segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Chegando ao fim?

Hoje a Mma juíza Ângela Martini, responsável pelo caso Colina do Sol emitiu uma nota de expediente - disponível por completo no www.calunia.com.br - em que ela pergunta se a promotora insiste em mais um laúdo sobre a máquina fotográfica de Fritz Louderback, e dizendo que:

"Saliente-se que o feito tramita há bastante tempo e deve se dirigir ao fim o mais breve possível ..."

Num depoimento na processo que Cristiano Fedrigo move contra RBS, o editor de jornalismo explicou a metodologia jornalista: não verificam nada que a polícia fala, simplesmente colocam no ar - pois há muitas materias para cobrir.

Bem, isso explica muita coisa. Sempre disse que o caso Colina do Sol não teria aguentado uma examinação mínima. Mas ainda assim, me confesso um pouco surpresa, ouvir que não recebeu examinação nenhum.

Também, o editor explicou que a imprensa está lá para a prisão porque foi chamada pela polícia, e entrou na casa do Fritz porque a polícia franqueou a entrada.

O que isso significa? 

A fim da paciência é um bom sinal. Esta última pedido de laudo está pendente desde junho de 2010,  e foram feitos pedidos semelhantes desde 2008. Para quem é inocente e alvo de um processo, a demora - que parece em Brasil tanto a defesa quanto a promotoria conseguem esticar quase que eternamente - é uma tortura lenta.

Não há evidência no processo que sustenta qualquer das acusaões feitas pela corja da Colina do Sol.

O que acontece, então, com um veredito de inocente?

Felizmente, o crime de denúncia calunioso, está bastante longe de caducar. O caso está, de longe, o pior crime de imprensa na história no Brasil, e haverá clamor público para uma punição exemplar para os resposáveis, para que estes crimes, tão comuns, parassem de acontecer.

Os provas são tão claras das motivações mesquinhas da corja da Colina - vingança, escapar de pequenas dívidas, o medo de ter as fraudes de terras expostas - que, junto com o histórico de se reunir para expulsar sócios sobre infrações imaginárias - que é de esperar que esta gentalha desuda, trocará a Colina do Sol pelo banho de sol.

Nenhum comentário: