sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Carta do Presidente José Tannus da FBrN


2009/10/9 Presidência FBrN <presidencia@fbrn.org.br>
Senhor Carlos Sena,

Temos a esclarecer o seguinte:

1)       A FBrN não negociou em nenhum momento a participação do programa Pânico da TV, no VII ENCONTRO.
2)       Somente fui informado da presença deste programa quando da sua chegada, pela Secretária de Turismo da Prefeitura, quando inclusive coloquei minha posição contra este programa, visto que minha família já foi vítima do mesmo.
3)       Tentei reverter a situação, porém as condições não mais permitiam, e o impedimento poderia ser mais danoso, visto se tratar de local público.
4)       O que é mais danoso, não foi nem o programa em si, que se trata de um programa típico de deboche (nem mesmo é humor), mas sim da indignação de pessoas presentes na praia que se sentiram constrangidas com a presença de pessoas vestidas e mais ainda de uma câmera.
5)       Para isso estamos elaborando uma resolução, nos mesmos moldes que utilizamos no Goiasnat, para orientar as associações no que se refere às tratativas com os órgãos de mídia. Todos poderiam em lugar de criticar, ajudar na elaboração desta resolução. Isso sim poderia ser um trabalho em prol do naturismo

As pessoas ao comentar a “conivência”  da FBrN, deveriam antes verificar a verdade e procurar não criar, desculpe o trocadilho, mais pânico ainda.

Temos pautado nossas ações pela transparência e pela consulta sistemática de nossos conselheiros e de nosso querido vice-presidente, Jorge Bandeira, seu conterrâneo e que pode inclusive confirmar isso.

Acabamos de realizar mais um Encontro de sucesso e uma Assembléia Geral Extraordinária, em que muitas decisões foram tomadas. Se ainda não divulgamos é porque estamos aguardando o parecer de todos os presentes sobre a redação da Ata, o que deve ser feito ainda hoje. Portanto mais transparência e mais democracia do que isso, seria impossível.

Por outro lado tenho visto que existe várias pessoas, que poderiam estar colaborando com a FBrN, ou principalmente, com as associações, porém não o fazem. Temos pouquíssimas pessoas dispostas a levar adiante o naturismo brasileiro. E estas pessoas estão sendo rotineiramente massacradas por um grupo, que desculpe as palavras, até hoje não deu as caras para mostrar o que podem fazer.

Criticar e apontar erros é muito fácil. Mostrar soluções e ajudar dá trabalho, exige compromisso e exige que se saia de trás do teclado para a vida real. Como disso nosso querido Jorge Bandeira, se eu fosse esperar que não houvesse erros, não me filiaria a nenhuma organização.

Estamos vivendo um momento impar no naturismo brasileiro, quando ao contrário do que se diz, temos tido grandes avanços. Não podemos ficar maximizando os problemas e minimizando nossas conquistas. Conclamos a todos os naturistas a trabalharem em prol do naturismo brasileiro. Isso não quer dizer simplesmente que aceitem as decisões da FBrN. Mas que participem, dê soluções, ajudem as associações locais. É disso que estamos precisando.

Conto com o apoio de todos ao naturistas brasileiros para podermos ir em frente.

Obrigado a todos!

José Antônio Ribeiro Tannús
Presidente da FBrN


"Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente" (INF-FNI, 1974, Definição de Naturismo)

Nenhum comentário: