sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Comentários sobre a Nota de Esclarecimento da FBrN

A nota de esclarecimento citada abaixo pode ser encontrada em http://peladista.blogspot.com/2010/02/fbrn-nota-de-esclarecimento.html


Comentários sobre a Nota de Esclarecimento:

1 – Surpreendente o esforço, pesquisaram inclusive na legislação brasileira, para simplesmente esclarecer que o Jornal Olho Nu não está e não esteve sendo processado pelo Conselho de Ética. Esperamos empenho semelhante na aprovação de alterações importantes para o novo Estatuto da FBrN.

2 – A FBrN afirma que pediu esclarecimentos ao Jornal Olho Nu sobre uma denúncia feita por OUTRA PESSOA, porque? O que eles teriam à dizer se não foram testemunhas do ocorrido? Pediu esclarecimentos simplesmente para ouvir o Pedro Ribeiro dizer que publicou uma carta de outra pessoa?

3 – A FBrN afirma que o Renato Mertens "fez inúmeros insultos e agressões pessoais aos proprietários da pousada naturista" Colina dos Ventos, sim, não deixa de ser verdade, mas acredito que isso aconteceu porque o mesmo foi movido por uma revolta sentida naquele momento, independentemente se está certo ou não.

4 – A FBrN afirma que "solicitou a remoção da carta em questão porque a mesma apenas inflamava dúvidas e agressões pessoais", mas o leitor do Olho Nu que não acompanhou a discussão não teria dúvidas ao ler uma resposta da pousada sem ver o que provocou tal direito de resposta?

5 – A FBrN afirma que houve a publicação da carta do Renato baseado unicamente na boa fé do denunciante, mas eu pergunto, que notícia de denúncia não é baseada na boa fé de denunciante? Até mesmo julgamentos (e não condenação) escassos de provas são baseados na boa fé do denunciante, com a diferença que há punição se for provado que essa boa fé é falsa, já na imprensa o máximo que acontece é uma retratação.

6 – A FBrN afirma que não cabe a ela e nem ao Jornal Olho Nu julgar e condenar a pousada em questão, o que na minha opinião está correto, e que por esse motivo solicitou a retirada da carta do site, o que na minha opinião está errado porque a veiculação de uma notícia não é sinônimo de julgamento e condenação do ocorrido, o máximo que pode acontecer é uma incitação.

7 – É impressão minha ou essa "Reflexão" escrita ao final da Nota de Esclarecimento tem um ar de opinião pessoal? Eu posso estar errado, mas na minha opinião, a divulgação de uma "reflexão" criticando a atuação da imprensa no geral, independentemente se a "Reflexão" está correta ou não, numa Nota que explica a atuação sobre um veículo de informação, pode ser visto como um ataque ou simplesmente um "conselho" sobre como se deve agir na veiculação de notícias.

Rogério.

(Campinas - SP).


Nenhum comentário: