LIBERDADE DE PENSAMENTO
Hoje, 14/07/2010, em todo o mundo comemora-se o dia da liberdade de pensamento, esta data foi escolhida pelos franceses como feriado nacional e data de celebração da Revolução Francesa em que houve a Queda de Bastilha. Era uma fortaleza situada em Paris que no século XV foi transformada numa prisão de Estado. Ali ficavam os intelectuais e políticos que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis. É uma longa história, mas podemos dizer, com uma pequena margem de erro, que a intenção era o de prender o pensamento e entre os prisioneiros mais famosos podemos citar: Bassompierre, Foucquet, o homem da máscara de ferro, Duque de O’rleans, Voltaire, Latude entre outros.
A primeira vez em que foram definidos a liberdade e os direitos fundamentais do Homem foi por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembléia Nacional Constituinte da França em 26/08/1789 e também foi base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU em 10/12/1948. Nela são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem.
- “Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
- “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão, este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
Liberdade de pensamento é um tema muito atual e que merece alguma reflexão, afinal a liberdade é prerrogativa natural do ser humano. Se questionarmos as pessoas se são livres para pensar, acredito que um percentual bastante elevado dirão que sim, será que realmente são? Ou serão repetidores de opiniões do jornalista econômico ou político, dos líderes da igreja que freqüentam ou da sociedade que lhes inculcaram valores desde cedo que na realidade tiraram a sua liberdade?
No artigo “Temos liberdade de pensar?” de Carlos Bernardo González Pecotche, autor da Logosofia, diz “A liberdade de pensar em seu sentido íntimo significa a possibilidade de refletir e atuar a todo o momento com independência de preconceitos, de idéias alheias, do “que dirão”, etc., e, além disso, não fazer, pensar ou dizer o que não se deve.”
O Naturismo pode, efetivamente, colaborar com os indivíduos nesse sentido. O conhecimento e consciência da naturalidade do corpo humano, não abrem espaços para a promiscuidade nem para os preconceitos. Muitos ainda não se atrevem a freqüentarem uma área naturista com receio de suas reações corporais ou da sua estética. Naturismo realmente inicia na mente, é expressa por meio do corpo a liberdade mental..
Todo naturista tem uma grande responsabilidade social, afinal já sabemos pela história o resultado de querer prender o pensamento livre, responsável e ético. Podemos muito bem ensinar o caminho daqueles que ainda não conseguiram vencer seus medos, suas próprias fraquezas e de seus falsos valores sem violência, com paciência e compreensão. “Sem o suor do exemplo, os mais belos comentários perdem a legitimidade.” (Alan Kardec)
O escritor Mala Tahan, em seu livro “Lendas do Céu e da Terra” escreveu: “Nunca te arrependerás: De teres freado a língua, quando pretendias dizer o que não convinha. De teres pensado antes de falar. De teres perdoado aos que te fizeram mal. De teres suportado com paciência faltas alheias. De teres sido cortês e honesto com tudo e com todos”. Em vários países intelectuais encontram-se presos por terem ousado pensar livremente. Afinal, nunca como agora, pensar é uma questão de direito inalienável para cada ser humano. (http://www.emdianews.com.br/)
Sejamos conscientes que teremos que incentivar a união, um diálogo pacífico e de respeito, porque só assim poderemos demonstrar o valor de ter conquistada a liberdade do pensamento.
Evandro Telles
14/07/10
Pedido de expedição de mandado
Há um dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário