sábado, 12 de fevereiro de 2011

Macaco vê, macaco faz

Com o Congrenat para acontecer mais uma vez em Praia do Pinho, 26-27 de fevereiro, naturismo organizado merece ser revisto, especialmente a histórico da FBrN.
Congrenat será 25-26/02/2011, Praia do Pinho

Vendo a trajetória empresarial de Celso Rossi, a repetição é a tema mais constante. Em Praia do Pinho vendeu o direito de construir em terras do qual ele não era o dono; em Pedras Altas, "concessões" até 2010 em area de preservação ambiental permanente onde construção era vetada; e depois, os múltiplos estelionatos de Colina do Sol, tudo escondido e confundido atrás das identidades múltiplas de Naturis, Colina do Sol, Sol de Colina, FBrN, Ocara, FBrN, Brasil Naturista, etc.

Esta pobreza de imaginação faz a gente questionar: de onde esta única idéia? Um momento inusitada de criatividade?

"The Nudist Ideia"

Recebi semana passada o livro "The Nudist Idea", de Cec Cinder, e folheado seus quase 700 páginas, encontrei a figura de Ilsley Boone, o "Tsar de Naturismo Americano", que se apoderou do naturismo no país, e institucionalizou seu controle. Parece o modelo que Celso Rossi seguiu.

As diferenças são que Ilsley Boone tinha uma carreira expressiva antes de descobrir naturismo, inventando o ramo de filmes documentários escolares, e também alcançando sucesso como pastor protestante.  Também Boone se formou numa universidade da primeira linha, Brown, e depois tirou duas diplomas em teologia, inclusive um de mestrado. Rossi estudou direito - nunca ouvi se ele se formou - e depois foi trabalhar com papai..

Primacia inventada

Cinder dissecta a afirmação de Boone sobre como ele conheceu nudismo, a partir de uma matéria no N.Y.Times em 1929. A matéria é verdadeira, mas de 1931; Cinder que escreveu antes de índices online aponta um série de outros detalhes que
"não bate com os fatos - pelo menos cronologicamente - e a cronologia é essencial quando pleitando prioridade, como Boone estava fazendo com Kurt Barthel pelo título de "Pai de Nudismo Americano".
Quando comecei aprender um pouco de naturismo brasileiro, alguém que tinha lavado suas mãos da FBrN me apontou que Celso Rossi se apresenta como fundador do Praia do Pinho, mas também conta que sabia da praia por meio de uma máteria na revista Manchete. Ora, este argumentou, se já estava na revista, existia antes de Celso Rossi.

Boone foi visitar áreas naturistas em Alemanha no meados de 1931, e voltou pregando a criação de áreas semelhantes nos EUA.  Já em outubro era vice-presidente da American League for Physical Culture, então o grupo dominante de naturismo americano. Fundou logo uma revista, idéia que vários grupos naturistas tinhas levantado. A revista de Boone foi "a primeira verdadeiramente americano revista de nudismo", conforme  Cinder; a Naturis de Rossi não tinha nem este virtude, pois já tinha antecessores no Brasil. n

A cronologia de Boone era para mostra a que ele antecedeu Kurt

Nenhum comentário: