quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Fim das atividades da Ynai-Brasil - Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros

Por Adam Guirro

É com muita tristeza que informo o fim das atividades da Ynai-Brasil – Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros. Faz pouco mais de um ano que a Carolina Lotz e eu, Adam Guirro, resolvemos reativar a Ynai-Brasil que ficou mais ou menos 1 ano sem ter atividades no mundo real apenas mantendo as atividades através de emails e MSN. Fizemos isto em respeito aos bons momentos que o grupo teve e também pelo esforço do Andre Herdy em torná-lo na referencia que ainda é hoje. Tentamos de varias maneiras recomeçar: solicitamos ajuda a antigos membros, a outros grupos e a FBrN. Mais recentemente escolhemos algumas pessoas para nos ajudar em outros estados, inclusive estados que poderiam ter vários eventos durante o ano, como RJ e GO, mas não ocorreu nenhum! Reafirmo que pedimos ajuda a todos os grupos, entidades e a FBrN e pouquíssimas pessoas nos enviaram palavras de apoio. Tivemos um grande apoio do Jornal Olho Nu e do Mauro Martins que hospedou nosso site e somos muito agradecidos. Mesmo com estas ajudas não tivemos êxito.
O que posso dizer é que aquele belíssimo trabalho que tivemos no surgimento da Ynai-Brasil, trouxe muitos jovens para o naturismo brasileiro, dando um novo gás aos eventos , deixando todos mais animados, com gincanas e festas. O problema é que isto trouxe também um certo mal estar aos chamados naturossauros.
Fiz minha parte e da Ynai-Brasil surgiu o NIP – Naturistas do Interior Paulista que foi criação minha e mais 2 membros da Ynai-Brasil. Era visível que o fato de ter um jovem de 23 anos a frente de um grupo (que em seu primeiro encontro foi recorde de pessoas no Mirante do Paraíso) não era bem visto, já que poderia ter neste posto uma pessoa mais velha e experiente. A verdade é que até ali o interior paulista não tinha nada para os naturistas e foram 3 jovens que criaram. Hoje o grupo está na ativa. Não é o que nós desejávamos, mas não posso negar que ainda está na ativa e tem encontros mensais.
Devo lembrar que o CNEM foi fundado por 10 pessoas e deles, 8 eram da Ynai-Brasil e eu fui um deles.
O que quero dizer é que da maneira que o naturismo organizado no Brasil está, os jovens não tem e nunca terão espaço. Se a força maior do naturismo brasileiro (FBrN e os principais grupos) não se preocupa com os jovens, quem mais vai se preocupar? Nos últimos dias, conversei com a Carolina Lotz e com o Andre Herdy sobre que rumo tomar e a decisão foi finalizar as atividades. Para ser naturista no Brasil, precisa ser mulher ou casal. Homem solteiro é sempre classificado como um tarado, pois é claro, aos olhos dos casais, que ele vai lá para ver as mulheres dos grandes naturistas. Mas vamos lá: Qual a porcentagem de jovens que tenham parceiros? Sabemos que mínima. Ou aqui no Brasil ainda existem pessoas prometidas que desde pequenas já tem seus parceiros? Acho que não né. Aí vem um nome importante do Naturismo e diz aquela velha ladainha: “Leva a mãe, tia, prima, irmã ou amiga.” Todos sabem que é difícil de isto acontecer, principalmente numa primeira vez que a pessoa está indo e que ainda não sabe se é bom ou não, e queria saber se algum desses casais que pensaram isto já levaram a mãe, a irmã... num primeiro encontro. Provavelmente algum casal já fez isso, mas a esmagadora maioria não se preocupa com isto, pois não precisam né. Só o solteiro que precisa disso. Já li absurdos como: “Eu levar meus filhos em lugar naturista? De jeito nenhum.” Tudo isto mostra o quanto é difícil o acesso de jovens no meio naturista.
A YNAi-Brasil estará acertando com a FBrN o dinheiro dos 10 selos 2009 solicitados e recebidos; e toda a documentação existente do grupo e que está comigo será devolvida ao Andre Herdy que é o criador do grupo.
Se no futuro, algum jovem resolver criar um novo grupo para jovens aqui vai uma dica de alguém que está desde o inicio no grupo, viu todos os altos e baixos, alem de ter levado umas bordoadas: grupo de jovens deve ser liderado e organizado por jovens e não deve ter dedo de naturistas mais velhos. Tem muitos que gostam de dizer que são mais velhos na idade se sentem jovens. Acho louvável. Bom mesmo. Eu sei que sempre terei uma cabeça jovem, mas vamos falar a verdade, meu modo de pensar hoje não vai ser o mesmo dos jovens de amanhã. E veja que sou bem molecão: adoro um gibi, vídeo-game e desenhos. Mas inevitavelmente serei o coroa no meio da molecada. Eu entendo isso e sei que vou respeitar, mas vemos que ou algumas pessoas não entendem ou não respeitam mesmo.
