sábado, 21 de fevereiro de 2009

A situação de Pedras Altas

Como todo naturista que se preze, eu também gosto que existam muitas áreas naturistas pelo Brasil para que possamos visitar e freqüentar.

Como relata o meu amigo José Agripino, naturista de longa data e conhecedor de vários locais no Brasil e do mundo, Pedras Altas é um clube-praia na cidade de Palhoça-SC que parece "um pedacinho do paraíso. Tem um mar calmo e limpo, muita mata preservada (floresta atlântica mesmo e não este mato que não serve para nada), muitos animais silvestres e algumas poucas casas. É um lugar que infelizmente foi esquecido pela maioria dos Naturistas Brasileiros desde que Celso Rossi saiu de lá para posteriormente fundar a Colina do Sol."

Vemos um lugar lindo, contudo está realmente ameaçado! O problema de Pedras Altas é urgente e não vejo em nenhum dos comunicados da FBrN alguma solução ou iniciativa ou mesmo alguma negociação para resolver este problemão.

Segundo José Agripino "estamos para perder esta área agora em 2010. Ocorre que as terras não foram COMPRADAS pela Naturis - Celso Rossi. Eles apenas conseguiram uma autorização de uso de uma parte do parque municipal de Pedras Altas - Palhoça - SC. E esta autorização nem dava direito a construção de casas, assim sendo, já há muitos anos quem comprou da Naturis -Celso Rossi o direito de construção das casas, não pode nem reformá-las pois a prefeitura não permite e o pior disto é que a autorização de uso vence em 2010 e não existe nenhuma intenção da cidade em renovar esta autorização."

A FBrN sabe disto a muitos anos já que o casal incansável Beto-Joelma já comunicaram ao então presidente da FBrN Elias Pereira, a alguns conselheiros da FBrN e até ao atual candidato ao conselho de ética Marcelo Pacheco. Ninguém fez nada! Claro essa é a praxe do último ano da FBrN, finja que o problema não existe para ver se ele desaparece. Só existiu o congresso de Tambaba, mais nada.

Aliás esta tem sido a tônica da questão de Pedras Altas... Ninguém faz nada! Não há sequer uma linha nas atas da FBrN sobre o assunto. Não há sequer uma conversa informal em algum blog sobre este assunto. Sem contar as informações relatadas pelo José jamais escutei, li ou ouvi em nenhuma lista de discussão ou Orkut falando da questão.

Parece que Pedras Altas é o Patinho Feio da FBrN e que ninguém quer ajudar. Os amigos que estiveram lá, que conhecem o lugar, dizem que é exatamente o oposto! É um lugar LINDO que precisava ser mais divulgado e ajudado.

Continuando seu relato José disse que "Beto e Joelma jamais irão conseguir algo sozinhos! A entidade máxima do Naturismo Brasileiro deveria tomar partido e apresentar como uma entidade FEDERAL algum pedido e negociação junto a prefeitura da cidade de Palhoça ainda em 2009 para não deixar 2010 chegar sem nada ser feito e perdermos este lugar maravilhoso."

Consta que o interesse da prefeitura de palhoça é acabar com o naturismo em pedras altas e abrir a praia para pessoas vestidas freqüentarem, bem como desocupar as casas que são consideradas invasão em área de preservação ambiental permanente.

Como naturistas temos aí uma grande polêmica, pois também devemos preservar o meio ambiente e é totalmente impensável que destruamos área de preservação ambiental permanente, mesmo que seja para construir uma área naturista.

Como a FBrN se posiciona? Isto é uma incógnita! Não existe opinião e o tempo urge! Ah sim, esqueci o congresso de Tambaba foi lindo, a praia maravilhosa, o Brasil foi elogiado e o resto... que importa o resto.

Nenhum comentário: