terça-feira, 19 de janeiro de 2010

E QUANDO O ATOR FICA NU ?

Por Rosana Bentto

Dançar sentimentos, buscar organicidade, doar-se sem restrição e sem medo, comungar com a platéia, criar... Numa tentativa solitária de encontrar-se a si mesmo, esse artista mergulha em seu universo para expandi-lo ao máximo e ofertar o seu melhor. Disso o ator/atriz sabe, mas as suas limitações estão o tempo todo gritando para serem superadas. E quando a ator/atriz precisa ficar nu? O que acontece?Quando o ator/atriz sabe que fará personagem que exibirá sua nudez, fica tranquilo porque diz estar protegido pela personagem, que tem um motivo para ficar nu, ao passo que na vida real não. É um argumento a se pensar já que o ator busca cada vez mais aproximar a naturalidade com que age na vida real da naturalidade durante representação no palco.
Já presenciei situações em que amigos atores foram convidados a conhecer espaços naturistas e eles ficaram encabulados. Sentiram-se despreparados para ficar pelados na frente dos outros. Despreparados enquanto pessoas para deixar a roupa e se libertar. Questiono essa desproteção que persegue a pessoa do ator. De onde vem essa sensação de desproteção? De onde vem esse medo de estar à vontade com o próprio universo que lhe foi dado - seu corpo? Acredito que venha de fora, que venha do pensamento sobre o que os outros vão pensar, o que os outros vão achar de mim. Sempre os outros. Como diz um famoso psicólogo "como damos nossos poderes para os outros! como os outros tornam-se grandes em nossas vidas! cacete!"
Essa força dada de mão beijada aos outros é algo que levamos anos aprendendo, levam tempo nos ensinando isso, algo tão bem trabalhado na mente de todo mundo que depois de uma certa idade ninguém precisa fazer mais nada, cada um se encarrega de agir como nos ensinaram. Aí é um tal de um vigiar o outro, um policiar o outro, e outro já penetrou nosso universo de modo tão profundo, ele está tão vivo dentro de nós que nosso organismo começa a reagir a esse outro por ele mesmo, além de as pessoas ensinarem essa droga de maneira de viver aos descendentes, aos discípulos, etc. fazendo com que a roda nunca pare. Quanta meleca. E, obviamente, pelo fato de o ator ser uma pessoa que trabalha com emoções, sensações, tudo isso é extremamente negativo pra ele, o quanto antes se libertar disso melhor, o quanto antes se desvincular dessa roda e observar a si mesmo e o cotidiano de modo diferente melhor. E tirar a roupa em vários sentidos é um passo para trabalhar essas questões. Vamos ficar nus?
publicado originalmente em http://atrizrosanabentto.blogspot.com/2010/01/quando-o-ator-vai-ficar-nu.html

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei de seu texto, Rosana. Sou ator e já fiquei nu no palco mais de uma vez com muita naturalidade e não teria problema algum em tirar a roupa em público, mesmo sem estar "vestido" por uma personagem.