quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sobre a Família Naturista





Por Laércio Júlio da Silva

07/05/2009


 

Gostaria de iniciar o artigo saudando jornalistas, representantes de um grande jornal goiano, presentes ao nosso último encontro realizado no feriado de Tiradentes. Na ocasião, nossos queridos convidados puderam testemunhar o ambiente sadio, fraterno e familiar reinante no local. Em comunhão com a natureza, famílias inteiras se solidarizam e interagem entre si. Existem em nosso meio famílias com três gerações: avó, filhos e netos se confraternizam como em qualquer lugar.

A reportagem constatou o nível social de pessoas que na "sociedade têxtil" são operários, intelectuais, comerciantes, profissionais liberais e religiosos de várias origens. Não somos uma sociedade perfeita, mas nos vangloriamos de sustentar entre nós uma fraternidade que abre caminho para as melhores e mais sinceras amizades. No Naturismo existe o fator de igualdade proporcionado pela nudez social que induz as pessoas a uma profunda reflexão sobre o valor do companheirismo e da transparência entre as relações. A nudez nos torna iguais seja em qualquer classe social, os valores impostos pela sociedade são deixados em casa ou no carro e você passa a fazer parte de um mundo mais humano, em que as pequenas coisas do cotidiano são valorizadas. O Naturismo realiza uma mudança interna no ser humano, faz acontecer o que os sistemas sociais todos não conseguiram fazer ao longo da história da humanidade. O Concílio Vaticano II (1965) estimulou os católicos a buscar uma maneira mais comprometida e atuante de vivenciarem a sua religiosidade, a partir daí a igreja católica passou a refletir sobre experiências que encaravam a nudez como uma purificação. Então, foi possível lembrar que Cristo foi pregado nu na cruz e que São Francisco despiu-se diante de toda Cidade de Assis: a nudez, neste caso, foi sendo associada ao desprendimento de todos os valores materiais, despido de qualquer ideologia e em profundo estado harmonioso com a natureza.

Nada melhor do que, na semana em que se comemora o Dia das Mães, podermos explicar o real sentido do Naturismo familiar. A mãe que cria seus filhos sem o preconceito representado pelas roupas como superação ou superioridade realiza um grande feito educacional, em geral são efetivamente mais despojados, desprendidos e nitidamente preparados para enfrentar a vida e seus percalços.

Lamentavelmente o apelo sexual da sociedade de consumo ao mostrar a nudez com conotação sexual seja numa capa de revista ou na internet, hoje ao alcance de qualquer criança, corrompe escancaradamente a juventude. A prática do Naturismo familiar vem justamente mostrar ao jovem o sentido puro e singelo do contato direto com "mãe" natureza.

Entendemos a prática naturista como uma estrutura alicerçada na família como valor fundamental. Entre nós existem casais solidamente constituídos, onde a prática da nudez, assumida de forma natural, contribui para um elevado nível psicossocial e humano.

Um pai praticante uma vez me contou seu testemunho; havia perdido toda a sua família em um acidente automobilístico fatal, sendo ele o único sobrevivente. Viveu à sombra desse pesar até encontrar uma nova companheira e, com ajuda do Naturismo como terapia, retornar a uma vida normal e reconstruir uma nova estrutura familiar. Afirmou categoricamente que, sem a ajuda do Naturismo, teria se tornado um mendigo ou praticado suicídio!

Segundo o presidente do Conselho Maior da Federação Brasileira de Naturismo, Elias Pereira, ao portal G1: "O Naturismo é um estilo de vida totalmente familiar", disse ele em entrevista. "Cresci vendo Naturismo, adoro o Naturismo e não há nada mais bom e inocente no mundo", afirma.

O Naturismo já reabilitou famílias, curou arestas e cicatrizou feridas; é um modo de vida voltado para o simples e a valorização da vida.

Laércio Júlio da Silva é diretor da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) e presidente da Associação Goiana de Naturismo, o Goiasnat. (www.goiasnat.com.br)


 

Laércio Júlio da Silva

"Não ande na minha frente, eu posso não te seguir. Não ande atrás de mim, pode ser que eu não te guie. Caminhe junto a mim e seja meu amigo."   Albert Camus

Publicado em

http://www.dm.com.br/materias/show/t/sobre_a_familia_naturista

Reproduzido com autorização do autor.

Nenhum comentário: