quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ou vai ou racha

O grupo Graúna, ouvimos, resolveu não participar da eleição da FBrN marcado para 15 de novembro próximo em Praia do Pinho.

Talvez o poeta de Grauna acha que o convocação é "só prosa". Mas Dr. André Herdy se disse "presidente de direto e de fato" da FBrN. De direto e de fato, é. A FBrN é uma associação pública, e o que vale é o que acontece publicamente, e é registrado no cartório público.

A resolução do Graúna, enviado do email do Jorge Bandeira, diz que a atual administração foi "eleito e aclamado". Bem, não sei nem poderia saber - eu estava lá no Mirante do Paraíso, exatamente para assistir a eleição, mas foi conduzido à portas fechadas, desrespeitando não somente a transparência, mas a lei.

Grauna diz que "os atuais ataques" visam "macular o nome de FBrN".

Macular o nome do FBrN? Como? Seria como molhar o mar, ou aquecer o Inferno.

Quando o presidente da FBrN foi preso em 11 de dezembro de 2007, alvo de acusações falsos vindo de "naturistas", a FBrN tirou o dela da reta. Numa reunião irregular, convocada ao que ouvi falar no incentivo do sr. Marcelo Pacheco, amigo dos acusadores, a FBrN jogou seu presidente aos lobos.

Durante treze meses de prisão injusto, fundamentado somente nas mentiras de acusadores "naturistas", e nas fabricações da polícia, a FBrN em nada ajudou.

A prova mais dura contra Dr. André Herdy, até hoje, foi um número da revista Brasil Naturista encontrado e exibido pela polícia.

Um pouco de ajuda - uma explicação da filosofia de naturismo, uma defesa do que seria uma foto naturista - teria sido se ajuda enorme. Não veio isso nem mais nada, em treze meses.
Foi por falta de pedir ajuda? Não foi, não. Sr. Elias Pereira foi procurado por telefone pelo pai de Dr. André, depois da prisão, e nada. Escrevi para sr. Elias na véspera de Natal de 2007, e nada. Fui a empresa dele no Distrito Federal, junto com Cristiano Fedrigo, em maio de 2008, e nada. Fui para a reunião da diretoria da FBrN em julho de 2008 no Mirante, e nada - ainda que fui destratado por este mesmo Marcelo Pacheco, que viu no fato que fui preso em frente do Fórum de Taquara, durante uma manifestação pública das supostas vítimas a favor dos acusados, como algo que me desqualificasse.

Nada, nada, e nada. A FBrN não tinha disposição de defender seu presidente contra ataques dos mais vis. Mas quando este, finalmente livre, deu entrevista para o jornal Olho Nu, veio na hora a defesa - deles e da sua inação.

E os acusadores, recebidos cordialmente pelo FBrN, permitidos para votar e ser votados, até para o conselho de ética, no caso do Marcelo Pacheco! Ainda que ele responde processo por aquele mesmo número da sua revista que a polícia mostrou como uma das provas - e que o tempo mostrou, a única prova, contra dr. André. A FBrN achou que sendo que até aquele momento Pacheco tinha conseguido fugir dos oficial de Justiça, estava tudo bem.

Macular o nome da FBrN seria redundante, e ela própria, com sua covardia infame, já maculou a fama dela própria e de naturismo e uma maneira que toda a água do mar não lavaria, e nem o sol tropical nunca esbranqueceria mais.

Mais o que a FBrN fez desde o golpe contra Dr. André Herdy é somente o começo, o começo do fim. O futuro promete pior, pois há de volta a figura de Celso Rossi.

Do que ouvi, ele é banido de várias áreas naturistas. Tanto a promotoria federal quanto estadual estão atualmente estudando denúncias contra ele para vários das fraudes por ele cometidas na Colina do Sol, conforme decisões de dois juízes. Estudei os documentos públicos sobre o empreendimento Ocara, que engoliu uns R$700 mil do dinheiro dos outros, inclusive R$170 mil do contribuinte, e onde o sócio que mais colocou dinheiro no hotel, e que acumulou documentos comprovando a fraude, amanheceu morto.

Sim, a FBrN permitiu a volta do Celso Rossi, que conforme a Ata da reunião em Tambaba, tem as mesmas idéias antiquadas de sempre, como a discriminação contra solteiros, que resultaram em tantas perdas, inclusive do naturismo organizado em Bahia. E, como sempre, com o olho no dinheiro dos outros.

Celso Rossi não é o fundador da FBrN, cujo tradição data de 1947. E é menos o herdeiro de Luz de Fuego, morto no Rio de Janeiro em 1967, do que de Carlo Ponzi, que morreu no Rio em 1949. Silvio Levy pagou uma pequena fortuna para tirar Celso da Colina do Sol. Achei muito; aprendendo mais sobre a figura, entendi que teria sido barato no preço.

Macular o nome do FBrN? Abandonou um amigo, e na hora de perigo. Só resta saber se a organização seja  apostata ou impostor: se abandonou bons princípios, ou se nunca os teve.

Abandonou os bons, abraçou os maus, e aceitou de volta os piores.

Há na eleição da Praia do Pinho um oportunidade de reverter o quadro antes que seja tarde. A FBrN poderia reconhecer seus pecados, fazer penitência, afastar as influências nefastas que tanto a atrapalhou durante as últimas 20 anos, e procurar um rumo ao futuro.

Se a imagem da FbrN esteja ruim, é porque reflete a realidade. Se esteja preocupada com sua imagem, porque acolher os que já estão na mira da Justiça, e abraçar os verdadeiros criminosos do caso Colina do Sol, contra quem inevitavelmente a Justiça e a imprensa vão se virar? A casa de Luz del Fuego virou a casa da Mãe Joana; a bandeira de igualdade foi trocado por a de exclusão; a liberdade de andar nu pelo libertinagem.

Se a FbrN quiser parecer pura, que limpe a própria casa, que se esforçasse a ser o que já foi meio século atrás, que parasse de servir como testa de ferro de negociatas.

Estão convocados para o Praia do Pinho, em 15 de novembro, as dez horas da manha.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"VERDADES QUE AS ROUPAS ESCONDEM - Uma Coletânea de Artigos Naturistas" - de Evandro Telles.


"VERDADES QUE AS ROUPAS ESCONDEM - Uma Coletânea de Artigos Naturistas" - de Evandro Telles.
Primeira obra brasileira a reunir reflexões de escritores naturistas nacionais e internacionais.
 
 
 
 A FBrN - Federação Brasileira de Naturismo e os naturistas do Estado do Espírito Santo têm a honra de convidar V.Sa. e familiares para o lançamento da obra
 "VERDADES QUE AS ROUPAS ESCONDEM - Uma Coletânea de Artigos Naturistas", de Evandro Telles.
Dia 26 de Novembro de 2009, quinta-feira, às 19:00 horas, no Salão Diamantina, Hotel Aruan, Av. Dante Micheline, nº 1497,
Praia de Camburi, Vitória, ES.
 

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Veias abertas no cerrado brasileiro

Por Laércio Júlio da Silva
26/10/2009
A história do nosso Cerrado, a savana brasileira, é pautada pela grandiosidade de sua flora e fauna mediadas entre desrespeito e o pouco conhecimento da maioria da população. Na verdade, os brasileiros conhecem muito mais a savana africana e sua fauna divulgada diariamente através de filmes, desenhos animados, seriados e “enlatados” sobre o mundo animal, do que propriamente sua irmã tupiniquim, tão rica ou mais do que sua igual siamêsa na época em que os continentes estavam juntos e a Terra se chamava “Pangea”.

Demonstrando cobiça e coragem que só a procura do ouro poderia incentivar, os bandeirantes iniciaram a aventura rumo ao Cerrado no Centro-Oeste brasileiro somente 90 anos depois do descobrimento. Os estados de Goiás e Tocantins, só foram alcançados em 1590 à custa da matança de civilizações indígenas, já que a igreja na época considerava os primeiros moradores de nossa terra um bando de “sem almas” que deveriam ser catequizados para que pelo menos não ardessem eternamente no fogo do inferno. Lavada em muito sangue derramado, o que não foi assassinado foi vitimado pela doença dos brancos. Relatos dessas viagens nos revelam como foi difícil “romper” esses desconhecidos e virgens sertões e suas veredas. A descoberta do Rio Araguaia, onde em suas margens há milhares de anos vivia a nação Karajás, só ocorreu por volta de 1618, depois de 28 anos de tentativas frustradas, inaugurando aí o genocídio dos povos do Cerrado. Destaque especial para o subsolo do Cerrado, especialmente a “corrida do ouro” que passou por Goiás nas mãos dos bandeirantes, culminando nas jazidas de ferro do Vale do Paraopeba (MG) entregues pelo golpe de 64 a Hanna Mining Co., que anteriormente ajudou a derrubar dois presidentes eleitos democraticamente: Jânio Quadros e João Goulart (fonte: As veias abertas da América Latina, Eduardo Galeano). Infelizmente, hoje o bioma já é reconhecido como um “hotspot”, expressão de alerta usada pelos ambientalistas como sinal de estado crítico. O bioma Cerrado está sendo desmatado numa velocidade muito grande e sem qualquer critério de manejo ambiental.

As principais atividades que destroem o Cerrado são: a caça esportiva e predatória; a falta de manejo de animais silvestres em locais hoje cortados por estradas de rodagem; o contrabando de animais, principalmente aves, que alcançam alto preço no exterior; a produção de carvão vegetal com o agravante do trabalho escravo e infantil; as monoculturas, principalmente soja; o garimpo; e a mineração predatória. O mais curioso é que até os anos 1970, era voz corrente que as terras do Cerrado eram consideradas ácidas e impróprias para a agricultura. Nas décadas de 1980 e 1990, pesquisas aliadas às novas tecnologias, fizeram com que a produção de soja no Brasil central, passasse a representar mais de 40% da produção nacional, tornando-se um dos principais itens da balança de exportações brasileiras.

Ao lado da grande biodiversidade, o bioma caracteriza-se como uma imensa caixa d'água no continente sul-americano, captando águas pluviais que abastecem nascentes que formam rios das bacias do Amazonas, Tocantins, Parnaíba, São Francisco, Paraná e Paraguai. Também pelos imensos aquíferos aqui encontrados, entre eles o Aquífero Guarani, o Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no continente.

Nos dizeres do próprio Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc “Há dez anos, segundo nossos dados, tanto na Amazônia como no Cerrado eram desmatados 20 mil quilômetros quadrados por ano. Felizmente, conseguimos, por meio dos programas tocados pelo governo, reduzir pela metade o desmatamento no bioma amazônico. A má notícia é que ainda não conseguimos fazer isso pelo Cerrado”. O estudo realizado em 2008 pelo IBAMA revelou que as perdas do bioma aproximam-se da metade de sua área original (2,03 milhões de quilômetros quadrados). A área transformada em pastagens e plantações é maior que a Venezuela ou equivalente a 1,5 vezes o tamanho da França ou, ainda, três vezes a área do Japão. Se fôssemos japoneses já estaríamos arrendando áreas em outros países para dar conta somente das atividades agropecuárias, principalmente para o plantio da soja.

Um capítulo à parte é a monocultura, em que a soja é a grande personagem, obedecendo os ditames do mercado internacional que impõem o que devemos exportar e produzir, tem decisivamente contribuído para abrir uma grande clareira no Cerrado brasileiro. Como a “corrida do ouro”anteriormente, a nova “corrida da soja” trouxe a mentalidade devastadora que esta enraizada nos brasileiros que vão tentar a sorte em áreas por “formar”. Uma área “formada” é um território totalmente devastado e pronto para o plantio, para orgulho dos produtores mal orientados e, na maioria das vezes, vindos de fora, em alguns casos desrespeitando as áreas de reserva legal e as matas ciliares sem consciência do mal que farão ao solo e as futuras gerações. Precisamos urgentemente encontrar caminhos para a exploração racional do solo, já que se trata de uma das maiores riquezas do nosso ecossistema. Além da fiscalização rigorosa, há de haver continuamente um esforço enorme de conscientização dos agricultores da região, no sentido de preservar o nosso produtivo e belo Cerrado.

Laércio Júlio da Silva é diretor da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e presidente da Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Gracias a la vida de Mercedes Sosa

Por Laércio Júlio da Silva

22/10/2009


A voz e o carisma de Mercedes Sosa impactaram a vida de várias gerações que sonham ainda hoje com uma América Latina unida e forte em suas tradições e alegrias vindas de um povo mestiço e que, esperamos um dia, seja extremamente altivo. “Duerme, duerme negrito...” ainda há de ninar por muito tempo a esperança dos que não conheceram sua obra e aos que futuramente se alegrarão com a voz maravilhosa de “La Negra”, como era carinhosamente conhecida na Argentina. Sua morte, no último dia quatro, rendeu manifestações de apreço e pesar que vão de Shimon Perez, Cristina Kirchner, Hugo Chaves até o mais humilde trabalhador. Pessoalmente, não poderia deixar de ocupar esse espaço “volvendo a los 17 después de vivir um siglo...”, deliciosa idade na minha juventude em que comecei a admirar a cantora que “sólo le pido a Dios, que el dolor no me sea indiferente, que la reseca muerte no me encuentre, vacío y solo sin haber hecho lo suficiente”, sendo assim definitivamente a vida de Mercedes não foi em vão e serviu para acalentar a todos que amam a liberdade. “Hermano dame tu mano vamos juntos a buscar una cosa pequeñita que se llama libertad...” Intérprete de grandes compositores como Violeta Parra, Sylvio Rodrigues e Pablo Milanes, presença constante no Brasil, gravou com Milton Nascimento, Beth Carvalho, Fagner e outros. Era fã de carteirinha da poesia de Vinicius de Moraes. De personalidade engajada, conceituava a importância do artista como força cultural e política na defesa dos interesses das classes menos favorecidas. Nos anos 70, ouvir Mercedes Sosa em nosso país era para poucos. Sem a internet para ajudar seu fã clube, em geral a musicalidade latino americana na época se resumia a uns poucos discos de vinil liberados pelos censores e outros que vinham escondidos do exterior, trazidos na bagagem por algum sortudo admirador. Rádio nem pensar... os ouvidos dos incautos ouvintes eram inundados com lixo estrangeiro alienante que propositalmente encobriam a magnífica efervescência musical da América Latina, incluindo aí também os músicos brasileiros mais talentosos.

Quando eu era ainda menino e o nosso atual presidente, então um sindicalista prestes a ser cassado pelo regime militar, “La Negra” esteve aqui para soltar seu grito de indignação. Numa de suas primeiras apresentações no Brasil, lá estava eu junto com outros companheiros em frente ao Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, arrecadando donativos para a manutenção da primeira grande greve de metalúrgicos do ABC que, naquela época, desafiava a repressão do sistema. A ditadura agonizava, mas ainda sofríamos grande represamento de informações, vinda da censura aos meios de comunicação que simplesmente ignoravam toda a movimentação cultural que vinha dos nossos irmão da América Latina. Por essa razão, pouco conhecíamos da fisionomia marcante de Mercedes. Me lembro que naquele momento, entre a venda de cartazes do “Che” e bônus da greve com objetivo de arrecadar dinheiro para a sobrevivência das famílias dos metalúrgicos, uma silhueta avantajada de mulher veio ao nosso encontro perguntando sobre os objetivos da campanha, sacando algum dinheiro brasileiro que ainda lhe restava nos bolsos para contribuir com o movimento. Indagando em espanhol, para espanto geral, percebemos tratar-se da “própria” em vida, que assim passou inesquecíveis momentos em nossa companhia, quase se passando por desconhecida do grande público que passava ao lado. Percebendo que ali se encontravam trabalhadores e estudantes que não tinham a mínima condição financeira para comprar um ingresso sequer, ao se aproximar do horário do início do show, convidou a todos que estavam ali para assistí-la no palco. Para os que presenciaram, foi um momento mágico e sempre lembrado na vida de cada um, já que ficamos na primeira fila a convite e com o manifesto carinho da maior entre as divas da música latina.

“Todas las voces, todas las manos, toda la sangre puede ser canción en el viento. Canta conmigo, canta hermano americano, libera tu esperanza con un grito en la voz!” Graças à vida que nos trouxe Mercedes Sosa!


Laércio Júlio da Silva é diretor da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e presidente da Associação Goiana de Naturismo – Goiasnat

www.goiasnat.com.br



"Não ande na minha frente, eu posso não te seguir. Não ande atrás de mim, pode ser que eu não te guie. Caminhe junto a mim e seja meu amigo."   Albert Camus

sábado, 17 de outubro de 2009

A nova Lei de Gabeira

Saiu no Painel da Folha de S.Paulo hoje:

Menos, menos. Dono da sunga mais famosa do final dos anos 70, Fernando Gabeira (PV-RJ) saiu em defesa de Eduardo Suplicy (PT-SP), que anteontem vestiu sunga vermelha no Senado a pedido do "Pânico na TV". "Quebras de decoro mais sérias foram absolvidas pela Casa recentemente", disse o deputado. Mas também puxou a orelha no senador: "Quem dá entrevista a humoristas está sujeito a fazer papel ridículo".

Palavras sensatos do homem de naturismo no Congresso! Realmente, quem entra na chuva está para se molhar.

Se você consente em falar com alguém como Pânico na TV, não importa se você colocar a sunga, ou não colocar a sunga, você vai sair ridículo do mesmo jeito.

Espero que os naturistas lembram esta nova "Lei de Gabeira" na próxima evento de naturismo - que seria dia 15 de novembro, em Praia do Pinho, conforme convocação do Presidente de fato e de direto.

Falando de qual,ele traduziu da revista N, uma cartilha sobre como lidar com a mídia. Típico de Dr. André, é uma resposta produtivo do desastre de Pânico na Praia, visando o futuro, em vez de tentando apontar dedos e colocar a culpa em outros.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Where are the children of Nemo?

see http://nudelife.ning.com/profiles/blogs/where-are-the-children-of-nemo

This text is originally published in Portuguese on the website of the Jornal Olho Nu (Naked Eye) - ediction number 107 from October of 2009. Read the original here.

Until the year of 2007 all the Brazilians happily celebrated on October 12th the Children's Day. Gifts were distributed, treats were made and the joy was in the air. All the Naturist areas was not different, a lot of joy and fun and too many children around.

This year the Brazilians also celebrated the Children's Day, there was many celebrations in everywhere, but Naturist areas ...

No official program was designed or carried out in any Naturist area in Brazil. No one simple note from the "self-called" Direction of the FBrN was made.

Read the text:



Where are the children of Nemo?


Nemo have seven children - a half Indian - half African guy that many people believe that is my brother. His skin color, face, hair style, physique, everything are very similar to me. Exactly two years ago, they - the children of Nemo - were all here, in my little farm, in a family gathering to celebrate the children’s day. (In Brazil the celebration of the Children’s Day is at October 12th)

What a joyful day. I remember that Nemo, the father of seven kids, spend all that day talking with me, promising, among other things, that some day he would be a naturist and that he, like everyone else in that day, would bathe naked in the stream. Nazareth, his wife, with the smallest child in her arms, was helping Eliane, my wife, to prepare the food for all that hungry kids. Children, ragged dressed, that usually are hidden only in his underwear and hers panties, were playing manjale (an Amazonian Indian game) and bathing in the cold and muddy stream’s water. But there was one child who removed the clothes and stood naked at the side of her father. The clothes, the rain, the heat and the humidity produced a lot of rashes in the body of that child. It, really, was a very poor family, and there were days that they had nothing to eat. And just in that day - The Children’s Day - our table was plentiful for all of them.

Balls, dolls, clothes... I do not know where, and how, Eliane found so many gifts to give to the children of Nemo.

Wow - she explained - "I always talk about these children with my friends, and that is the result of it.

I love these children. If I could, I would adopt some of them. "But my first priority was to feed all those children.”

And every time we went to my little farm, we are carrying bags of toasted bread for the kids. Moreover, Eliane had the idea of “charging” one admission fee (for all the Naturists that came here for the GRAUNA’s [Manaus Naturist Group] meetings) as one kilo of non-perishable food.

All the Naturists were working together (some of them bringing more than one kilo) and everything was delivered to the children of Nemo.

But from last year, this picture changed. The Family Naturism in Brazil had suffered a mortal attack and the presence of children in the Naturists Areas, after an absurd and untrue accusation of some “self called naturists” against the president of FBrN (Brazilian Naturist Federation), came to be questioned by the courts. It was the straw that was needed to bring down on the Naturism a lot of questions about involving the children in this lifestyle. And, because it, the Family Naturism started to be seen by the society as a breeding ground ready to encourage the practice of pedophilia and abuse against children. Give gifts, celebrate birthdays, or help and feed the malnourished children that surround the naturist areas, was seen as evidence of pedophilia and therefore punishable with prison.

Fearing about the children, the Family Naturism kicked. In GRAUNA, the reaction was immediately. The seven kids of Nemo were instructed to no longer attend to our Naturist site. Desolate, they started attending the nearby small farms, where they found a bunch of drunks, junkies and lots of sex. Eliane, concerned about the future of those children, tried to warn the parents without results.

The oldest girl of Nemo began to steal. Complaints against all the children of Nemo start to come from everywhere. Finally, the whole family disappeared. And anyone never saw the smile of those children again.

To illustrate this text I thought of putting a photo of the children of Nemo, collecting fruits with Eliane, at our small farm. In the photo that I have, those children was barefoot and in rags but were showing a huge smile and they were really happy. But my sense recommends me to applied black stripes on their faces to protect their identity and dignity. And this would leave hidden just what I was trying to show: the smile of the children of Nemo, collecting fruits in our Naturist place. It’s better to not put a photo, I thought…

And, as occurred with the Family Naturism, I gave up the idea. I gave up the children’s picture for this text. And I gave up with the children’s day for the GRAUNA.

Today we have a “Family Naturism in Brazil” without children. The naturism became an “adult’s only recreation” and, as a porn film, started to show at the opening the fateful message: "Forbidden for under 18”. For these things, and others, that I gasp when I read the official Naturist reports saying that the Brazilian’s Naturism is in its better phase. A phase of success! What a success...

Eliane and I are now at our small farm alone. Today is the Children’s Day. Our farm is empty. While I draft this text I can hear the laughter of kids playing in the neighborhood. Laughs of children mixed with the loud sound of the music that says: "Suck it! It’s grape!” (A Brazilian music that has one ambiguous lyric that could be talking about drinking a juice or doing an oral sex) Yelling of children mixed with the laughs of drunken people.

Today is the Children’s Day. My small farm has no more Children. The GRAUNA’s meetings have no more children… Where are the gifts? Where are the treats? Where are the smiles? Where are the children of Nemo?

* Carlos Sena
Member of Grauna Naturist Group
Manaus-AM
profsena@gmail.com

(sent on October 13, 2009)

Onde estão as crianças de Nemo? por Carlos Sena

http://www.jornalolhonu.com/jornais/olhonu_n_107/depoim.html


Onde estão as crianças de Nemo?
por Carlos Sena*
São sete as crianças de Nemo - um negão caboclo que muitos acham ser meu irmão. Cor da pele, rosto, cabelo, porte físico, tudo muito parecido comigo. Há exatamente dois anos atrás, elas - as crianças de Nemo - estavam todas lá, no Sítio Barcelona, num encontro familiar em comemoração ao dia da criança.
Dia alegre aquele. Lembro-me que Nemo, o pai das sete crianças, ficou de conversa fiada comigo, prometendo, entre outras coisas, que um dia ia ser naturista e que, como eu, iria tomar banho pelado no igarapé. Nazaré, a mãe, criança no colo, cuidava de ajudar a Eliane, minha esposa, a preparar as guloseimas para a meninada. As crianças, maltrapilhas, escondidas em suas cuecas e calcinhas, ficavam brincado de manjalé e tomando banho nas águas frias e turvas do igarapé. Mas, havia uma das crianças que se esquivava das roupas e permanecia pelada junto ao pai. As roupas, o calor e a umidade produzira um monte de assaduras no corpo da criança. A família era paupérrima e, dias havia que nada tinham para comer. E justo naquele dia - dia das crianças - a mesa estava farta.
Bolas, bonecas, roupas. Não sei onde, e como, Eliane arrumava tantos presentes para dar às crianças de Nemo.
Ah - explicava ela - "eu vivo falando tanto destas crianças para as minhas amigas, que o resultado é este.
Eu adoro estas crianças. Se pudesse, eu adotaria duas delas". Mas a sua prioridade maior era alimentar aquelas crianças.
E todas as vezes que ia ao Sítio Barcelona, levava sacos de pão torrado para a meninada. Aliás, foi de Eliane a idéia de cobrar como ingresso, um quilo de alimentos não perecíveis, durante os encontros do Graúna no Sítio Barcelona.
Todos colaboravam e tudo era entregue às crianças de Nemo.
Mas, a partir do ano passado, o quadro mudou. O naturismo familiar brasileiro havia sofrido um golpe mortal e a presença de crianças em áreas naturistas passou a ser questionada pela Justiça, depois de uma desastrada armação de alguns naturistas contra o presidente da FBrN. Foi a gota d'água que faltava para fazer cair sobre o naturismo uma enxurrada de questionamentos envolvendo as crianças. E o naturismo familiar passou a ser visto pela sociedade como um caldo de cultura pronto para fomentar a prática da pedofilia e de abusos contra a criança. Dar presentes, comemorar aniversários, e alimentar as crianças subnutridas, vizinhas de áreas naturistas, passou a ser visto como indício de pedofilia e, portanto, passível de prisão.
Temendo pelas crianças, o naturismo familiar retrocedeu. No Graúna, a reação foi imediata. As sete crianças de Nemo foram orientadas a não mais frequentar o Sítio Barcelona. Desoladas, passaram a frequentar os sítios vizinhos, onde grassa a bebedeira, a droga e o sexo. Eliane, preocupada com o destino das crianças, alertou os pais.
A mais velha começara a roubar. As queixas contra a criança vinham de todos os lados. Por fim, a família toda desapareceu. E nunca mais vimos o sorriso daquelas crianças.
Para ilustrar este texto pensei em colocar uma foto das crianças de Nemo, colhendo maracujá com a Eliane, no Sítio Barcelona. Na foto, as crianças, descalças e maltrapilhas, se mostram alegres e sorridentes. Mas, recomendável seria que eu lhes aplicasse tarjas no rosto para lhes proteger a identidade e a dignidade. E isto deixaria oculto justamente o que estava tentando mostrar: o sorriso das crianças de Nemo, colhendo maracujá no Sitio Barcelona. Melhor não, pensei.
E, como ocorreu no naturismo familiar, desisti da foto. Desisti das crianças. Desisti do dia da crianças em Barcelona. 
Hoje temos um naturismo familiar sem crianças. Um naturismo voltado apenas para adultos, como um filme pornô a exibir na abertura a fatídica mensagem: "Proibido para menores de 18 anos". É por essas e por outras que eu me engasgo quando leio reportagens naturistas afirmando que o naturismo brasileiro está na sua melhor fase. Uma fase de sucesso. Muito sucesso.
Eu e Eliane estamos agora no Sítio Barcelona. Hoje é o dia das crianças. Barcelona está vazio. Enquanto esboço este texto, ouço as risadas da meninada brincando no balneário vizinho. Gritaria de crianças misturada com o som alto do carro, cantando o forró "Chupa que é de uva". Gritaria de crianças misturada com as gargalhadas dos bêbados de plantão.
Hoje é o dia das crianças. Barcelona não tem mais crianças. Onde estão os presentes? Onde estão as guloseimas? Onde estão os sorrisos? Onde estão as crianças de Nemo?
*Carlos Sena
Membro do Grauna
Manaus-AM
profsena@gmail

(enviado em 13/10/09)

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA FBrN

Prezados dirigentes das entidades filiadas à FBrN,
Prezados Naturistas Brasileiros,

A Todos os interessados





Por meio dos dispositivos estatutários da Federação Brasileira de Naturismo - FBrN, segundo os Artigos 9, 12, 14, 15 e 20 do mesmo, incluindo os seus parágrafos e subitens, como Presidente de direito e de fato desta entidade, estou convocando todos os representantes das entidades filiadas à Federação Brasileira de Naturismo – FBrN (abaixo nominadas) para a Assembléia Geral Extraordinária, a se realizar de forma aberta também para ouvintes e convidados, no domingo dia 15 de Novembro de 2009, na Praia do Pinho, em área pública a ser definida no momento, Município de Balneário Camboriú – Santa Catarina, as 10:00 horas da manhã em primeira convocação com o quorum legal e as 10h30min da manhã independentemente de quorum, para deliberar sobre os seguintes assuntos:



1) Eleição para a nova diretoria da FBrN, nos cargos de: Presidente, Vice-Presidente, 5 membros para o Conselho Maior e 3 membros para o Conselho de Ética. Conforme os dispositivos legais de nosso estatuto, os cargos de Secretário, Tesoureiro e demais são de escolha pessoal do presidente eleito (Caput do Art. 14 _ A Presidência é o órgão executivo da FBrN, composto pelo Presidente, Vice-Presidente e Diretorias que o Presidente julgar necessárias.)



2) Posse imediata da nova Presidência, novo Conselho Maior e novo Conselho de Ética. Onde será assinada a Ata de passagem do cargo de Presidente para o Novo Presidente que a partir de então terá direito legal de assinar e representar legalmente a FBrN tanto em âmbito nacional quanto internacional.



3) Após a Eleição Geral e a Posse da nova diretoria, serão apresentadas à Nova Presidência e ao Novo Conselho Maior bem como ao Novo Conselho de Ética todos os argumentos de acusação e de defesa relativos as duas entidades suspensas da FBrN – Brasil Naturista e Colina do Sol. Quando será definido então pelo Novo Conselho Maior, ouvindo a opinião do Novo Conselho de Ética, segundo as disposições do Art 13 § 4° inciso G sobre a exclusão em caráter definitivo destas duas entidades. Decisão esta que será lavrada na ATA da referida Assembléia que será registrada no Cartório de Balneário Camboriú (único cartório que é oficialmente usado pela FBrN) pelo novo Presidente da FBrN.



Não existe qualquer possibilidade de inversão da referida ordem do dia e caso isto seja feito a Assembléia irá perder totalmente sua validade legal.



As Entidades oficialmente listadas como Membros Efetivos da FBrN com direito de Voto são: Associação dos Naturistas do Sul do Brasil – NatSul, Clube Naturista Pedras Altas, Associação dos Amigos de Galheta, Complexo Turístico Praia do Pinho, ONG Naturistas da Praia do Pinho, Associação dos Amigos da Praia do Pinho – AAPP, Associação dos Naturistas do Paraná – NatParaná, Associação dos Naturistas Cristãos, Associação dos Naturistas da Grande São Paulo – Sampanat, Associação dos Naturistas de São Paulo – Sampanu, Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros – YNAI-Brasil, Associação dos Naturistas do Litoral Paulista – NatLitoral, Associação dos Naturistas do Interior Paulista – NIP, Rincão Naturista, Mirante do Paraíso, Comunidade Naturista Encanto de Minas, Recanto do Paraíso, Centro Ecológico Hélio-Marinho – Jurubá, Associação dos Naturistas da Praia do Abricó – ANAbricó, Associação dos Naturistas da Região dos Lagos do Rio de Janeiro – NatLagos, Associação dos Naturistas de Minas Gerais – NatMG, Associação dos Naturistas do Espírito Santo – NatES, Associação dos Naturistas do Planalto Central – PlaNat, Associação Goiana de Naturismo – Goiasnat, Grupo Amazonense União Naturista – GRAUNA, Associação dos Naturistas de Santarém – SanNa, Sociedade Naturista do Pará – SONAPA, Sociedade Naturista do Ceará – SONACE, Sociedade Naturista de Tambaba – SONATA, Jornal Olho Nu e Associação Mundo Nu.



Devido à suspensão as entidades Clube Naturista Colina do Sol e Brasil Naturista estão convocados exclusivamente para apresentarem seus argumentos de defesa e caso não se façam presentes na referida Assembléia, eles estarão aceitando como fatos verdadeiros todos os argumentos apresentados pela acusação e confirmando que não pretendem mais continuar como membros da Federação Brasileira de Naturismo.



As entidades Colina dos Ventos e MDM Naturs não foram oficialmente filiadas à FBrN por não terem sido devidamente registradas pelo presidente de Fato e de Direito e portanto não poderão votar nem serem votadas, no entanto, poderão estar presentes à referida Assembléia para apresentarem seus pedidos de filiação à FBrN cujos quais o novo Presidente da FBrN poderá deliberar livremente.



Lembramos que segundo o nosso Estatuto Oficial, Art. 9º § 2º _ A Assembléia Geral somente poderá deliberar sobre os assuntos constantes dos respectivos editais de convocação, não sendo válidas resoluções tomadas em contrário a este dispositivo. E, portanto, nenhum assunto fora os acima listados será debatido na referida Assembléia.



Os candidatos apresentados são:



Cargo de Presidente da FBrN: Sr. José Antonio Tannus e Sr. Ricardo Duarte Fonseca

Cargo de Vice Presidente da FBrN: Sr. Jorge Bandeira do Amaral

Cargo de Membro do Conselho Maior: Sr. Pedro Ricardo de Assis Ribeiro, Sr. Arnaldo Soares, Sra. Miriam Lúcia Zorzella Di Dio, Sr. João Carlos Lima de Souza e Sr. José Mariano da Silva

Cargo de Conselheiro de Ética: Sr. Valdir Ney Hardtke de Melo, Sr. Cesar Fleury de Moraes e Sr. Carlos Sena.



Também fica decidido que todas as entidades só serão consideradas presentes caso o legítimo representante legal desta entidade esteja presente fisicamente na referida Assembléia, ou houver dado uma procuração legalmente registrada para que outra pessoa vote em nome de sua entidade, fica ainda restrito que cada pessoa presente só poderá votarem seu próprio nome (caso seja um representante legal de uma entidade) e em nome de mais 1 (uma) procuração, não sendo valido o voto por mais de uma procuração para a mesma pessoa fisicamente presente.



Não serão aceitos votos ou manifestações virtuais, por telefone, email, vídeo conferência ou qualquer outro meio não presencial.



Com as melhores Saudações Naturistas,



Dr. André Herdy

Presidente da FBrN



Comunicado oficial, enviado no dia 15 de outubro de 2009, respeitando o prazo de 30 dias de convocação prévia para a Assembléia Geral Extraordinária.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Official Note from the PRESIDENT of FBrN (Brazil) to the INF-FNI


From Dr. Andre Herdy
President of FBrN
Dear Sieglinde Ivo,
President of INF-FNI

I would like to officially give you a copy of the notification that I registered under Brazilian law in order to maintain rights here.
Through this notification I am trying to re-establish the legality of the FBrN that since December 2007 has been in total disagreement with the the organization's statute, and also in disagreement with Brazilian law.

The fact is that, after many lies and personal attacks against me made by people from CNCS (Colina do Sol Naturist Club); people with malicious intents; that are far from following the statutes of the FBrN and of the INF-FNI; people who do not respect others; people which discriminate against poor people; people who use physical aggression and lies to stay in power; people who deceive and steal money from unsuspecting foreigners who visit that naturist area: they found a way to put me in jail for 13 months, before I could put them them there first.

The courts overcame these lies and I’m in freedom since last January and now, after I re-started my own life, I took a look at the FBrN legal situation.

In December 2007 we had 35 entities affiliated with the FBrN, we had 9 official naturists beaches, we had 5 new groups in the process of being registered with us and we had the promise of a New Naturist Beach in the state of São Paulo, and also one city in Northeast Brazil (in the state of Rio Grande do Norte – near Tambaba) was interested in the idea of creating a Naturist district like Cap D'Agde (France) or Vera (Spain). The Mayor of this city was in advanced talks with me and was planning to officially launch this district before the Congress in 2008. His goal was to have a lot of publicity and the official presentation of this project during the INF-FNI Congress in Tambaba. This would be the first real “naturist city” in the Americas, using public streets, public places and private homes, hotels, restaurants, stores… exactly as it is in Cap D’Agde. This Mayor is also a Naturist and he knows many naturist places around the World and was willing to create this thing in Brazil.

It is also important to tell you that my Director of Sports (Ricardo Duarte) was in advanced negotiations with Petrobras (the 5th largest oil company in the world and the largest in Brazil) to have them sponsor our First Naturist Olympics Games in Brazil. Our goal was to create a way to encourage Sporting Naturist Events and also improve our life-style's image (especially we were thinking of having championships in soccer, volleyball, swimming, running, surfing and some types of gymnastics).

We were planning this as a way of having official support for doing this event every year for 5 years at least, and that the winners could participate in international events such as the INF’s Swimming Gala.

I don’t need to tell you that, after all they have done to me, all contacts were lost and all plans were postponed. Today there is no possibility of Petrobras supporting this project, the Mayor of that city also decided to make his investment in other projects and abandoned the Naturist Project in that city ... It’s impossible to quantify all that we lost. (And when I say “we” I mean all the Naturists in the World!)

But there are worse things!
The 5 groups that were being created were lost and there are no more chances to start them again - right now.
Of the 35 entities that we had in 2007, today there are only 18 etities (counting the 2 new that appears)! And I need to tell you that of these 18 entities, eight are commercial entities without affiliate members, and that 2 are just virtual web sites!

We lost groups in many states (I can say that we lost all the groups in 6 of the 27 states from Brazil), and we also lost 2 official naturist Beaches!

The Brasil Naturista website is controlling Brazilian Naturism (he has 45% of the votes in the FBrN and he is only one person!) and is giving the INF Card as a gift to anyone in the World that make an annual subscription to his site.

I know that you cannot read Portuguese, but that site is not focused on details or text about naturism, the site focuses on photos and videos of naked people.
In my opinion that site is far from real naturism because it just attracts voyeurs and exhibitionists ... Besides the fact that he is answering to 10 court cases for improper use of images (pictures and films that he made of people without permission and then sold through his site and magazine).

He also elected himself the “President of the FBrN Ethics Council” and also included in the FBrN a Travel Agency that says that it needs to sell “swing facilities” because “naturism doesn’t make a profit” (this is the newest member of the FBrN and is also among the 18 current members), and also, believe it or not, he put the owner of this Travel Agency as another member of the “Ethics Council”… By FBrN rules, the Ethics Councils has 3 members, and by doing this, he controls the Ethics of the Federation and can decide if someone can remain a member or not.

Also the Youth Group that I created here was totally destroyed. Unfortunately we lost the group and from those 800 members that we had in 2006 and 2007, now, I can say that 60 (or less) still continue as a members of another Naturist group. The reason for that is easy. They (Brasil Naturista and Colina do Sol) said that the creator of this group (me) was a pedophile and that this group (YNAI-Brasil) was for pedophile proposes… The youth are afraid of it and, of course, got away from anything that is called “naturism”… Some of them, who really know me, and know the truth, got away from the FBrN because they know the behavior of the gang that is in power. Anyway, we lost the youth!

In the attachment you can see the list of FBrN members in 2007 and now.

The FBrN headquarters are now at the (not official) President’s home, but I was also in contact with the Brazilian’s Congresses (Senate) to receive a official collaboration ($) to build a Headquarters for the FBrN (probably at the Encanto de Minas Naturist Village in the state of Minas Gerais, in the center of Brazil). We lost it!

Please, read the message below and reach your conclusions about what INF can and should do with it! 
 
If you want more information in English, you can contact Mr. Richard Pedicini, American, journalist, philosopher and member of FBrN by the email: richard.pedicini@... , or Mr. Silvio Levy, Brazilian, mathematician, living in California - USA by the email: levy@... , (he is the owner of 40% of the property of Colina do Sol) , or Ms. Barbara Anner, American, retired, also charged with me for the facts that never occurred and that is, currently, in California - USA, by the email: NUDEBARB@...


With the best Naturist Regard

Dr. Andre Herdy
The REAL President of FBrN
 
------------------------------------------------------------------------------------
 
Registered at the Notes’ Office of Bal. Camboriu City in October 1st of 2009

In the 10th Brazilian Naturist Congress held at Abrico’s Beach in 2006 was elected the board of FBrN of which I, Andre Ricardo Lisboa Herdy, Brazilian, Dentist, born in Rio de Janeiro in November 1972, was elected President; and as the vice President was elected Mr. Elias Alves Pereira, a Brazilian entrepreneur born in the state of Minas Gerais; and for the position of 1st Secretary Mrs. Kelli Franca Steffens, Brazilian, self-employer, born in the state of Santa Catarina.


According to the Statutes of FBrN we have the following items:


Article 9 § 2 _ The General Assembly shall discuss only the subjects that was listed in the respective note of convocation and is not valid any resolutions done against to this article.


Article 12 _ The General Assembly can decide, on an exceptional basis and if it was a special convocation for it, about:

a) Approve amendments to this statute and to the "Ethical Standards of the Brazilian Naturism";
b) Approve nominations for Honorary Members;
c) Dismiss the President or the Vice-President;
d) Remove members of the Staff.

§ 1 _ the note of convocation shall be done by the President, by all the members of FBrN’s Council or by a third part of the voting members of the Federation;
§ 2 _ for the deliberations on the above items "b" and "d", it is necessary a minimum quorum of half part plus one of the voting members, acting on a simple majority;
§ 3 _ for the deliberations on the above items "a" and "c", it is necessary a minimum quorum of three fourths parts of the voting members that can vote by simple majority, or the half part plus one that shall vote in unanimity.


Article 14 _ The Presidency is the executive board of FBrN and is composed by the President, Vice-President, and also by any other members that the President says that is necessary. 

§ _ The President:
a) Manage the entity, to reach the FBrN’s objectives; he shall represent the FBrN, in and out of any court, personally or through a legally appointed attorney;
b) He can appoint, dismiss or suspend members of the Federation;
c) He is the only one who sign any documents on the behalf of the Federation, and, when duly authorized by the FBrN Council, can make any contracts;
d) He can do, delegate or undo acts or functions that are necessary for the performance of his duties, which are not the exclusive competence of the General Assembly or of the FBrN’s Council.


Article 15 _ the Vice-President shall replace the President when the President request it, or when is requested by the FBrN’s Council after one case of vacancy.


Article 20 _ The FBrN shall held each year a National Meeting, opened to each one that wants to be there, led by the President of the Federation or by one person designated by him, at which can be lectures and debates promoting and defending the true naturist philosophy.

Knowing that on December, 11 of 2007 the supposed General Assembly was not invited  in accordance with the Brazilian’s Law that say that any note of Convocation shall be done 30 days before; knowing that in that supposed General Assembly were not physically present 30% of the members of the FBrN; it’s became NULL such meeting;

Considering that all resolutions of the following meetings were also invited in an irregular bases and held throw the Internet in a virtual way (which is not provided in our Statutes) all those meetings also become null in theirs effects;

Considering that the minutes where I was supposedly removed from the presidency (when a problem occurs that created one impossibility to me to use my Authority) was not recorded at the official FBrN’s Notes Office, it’s makes this minutes null and without effectI am the President of FBrN by the fact and by the law, and as I didn’t send a note of Convocation for one Election therefore the event held at Mirante do Paraiso in March of 2009 can not be considered official and by that this self-called FBrN’s Board is NULL and illegal;

Taking also into a consideration that the event in March of 2009 was done in contradiction to the Article 20 of our statutes; it was held behind closed doors preventing some interested people to be present, was not directed by the President of the Federation and not by the person designated by him to direct it, that event becomes NULL.


By this notification I announce that any activities made by the FBrN, any vote done in it, or by it, any sign gave as of the FBrN, and any decision made since December 11, 2007 is not validated, all the documents have no legal value, no election have public acceptance and also any activity scheduled for the next few days will have legal validity because was not schedule by the President of FBrN or informed by the legal Secretary of FBrN.


As the first act, of an urgent matter, I declare suspend, as an emergency, all the INF’s Cards (Naturist Passports) distributed by the Brasil Naturista and by Colina do Sol, its also unavailable the votes of such entities until a final decision of the new FBrN’s Council that will be created after a new election that will be invited by me in the official way. This decision was done in accordance with the subsection B of the article 6 and with the subsections B, D, E and F of the Article 7 of our Statutes. This decision is not an exclusion (they are not removed from the FBrN), this is only a suspension in an emergency and will be give all the rights to debate it and to defend of the suspended members when we will talk about this in the new General Assembly that I’ll be inviting.


It’s canceled, the General Assembly scheduled for the beach of Tambaba in the next October, 2nd and following days and I’m inviting a General Assembly to be held at the FBrN’s Headquarters in Praia do Pinho at Bal Camboriu, at 10:00 AM of November 15, 2009 in the first call or in one second and last call at 10:30 with any number of members for new elections and deliberations on the following topics:


1) General Election for the FBrN: Positions of President, Vice-President, FBrN’s Council and for the Board of Ethics.

2) Official certification that the new elected Presidency, new elected Council, Staff and new elected Board of Ethics will now is the new direction of the FBrN;

3) After the General Election and Certification of the new board, it will be submitted to the New Presidency, to the New FBrN’s Council and to the New Board of Ethics all the arguments against and in the defense on the two entities that are suspended from the FBrN – Brasil Naturista e Colina do Sol. When will be defined by the FBrN’s Council, hearing the opinion of the New Board of Ethics, under the provisions of the Art 13 § 4 subsection G the final and definitive exclusion of those two entities.

I’m giving 10 days from today to anyone present themselves as a candidate for the election, with the fact of not being accepted applications or indications made by or for the names from the suspended entities of FBrN. In 10 days will be presented all the showed candidates and will be no other possibility of new names be submitted after that day.

No more for this moment,

With the Best Naturist Regard
Dr. Andre Herdy
President of FBrN


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Reflexões sobre texto “O Naturismo” de Adriano Facioli.

No blog "Inquilinos do Além" existe uma postagem muito interessante sobro "O Naturismo" http://inquilinosdoalem.blogspot.com/ de Adriano Facioli.

O texto relata a experiência do autor com o naturismo e apresenta algumas reflexões. Alguns dos seus comentários e reflexões suscitaram comentários de membros da lista de discussão "Peladistas Unidos", principalmente quanto à sexualidade e o comportamento em publico. Em um trecho o autor comenta:



E os naturistas, obviamente, também têm seus tabus. A maioria jamais reconhecerá que a excitação sexual existe e desempenha papel relevante em sua prática.
...
Eu não deixava de perguntar: "O fato de estar sem roupa em meio a tantas pessoas sem roupa não lhe desperta qualquer tipo de excitação sexual? Ver pessoas sem roupa, e muitas, possuidoras de atrativos sexuais, também não é prazeroso?". A maioria das respostas era negativa. Gostavam de ressaltar que este componente praticamente inexistia. Salientavam a liberdade e o prazer de sentir a água do mar, o sol e o vento no corpo todo. Não tenho dúvidas, isso também pode ser muito prazeroso. Mas aí me surgia uma outra pergunta: "Então por que não fazer isso somente em meio a pessoas íntimas ou em uma praia deserta, por exemplo? Se você fosse cego, viria aqui expor-se nu em meio a estranhos? Não há prazer em ver e mostrar os genitais publicamente? E este prazer, o qual vocês relatam, não possui qualquer componente sexual?". Alguns sofisticavam sua argumentação, outros nem disso eram capazes. Os primeiros iam além: "Há uma sensação muito grande de liberdade, de natureza, e por que não dividir isso com outras pessoas, mesmo desconhecidas, que se sentem da mesma forma?". E aí reside uma concepção muito comum ao senso comum: a de que a natureza é sempre boa, suave e saudável. Havia algumas pessoas que portavam uma pulseira, promocional da praia, na qual era bem legível: 100% natural. Mas se fosse tudo natural, não haveria problema algum com ereções explícitas, masturbações, ou seja, qualquer ato sexual ostensivo e público, além das atividades fisiológicas que devem ser feitas junto ao vaso sanitário.
Claro que isso causo alguns comentários. Gostaria de destacar um desse comentário do no querido Carlos Sena ( um dos co-autores desse blog)


Adriano, meus avós andavam nús pela terra junto com outras pessoas de sua comunidade. E pelo que sei, não viviam tendo ereções, nem se masturbavam em público, nem se entregavam a surubas por causa da sua nudez. Eles eram índios da Amazônia.