Peço desculpas aos que gostariam que a Ynai-Brasil continuasse e que aguardavam por um encontro. O problema é que sozinhos não podemos fazer nada e espero que entendam.
Agora a minha opinião como naturista sobre o que vejo no naturismo organizado brasileiro hoje:
Eu, Adam Guirro, comecei no naturismo em 2003 com uma ex-namorada, pois fui motivado a alguns anos antes pela clássica matéria do SBT Repórter sobre a Colina do Sol e fiquei encantado. Virei fã do Marcelito e da Iara e queria conhecê-los (isto aconteceu em 2005 quando visitei a Colina). Decidí que aquilo seria meu estilo de vida para sempre e criaria meus filhos daquela maneira. O espírito de amizade e respeito era incrível. Fiz muitas amizades que considerava verdadeiras. O tempo passou e fui observando. Alguns desses amigos e amigas usavam o as amizades para conseguir transas fáceis. Isto é baixo e nojento. Eu tenho meus desejos, mas quem me conhece sabe que nunca aproveitei de situações, pois sou bem grandinho e sei diferenciar quando uma pessoa está pelada para mim ou para ela. Outros simplesmente por motivos que desconheço e que deve ser a politicagem que assola o naturismo de hoje finge que não me conhecem.
Por este e por outros motivos, posso contar nos dedos quem eu acho que merece minha amizade no Naturismo Brasileiro e hoje decidi ser simplesmente, o Adam que gosta de ficar pelado sem ter conotação sexual nisto, com respeito a si mesmo, respeito ao próximo e respeito a natureza e não mais um naturista. Quando der vontade, chamo minha esposa, filhos, sogro (José Mariano), sogra (Teresa Lotz), cunhada (Renata Lotz)... e vamos a alguma área onde possamos ficar pelados sem compromisso de reuniõezinhas tolas sobre o que fazer? Quem pode? O que pode? E deixar de curtir meu estilo de vida ao lado de quem eu gosto. Passaporte? talvez continue pagando pelo selo. Como não vou mais solicitar pela Ynai-Brasil, posso solicitar por algum dos diversos grupos que participo. Se não me derem , faço uma assinatura de um site e recebo de brinde. Se também não der para receber, como as regras atuais na mente dos naturistas brasileiros são claras, basta eu ir, pois não sou solteiro.
Pessoal. Uma ultima coisa. Um jovem naturista resolveu por vontade própria fazer um encontro em Mogi Mirim e alguns jovens naturistas já se manifestaram de ir. Provavelmente a Carol e eu iremos. Vale a pena prestigiar aqueles que querem fazer alguma coisa.
Quem quiser entrar em contato comigo:
E-mail: adamguirro@ig.com.br
MSN Messenger: adamgeorgeluck@hotmail.com
Yahoo Messenger: adamguirro@yahoo.com.br
Opinião da Carolina Lotz sobre o que acha do naturismo brasileiro hoje: CONCORDO COM TUDO QUE FOI ESCRITO A CIMA E ESTOU MUITO TRISTE COM TUDO, MAIS DA FORMA QUE A COISA ANDA NÃO PODE CONTINUAR, SEM APOIO E AJUDA NADA VAI PARA FRENTE.
Opinião do Andre Herdy sobre o que acha do naturismo brasileiro hoje: Concordo com tudo que foi escrito acima e estou muito triste com tudo isto também. De forma alguma vale a pena continuar um trabalho dentro destes parâmetros relatados. Na verdade para alguém que sempre gostou de ficar pelado, sempre gostou de ter contato com a natureza e sempre respeitou ao próximo o Naturismo parecia ser algo que se encaixava perfeitamente neste estilo de vida... mas a pratica prova que o que é dito na teoria não é aplicado... Então, se não é aplicado que continuemos a ser nós mesmos e vivamos nossas vidas como sempre vivemos... Rótulo de Naturista só por ter é bobeira! A pessoa ou é ou não é no íntimo... o que é definido por rótulos não significa nada. Seja você mesmo Adam! Você sabe que tem seu grande valor! Voce sabe que é uma pessoa muito boa e um excelente amigo! Quem for amigo vai entrar em contato contigo, se voce realmente considera aquela pessoa sua amiga, voces manterão a amizade e certamente poderão até fazerem um churrasco ou uma outra atitidade onde estejam pelados na boa, sem nada de ruim... apenas verdadeiros amigos genuinamente vivendo de forma natural... Deixe o rótulo de Naturista para lá!

Adam Guirro
Pres. da Ynai-Brasil – Associação dos Jovens Naturistas Brasileiros.
e-mail: adamgeorge@ig.com.br
MSN: adamgeorgeluck@hotmail.com
Site: www.ynai.com.br

2 comentários:

William Figueira disse...

Sómente hoje leio o que vc escreveu e com muito pesar. Pois o futuro esta com os jovens irremediavelmente. Se puder incentivar qualquer jovem a retomar sua iniciativa, o farei. E espero contar com seu apoio para esse desbravador. Parabéns e saudações!

William Figueira disse...

Lastimável. De qualquer forma parabéns pela iniciativa e espero poder usar suas palavras para ajudar outros jovens que queiram aventurar-se como vc. Afinal o futuro está com os jovens!
Saudações