quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mais reflexões sobre “a mulher nudista/naturista”

Por Roberto Barros
Concordo com a retrospectiva histórica da Florência, sempre houve muita opressão e dominação dos homens sobre as mulheres.

Antes dos métodos contraceptivos eficazes, elas quase sempre estavam grávidas, amamentando, era grande o óbito devido a gravidez, força física inferior a dos homens, etc.

Mas quase tudo mudou de 60 anos para cá. A assim, embora concorde que exista influência do passado e ainda hoje ainda existam muito preconceito e imposição sobre as mulheres, creio que os motivos principais para a pouca freqüência das mulheres nos encontros naturistas sejam outros, vejam abaixo alguns:

A falta de apelo erótico e sensual na nudez total pesa muito para muitas mulheres não aderirem ao naturismo, dizem que tem pudor. Mas não tem vergonha de roupas insinuantes ou micro biquínis. Pois com a roupa mostra-se o que se quer e tenta-se esconder as imperfeições. Aí sim há pudor e vergonha: não assumir a idade, não assumir as gorduras, não assumir a flacidez, cicatrizes, etc. as mulheres são muito vaidosas, muito mais do que os homens, gostam de se produzir, de se sentirem bonitas, atraentes. Sei que muitas mulheres adoram ficar só de topless (se a musculatura ainda esta rija) e adoram enrolar numa canga sem motivo algum... Outro ponto as mulheres resistem menos ao frio do que os homens, qualquer ventinho já as incomoda.

Creio que um ponto que ajudaria na descontração, seria mudarmos as regras gerais e permitir o conceito americano e europeu do “Clothes Optional”, assim sem pressões, imposições, obrigação elas ficariam livres para retirar a parte da roupa que quisessem, quanto quisessem.
E como estariam no ambiente onde a maioria estaria nua, em pouco tempo adeririam à prática naturista, outras demorariam um pouco mais, para mim não há problema algum nisso.

Sei que esta proposta será rebatida pela grande maioria dos naturistas, diga-se de passagem, os homens. 

Atavicamente a fêmea conquista, se insinua, gosta de ser apreciada, já os machos gostam de apreciar.

Seria muito bom para o naturismo, se assumíssemos e respeitássemos mais as nossas diferenças de gênero. Tem um grupo que só permite o topless para as veteranas menstruadas. Prova que muitas mulheres, ainda inseguras quanto ao desnudarem-se em público, usam este subterfúgio dizendo menstruadas num primeiro contato, mas em vez de serem atraídas para o naturismo não o são.


3 comentários:

deFi disse...

Apoio integralmente a proposta feita pelo Joaquim. Na minha opinião, há muito tempo, o conceito de Clothes Optional, adotado no primeiro mundo, deveria ser utilizado em nossas áreas naturistas. Sou sócio do Rincão e, lá, tempos atrás, notei algo que apóia essa idéia: houve um verão, não me lembro qual, em que se praticava, coletivamente, exercícios de aquecimento, ao natural, é claro; pois bem, a maioria das integrantes do sexo feminino, não importava a idade, realizava os exercícios utilizando cangas, de forma a evitar expor sua intimidade; com o passar dos dias, elas acabaram deixando de lado essas peças indumentárias e faziam todos os exercícios completamente à vontade. Acredito, sinceramente, que vale a pena começarmos a mudar nossos paradigmas de Nudez Obrigatória.

Joaquim Salles disse...

Comentário da Florencia sobre esse post:
Creio que um ponto que ajudaria na descontração, seria mudarmos as regras gerais e permitir o conceito americano e europeu do “Clothes Optional”, assim sem pressões, imposições, obrigação elas ficariam livres para retirar a parte da roupa que quisessem, quanto quisessem.
E como estariam no ambiente onde a maioria estaria nua, em pouco tempo adeririam à prática naturista, outras demorariam um pouco mais, para mim não há problema algum nisso

La realidad es que la mejor manera de que la mujer se decida a tirar sus ropas es no presionarla ni darle un plazo Generalmente ellas necesitan mas tiempo para hacerlo.
Y no todas las mujeres necesitan el mismo tiempo ( no es lo mismo ser alemana que musulmana)

El Nudismo obligatorio es para la mujer una imposiciòn y si bien se les da tiempo, no todas tienen
el mismo tiempo de maduraciòn para vencer el pudor y los condicionamientos culturales con que fue educada.

Si la mujer tiene la libertad de elegir el momento y la ocasiòn de desnudarse, lo harà en el momento que ella lo sienta
como una expresiòn de su propia libertad.

Y ese momento, generalmente, coincide cuando ella asume que es la unica que esta vestida y se da cuenta de que
esta fuera de lugar. Si en ese momento no supera su pudor, se tendrà que ir para no sentirse mal. Ella decide.

Comparto la idea de que las playas publicas sean siempre de vestimenta opcional para dejar que cada uno decida el momento en que
quiere verdaderamente tirar la ropa. Forma parte del principio de " respeto al otro " ( y a sus tiempos)

Joaquim Salles disse...

Por falha na postagem não ficou claro que o texto é de Roberto Barro.