sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Carta Maior, interesses maiores

Recebi no email uma carta recheado com abobrinhas. Apesar da vontade de mandar a carta direta para o cesto de lixo, e sua autora para um outro lugar, vou tentar responder as poucos pontos coerentes que da para extrair da narrativa desorganizada, pelo perspectivo do Artigo 5 da Carta Maior.

Dr. André precisa provar sua inocência?

O André agora tem brigas pessoais dentro do Naturismo ...
Escuta aqui. Pessoas supostamente naturistas mentiram para colocar Dr. André dentro da cadeia durante 13 meses, e faz ele enfrentar um processo que já durou quase dois anos, sustentado somente pelo "sigilo de Justiça" que esconde a fragilidade total das "provas", e as crimes da polícia e da promotoria.

Isso não é uma "briga pessoal". Isso é um crime de proporções históricos, de interesse nacional.
... ainda precisa provar sua inocência naquele processo que ainda não terminou e que ainda respondem ....

LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

Não, Dr. André não precisa comprovar sua inocência, que é presumido pela Constituição. O Ministério Público precisa comprovar sua culpa, e dado a falta total de evidências, e de "vítimas" críveis, a situação da promotora que se aventurou neste barco furado é desesperador.
  ... estando em liberdade por liminar.
Dr. André foi solto não por liminar, mas por habeas corpus, nos termos da Constituição:

LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

Não consegue calar?

"não podemos ficar calados quando vemos o Naturismo sendo atacado rotineiramente."

A autora da Carta, e a FBrN, conseguiram muito bem ficar calado quando a Naturismo foi atacado com a prisão do seu presidente, Dr. André Ricardo Lisboa Herdy, comprovado a falsidade da afirmação acima.

Calou-se sobre a mentira, mas reclama quando outros insistem na verdade.

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

Registro da Ata

Porém, nem sabemos se realmente esta Ata, datada de 01 de Outubro de 2009 (reparem bem a data, recentemente!), está registrada em cartório de Camboriú porque nada foi apresentado...
Encaminhei a ata para quem registrou, e encaminhei uma segunda versão quando este primeiro foi rejeitado por motivos técnicos, nas duas ocasiões colhei a firma do dr. André no Tabelião. Quem foi encarregado me confirmou que a segunda versão da Ata foi devidamente registrada.
... mas mesmo que esteja, não faz nenhum sentido MORAL
Foi feito conforme mande a lei da República e o Estatuto da FBrN.

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

Os conquistas do Dr. André

Por vezes questionamos se ele trabalhava e onde encontrava tempo para tanta dedicação, se não é aposentado e nada ganhava financeiramente da FBrN.
Bem, não conheço a autora da carta, mas se for de novo ao qualquer evento da FBrN, saberia como reconhecer-la de longe: pelo hálito. A afirmação acima deixe claro que ela não visitou sua dentista faz muito tempo. Ou pelo menos não pagou a conta dela. Se não, entenderia como um bom dentista pode ganhar a vida clinicando sem necessidade de trabalhar de branco a semana inteira.

A "passagem negativo" da prisão do Dr. André

O André teve muitas passagens negativas dentro do Naturismo quando inventou a tal Polícia Naturista, quando jogou o nome do Oxentenat numa briga, e depois quando foi preso
Não conheci Dr. André antes da sua prisão, mas ouvi de várias pessoas do episódio da "Polícia Naturista", e todos (inclusive Dr. André) reconhecem como um erro.

Mas culpar Dr. André por ter sido preso sob acusações falsas? Culpar a vítima? Lembrem:
Os acusaçôes contra Dr. André partiram da Colina do Sol, e somente dela.
Os acusações contra Dr. André Herdy, Cleci Ieggli da Silva, Fritz Louderback e Barbara Anner, partiram somente, e tão somente, de um pequeno grupo de sócios da Colina do Sol, com rixas pessoas com André e Fritz, e várias destes devedores de Fritz, que pararam de pagar suas obrigações tão logo que conseguiram a prisão do seu credor.

Os autores desta "passagem negativa" não são Dr. André Herdy nem Fritz Louderback. São um pequeno grupo dentro da Colina do Sol, que foi calorosamente acolhido pelo naturismo organizada depois de ter conseguido a prisão do Dr. André.
Agora recebi uma informação de um suposto perfil pedófilo dentro do NuBrasil, que disse ser amigo do André. Já conversei por alto sobre isto com um amigo da PF, mas ainda nada fiz, nem revelei o email e nem o msn.
Bem, uma pessoa se diz pedófilo, e se diz amigo de Dr. André. E se ele tivesse dito que fosse amigo da autora da carta? Ou se tivesse dito que era Napoleão Bonaparte, e pai da nova diretoria da FBrN toda?

No Internet, se encontra cada louco.

Não se pode culpar Dr. André por todos que entrem no NuBrasil, por mais cuidado com que ele age. Sei com certeza que ele baniu um caluniador, e um estelionatário notório no meio naturista brasileiro, mas como ele pode saber de todos?

Assassinatos


Não sei, mas relendo fiquei com a impressão de que estão usando o André, que está sendo manipulado
Isso foi a resposta da autora ao um trecho de uma entrevista do Dr. André, onde ele diz entre outras coisas que: "...mas estou me afastando antes que também me matem, pois tentar tentaram!"

