sexta-feira, 2 de maio de 2014

Outra corrida: Bare Dare 5K na Flórida

Domingo acontece outra corrida nudista nos EUA, a Bare Dare 5K no resort de Caliente, na Flórida. Como o Bare Burro Run no Olive Dell Ranch na California, será a quinta edição da corrida.

A corrida tem apoio oficial, aparecendo no calendário de turismo do condado de Pasco. E talvez como resultado, tem cobertura na mídia mainstream e especializada de corredores.

O que significa um evento destes para naturismo? Traz gente nova, e a introduza ao naturismo:

Sometimes friends say they’ll tag along, but won’t run or take off their clothes. That usually doesn’t last.

“By the time it’s time to run,” Simonson says, “we’ve never had anyone not participate — or, more importantly, not enjoy it.” (Ticket Sarasota)

Ainda mais, não é um oportunidade de lucro, mas de marketing:

At a time when race entry fees have escalated rapidly in the endurance sports world, with some events now charging for parking and offering little in terms of free refreshments, the Caliente Bare Dare 5K might be the best value in the industry. The race entry fee also grants runners admission to Caliente for the day, along with post-race refreshments poolside, awards to the top 25 male and top 25 female finishers, and soft, fitted T-shirts uncluttered with sponsor logos on the back. - nuderaces.com

O evento brasileiro mais semelhante é o campeonato de surf naturista de Tambaba. As secretarias de turismo municipais e estaduais ajudam na divulgação (não é um bom ideia por dinheiro na mão de naturismo organizado no Brasil, especialmente dinheiro público). O campeonato de Tambaba é oficial porque faz parte do calendário da federação estadual de surf, com pontos que valem no ranking. E o evento é visual, que ajuda atrair a mídia.

Ouvimos aqui que elementos locais da FBrN tentaram impor "regras de ética naturista" no campeonato de surf na Praia do Pinho em janeiro, espantando exatamente quem o evento pretendia atrair, e o gerenciamento da área naturista comercial na praia colocou os "fiscais" para correr. Bom para a Praia do Pinho, e bom para naturismo brasileiro.

Ou o naturismo é uma pequena comunidade virada para o próprio umbigo, ou quer crescer. Eventos como um corrida de 5 km são ideias para trazer pessoas novas. É uma distância curto o suficiente para que quase qualquer um pode fazer, mas comprido o suficiente para que o que importa é chegar, não em quanto tempo leva. Bom lazer participativo, algo que o campeonato de surf não é, numericamente.

Porque ninguém faz nada semelhante aqui?

Nenhum comentário: