" da FBrN, sr. Marcelo Pacheco, enfrenta mais de um processo por utilizar foto de criança pelada, sem permissão dos pais.

E caso o atual e ilegítima diretoria da FBrN não aproveitar da eleição convocado para Praia do Pinho em 15 de novembro, para se legitimizar, haverá mais um prato cheia para a imprensa, sobre qual bunda bronzeada vai sentar na cadeira do presidente.

Realmente, esta é uma hora para o naturismo brasileiro atrair a inimizade da imprensa?

Coisas para não fazer

Houve um relato de sr. Nelci-Rones Pereira de Sousa da SONATA como Pânico na TV entrou na praia:


Agora pasmem! Quando a secretária de turismo do Conde, Sra. Suzzane, ligou para o José Antonio, presidente da FBrN, para autorizar a entrada deles, eu estava do lado dele e tentei da demovê-lo da idéia de autorizar a reportagem, pois sabia que o conteúdo da matéria seria extremamente danoso para o naturismo. Ouve uma pequena troca de idéia na hora, mas ele saiu da mesa com o intuito de negociar um contrato para checar o resultado da edição da matéria antes dela ir para o ar. Com toda certeza ele não conseguiu o contrato e nem impedir que os produtores entrassem na praia.

É um pouco difícil explicar isso, mas pedir para um repórter que você quer ver a matéria antes que seja veiculada, é algo que não se faz. E completamente contra a ética deles. O efeito é semelhante ao repórter pedir, "E agora podemos ter uns homens com ereção?"

Matéria sempre sai com erro, seja na televisão, seja no jornal. Mas pede para ver antes, até oferecer ajuda para "fazer uma checagem dos fatos" é algo que é visto como um afronto direto.

Eu sabia que Sr. Tannus, ao contrario de Dr. Herdy, teve pouco experiência com a imprensa antes de assumir a presidência da FBrN, mas eu imaginava que sabia mais que isso. Presumi que ele aprendeu uma lição, e que aprenderia mais com tempo, caso resolver participar do pleito legalmente convocado.

Mas está parada já foi. Esquece, sorri, prepara para o próximo, e nota bem as lições.

Vivendo com a imprensa

A imprensa pode ser utilizada. O números de Ibope de reportagens sobre naturismo (o de SBT Reporter sobre Colina venceu Globo, algo bem raro para qualquer outra emissora na época, e RedeTV bateu todas com este agora de Pânico) o coloca como uma tema de interesse.

Há enormes oportunidades, geralmente desperdiçados. Outros grupos precisam de dinheiro, esforço, ou jeitinho para aparecer na mídia. Naturismo precisa somente jeitinho. E não tem.