Assim voltamos ao começo. Dr. André ficou preso 13 meses devida a falsas acusações, e a autora enxerga nisso "brigas pessoas". Ele afirma que tentarem matar ele, e ela responde que "fiquei com a impressão de que estão usando do André."

Que falta absoluta de distinguir o importante do trivial! De empurrar ao lado os fatos grandes, reais e importantes em busca da mesquinhices que aparentemente são tudo que cabe na cabeça desta mulher!

Como todos os outros investidores no Hotel Ocara, Dana Wayne Harbour perdeu seu investimento. Os outros investidores abandonaram o dinheiro e a Colina do Sol, um casal abandonando também sua casa quase acabada. Wayne acumulou provas, e foi assassinado dentro da sua casa na Colina, as provas sumindo na manha seguinte.

A corja da Colina não somente foi para a Promotoria reclamar quando Barbara Anner recebeu seus amigos e advogados na sua casa, para que esta senhora de 73 anos de saúde abalada fosse mandado de volta para a cadeia, onde bem poderia ter morrido. Quando ela estava em prisão domiciliar, se ausentou para ir para uma audiência no Fórum, e alguém subia no telhada da sua casa - atrás das cercas da Colina, atrás do portão cuidadosamente monitorado para barrar os amigos da sua família, e colocou uma bomba incendiária no seu chaminé.

E Nedy, a habitante mais antiga da Colina, de origem humilde mas ética irreprendível, que ficou ao lado da verdade, contra a maldade da Colina e apesar da inércia da FBrN, até que seu grande coração não aguentou.   

Gente morreu nisso, houve homicídio e tentativa de homicídio. Os filhos de Nedy perderam sua mãe. Pessoas de bem gastaram a poupança da vida inteira para se defender; Cristiano Fedrigo e os outros jovens de Morro da Pedra tiveram seus futuros postos em xeque.

Coisas importantes acontecerem no caso Colina do Sol. Há interesses maiores em jogo. Abrem os olhos, abrem os mentes.

Confusão

... está esgotado em ver tanta confusão causada por um pequeno grupo de pessoas.
Muito bom. O pequena grupo de pessoas ao que a autor refere só pode ser os autores da falsas acusações contra Dr. André e os outros três. Dr. André, como presidente de fato e de direto, já os suspendeu da FBrN, deixando sua expulsão definitivo de naturismo brasileiro para a nova diretoria.
Mas a FBrN somente tem uma marca para zelar, e muito precisa ser feito para a continuidade do Naturismo brasileiro.
Sim, nisso a autora tem razão. O primeiro passo já foi feito dia 15 de novembro no bar Capop em Praia do Pinho: uma eleição conforme o estatuto, aberto ao todos os interessado, conforme manda o lei do país.

O resultado da eleição foi conferir legitimidade na eleição do Sr. José Tannus. Se, conforme a autora da carta, a eleição de Dr. André foi irregular, e conforme ele, muitas das assembleias anteriores da FBrN foram irregulares, agora (ou quando a Ata for registrada, que será logo) a FBrN teria um presidente legalmente eleito e indisputado.

Diretoria


Porém, a Diretoria legalmente eleito é aquela cuja nomeação foi devidamente registrada em cartório por Dr. André; que concorreu sem contestação; e que foi legalmente eleito e empossado no Praia do Pinho da dia da Proclamação da República.

E realmente, como poderia ter num Comissão de Ética naturista um réu em múltiplas processos por usar foto de criança pelada sem permissão? Seria um absurdo.

nem que seja na base do respeito e do "fio do bigode"
Aqui, a autora usou uma frase feliz. O respeito exige que os acusadores do Dr. André, seus colaboradores, e a eminência negra atrás deles, não sejam acolhidos enquanto as acusações graves feitos por eles não sejam comprovados. Realmente, sendo que Silvio Levy já foi inocentado das acusações feito por este mesmo grupo, eles já tem uma violação de ética para explicar.

Quando procurei Elias Perreira, que estava agindo como Presidente da FBrN, eu queria que a FBrN ajudasse Dr. André e os outros, e sua ajuda teria sido útil e bem vindo naquela hora - realmente, durante aquele ano.

A ajuda não veio em boa hora. Não é mais preciso. O que preciso agora é somente que a FBrN, que não levantou um dedo a favor dos inocentes, não defende e protege os criminosos, os acusadores.

A ajuda institucional não veio, mas encontrei gente de bom índole, de fibra, que agiram com a coragem da consciência. Juntos, cumprimos a obrigação de qual a FBrN se esquivou.

Agora, aqui, não falou por eles. Falo somente por mim.

Caminhos divergentes


A eleição em Praia do Pinho de uma diretoria sem representação das influências nocivas que participaram do golpe contra Dr. André permite que a FBrN tomasse um caminho para o futuro. E permite que eu continuo no meu caminho, seguindo interesses menos provincianos, e permite que nossos caminhos não cruzam mais.

Caso, porém, a FBrN que não me ajudou, tentasse me impedir, eu faria o que posso e o que seja preciso. E nisso dou o fio do bigode.