sexta-feira, 17 de abril de 2009

Criança nua, notícia crua

Marlene Bergamo/Folha Imagem
Fui para Taquara em março de 2008 para averiguar o caso Colina do Sol. A polícia tinha como indício "fotos de crianças peladas", ainda que curiosamente mostram para a imprensa cartões postais do Rei Leão. Antes de sair de São Paulo, encontrei na Folha de S. Paulo cobrindo quatro colunas, a foto ao lado, da autoria de Marlene Bergamo.

A imagem ilustra a matéria "Sem-terra devastam área de 150 mil hectares no Pará" e a ilustra muito bem: a devastação, e as pessoas que pretendem ganhar a vida daquele pedaço de terra. Há contraste e conflito entre a vida nova da criança e a vida extinta da árvore. É um problema eterno, e nada na foto a prende a este ano, nem neste milênio. E a foto é de uma beleza extraordinária.

E também a foto mostra - com ainda mais clareza no jornal impresso - de que a criança é menino. Algo meio comum entre crianças.

Temos aqui indícios de crime (fora de crime ambiental)? O fato de que a criança é visivelmente menino é mais importante do que todos os outros fatores que levaram o editor a escolher este foto para ilustrar a matéria?

Chegando em Porto Alegre, comprei uma passagem para Taquara, e Zero Hora para passar o tempo. O jornal daquele dia reproduziu na capa uma matéria de dez anos antes, sobre uma mulher que deu parto no saguão de um hospital público. "O nascimento de um brasileiro" diz o manchete, e o foto mostra Ricardo da Rosa Henrique na hora e na maneira em que ele veio ao mundo.

Foi notícia, continuou notícia dez anos depois. Devia ter sido preterido porque o menino nasceu sem roupa? Um evento que serviu para colocar de uma forma dramática um problema sério deveria ter sido relegado a uma página interior, para "não ofender" alguém?

Mas o menino? Exposto na capa de jornal, com nome e filiação? Não ficaria com vergonha? Como é que fica?

Bem, para quem quer saber "como é que fica?", há uma entrevista em vídeo com mãe e filho, da semana retrasada, aqui. Há naquele vídeo hospedado no site de Zero Hora, outras fotos que deixam perfeitamente claro que se trata do nascimento de um brasileiro, e não de uma brasileira.

Ricardo deveria fica com vergonha? De que, exatamente? De ter nascido? De ser menino? Todos nós nascemos, e metade masculinos.

Cheguei em Taquara com algo comprovado pelo maior jornal do país, e pelo maior do estado: tirar ou publicar foto de criança pelada não é crime, não. A Folha, não se confundiria: contrata grandes advogados, e espero que muito gente envolvido no caso Colina do Sol terá oportunidade de conhecer a grande Dra. Tais Gasparian.

O que são as fotos do caso Colina do Sol, então?


CAMALEOA
A top Fernanda Tavares, 28, encarnou a loira poderosa no ensaio de moda clicado por Rogério Cavalcante para o site da São Paulo Fashion Week. Ao lado do modelo Bruce Machado, 17, ela revezou perucas de diferentes cores, no melhor estilo camaleoa.
Houve, diziam, uma foto de um menino de peruca colorida.

O processo do caso Colina está sob sigilo da Justiça: as identidades das supostas vítimas e os nomes dos acusados são disponíveis no site do Tribunal de Justiça, as falsas alegações de abuso apareceram na mídia mundial. Mas a verdade, a verdade não pode escapar! Apesar disso, vazarem da material policial (antes do Fórum) umas informações de fotos.

A foto faz parte de uma série, em que tanto o moleque quanto André, Cleci, e a irmã da Cleci experimentaram a peruca. As outras fotos estão presas no Fórum, porque nelas constam "imagens de menores". Fica, então, a imagem que a polícia queria passar: de que um foto de um moleque completamente vestido, com uma peruca, era parte de algo mais sinistro.

Bem - foto de menor de peruca colorido é crime? De novo, a Folha vem nos ajudar, esta vez na coluna social de 18 de fevereiro de 2009, com um foto de um menor que não somente está com uma peruca colorida, mas vestindo mais nada. Crime? Obviamente, a Folha sabe que não é, e a polícia sabia que não era.

O problema então é a polícia brasileira? Não completamente. Uma acusação da polícia é algo atrás do qual a imprensa pode se esconder no Brasil, dizendo que "eu estava somente seguindo ordens" - quer dizer "somente dando a notícia". Nada obriga que a imprensa veicula uma bobagem óbvia, mas o desejo de vender jornais, de pegar uma "notícia de repercussão", tende a atropelar a razão.

Mas não é somente a polícia brasileira. A FBI americana foi chamada para também examinar os computadores de Fritz. Uma das "imagens mais notáveis" que encontraram, ao qual dedicaram mais espaço do que qualquer outra, saiu no Boletim da AANR, da Associação Americano de Recreação Nu. Está ao lado.

Todos estes imagens foram publicados na imprensa. As primeiras três, em "jornais familiares", a última no jornal de naturismo familiar americano. Nenhuma, obviamente, é ilegal. Mas se você tivesse elas em casa, e alguém te denunciou, a polícia diria que todas estas imagens sejam "indícios", e a imprensa aceitaria como tal.

Num hora destes, a FBrN poderia dizer, "Isso não é pornografia, isto é uma imagem naturista normal." Dr. André Herdy esperava este atitude. O que aconteceu com ele foi que a FBrN mostrou sua bunda bronzeada e correu. Se fiz isso com seu próprio presidente, o que faria com você?

2 comentários:

Richard disse...

Em tempo: Hoje, 19 de abril, a Folha traz na capa da "Ilustrada" uma foto de Roberto Carlos, com poucos meses de vida e nenhuma roupa.

O Rei reclamou de uma série de matérias de Notícias Populares sobre a vida dele, e como perdeu a perna. Barrou, até agora, uma biografia não-autorizado.
Ele guarda sua privacidade. Mas o credito do foto peladinho é "divulgação". Porque todos nascemos pelados, e não há nenhuma vergonha ou novidade nisso.

Joaquim Salles disse...

Sobre esse tema veja

http://www.carloscardoso.com/2007/06/18/angelica-nove-aninhos-correndo-pelada-na-praia/ onde comente sobre a foto de Angélica, com nove anos, correndo pelada na praia.