Isso que você argumenta também se aplica à eles ou só aos civilizados? 
Carlos Sena 
Um indio-descendente naturista, em busca da nudez perdida



A resposta Adriano Facioli foi muito interessante:




Isso se aplica a todos nós, pois onde há cultura humana, há regras, normas. Logo, não existe a possibilidade do naturismo estimular o caos social. Pelo contrário. Os naturistas possuem um rígido e sólido código de ética. Voltar ao mítico estado de natureza, por outro lado, nem mesmos sociedades indígenas, primitivas, são capazes. Sendo humanos, somos seres da cultura. Logo, regrados, compromissados uns com os outros: humanos.


Um grande abraço...
Espero estar contribuindo positivamente para as reflexões naturistas...



Só um comentário final ao caro Adriano, a maiorias das praias naturistas permitidas ou toleradas não são de fácil acesso e isoladas do grande publico. As comunidades e clubes naturistas são fechados ao publico em geral. A maioria dos naturistas detesta a sensação de estar na "National Geografic" como pingüins, focas ou baleias a serem observados por câmeras, binóculos e filmadoras. Sem falar daquelas figuras malucas que ficam nas pedras da praia do pinho.



Para aqueles que desejarem participar da lista de discussão "Peladista Unidos" inscreva o seu email no quadro abaixo.






Grupos do Google
Participe do grupo Peladista Unidos
E-mail:

Visitar este grupo

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Rede TV reprisa hoje Panico na TV

Rede TV reprisa hoje Panico na TV com as panicats nuas em Tambaba. Sem tarja?

09/10/2009 - 08:42:00 -

http://www.tudoagora.com.br/noticia/22996/Rede-TV-reprisa-hoje-Panico-na-TV-com-as-panicats-nuas-em-Tambaba-Sem-tarja.html

Volta ao ar hoje a matéria na praia de nudismo. Campanha na internet pede video sem tarja


A Rede TV reprisa hoje à noite a matéria de Christian Pior com as panicats Juju e Nick realizada durante um congresso de naturismo na praia de Tambaba.

As duas panicats ficaram nuas na praia de Tambaba e o material foi exibido no último domingo gerando uma procura imensa pelos vídeos sem as tarjas pretas na internet.

O diretor do programa Alan Rapp prometeu via twitter uma campanha para que os internautas votassem pela exibição do vídeo sem tarja no site do programa. Até hoje a campanha ainda não foi ao ar.

Quem está feliz com toda essa repercussão é a prefeitura de Jacumã na Paraíba onde fica a praia de Tambaba.

Na internet circulam fotos feitas com celulares que mostram as panicats sem tarja porém com adesivos nas partes íntimas.

Alguns blogueiros reclamam em seus blogs alegando que o programa perde a credibilidade ao fazer uma matéria numa praia de nudismo utilizando esse tipo de tapa sexo nas reporteres, diferente do que aconteceu na reportagem com a Mulher Samambaia em 2008.

Carta do Presidente José Tannus da FBrN


2009/10/9 Presidência FBrN <presidencia@fbrn.org.br>
Senhor Carlos Sena,

Temos a esclarecer o seguinte:

1)       A FBrN não negociou em nenhum momento a participação do programa Pânico da TV, no VII ENCONTRO.
2)       Somente fui informado da presença deste programa quando da sua chegada, pela Secretária de Turismo da Prefeitura, quando inclusive coloquei minha posição contra este programa, visto que minha família já foi vítima do mesmo.
3)       Tentei reverter a situação, porém as condições não mais permitiam, e o impedimento poderia ser mais danoso, visto se tratar de local público.
4)       O que é mais danoso, não foi nem o programa em si, que se trata de um programa típico de deboche (nem mesmo é humor), mas sim da indignação de pessoas presentes na praia que se sentiram constrangidas com a presença de pessoas vestidas e mais ainda de uma câmera.
5)       Para isso estamos elaborando uma resolução, nos mesmos moldes que utilizamos no Goiasnat, para orientar as associações no que se refere às tratativas com os órgãos de mídia. Todos poderiam em lugar de criticar, ajudar na elaboração desta resolução. Isso sim poderia ser um trabalho em prol do naturismo

As pessoas ao comentar a “conivência”  da FBrN, deveriam antes verificar a verdade e procurar não criar, desculpe o trocadilho, mais pânico ainda.

Temos pautado nossas ações pela transparência e pela consulta sistemática de nossos conselheiros e de nosso querido vice-presidente, Jorge Bandeira, seu conterrâneo e que pode inclusive confirmar isso.

Acabamos de realizar mais um Encontro de sucesso e uma Assembléia Geral Extraordinária, em que muitas decisões foram tomadas. Se ainda não divulgamos é porque estamos aguardando o parecer de todos os presentes sobre a redação da Ata, o que deve ser feito ainda hoje. Portanto mais transparência e mais democracia do que isso, seria impossível.

Por outro lado tenho visto que existe várias pessoas, que poderiam estar colaborando com a FBrN, ou principalmente, com as associações, porém não o fazem. Temos pouquíssimas pessoas dispostas a levar adiante o naturismo brasileiro. E estas pessoas estão sendo rotineiramente massacradas por um grupo, que desculpe as palavras, até hoje não deu as caras para mostrar o que podem fazer.

Criticar e apontar erros é muito fácil. Mostrar soluções e ajudar dá trabalho, exige compromisso e exige que se saia de trás do teclado para a vida real. Como disso nosso querido Jorge Bandeira, se eu fosse esperar que não houvesse erros, não me filiaria a nenhuma organização.

Estamos vivendo um momento impar no naturismo brasileiro, quando ao contrário do que se diz, temos tido grandes avanços. Não podemos ficar maximizando os problemas e minimizando nossas conquistas. Conclamos a todos os naturistas a trabalharem em prol do naturismo brasileiro. Isso não quer dizer simplesmente que aceitem as decisões da FBrN. Mas que participem, dê soluções, ajudem as associações locais. É disso que estamos precisando.

Conto com o apoio de todos ao naturistas brasileiros para podermos ir em frente.

Obrigado a todos!

José Antônio Ribeiro Tannús
Presidente da FBrN


"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente" (INF-FNI, 1974, Definição de Naturismo)