sábado, 31 de janeiro de 2009

DESCULPEM-ME,

MAS VOU TRADUZIR O TEXTO: “VENHA PARA O MUNDO DOS PELADISTAS!??!?!” PUBLICADO ANTERIORMENTE, DEVIDO ÀS PÉSSIMAS INTERPRETAÇÕES. QUIÇÁ POR FALTA DE UMA LEITURA ATENTA.
 

Eu pretendia escrever daqui há um mês, mas o texto anterior exigiu uma tradução. Da próxima vez vou usar um português mais fácil para as pessoas que têm dificuldades de leitura e compreensão escrita. Segue abaixo o texto passo a passo (o que estiver entre aspas é recorte do texto anterior):


"Boas novas, enviadas por e-mail pelo famoso Joaquim!!"

(Traduzindo) Meu amigo Joaquim, que também é conhecido no meio naturista, me mandou um e-mail com boas notícias.


 

"Grande amigo o Joaquim!"

(Traduzindo) Nesse trecho, faço um elogio ao meu amigo Joaquim. A palavra "grande" antes do substantivo "amigo" remete à característica da ótima personalidade dele.


 

"O cara entope minha caixa de mensagens com coisas que tão rolando no mundo naturista, acho que é para me provocar."

(Traduzindo) Quando uso a expressão "o cara", estou referindo-me ao Joaquim, meu amigo, meu grande amigo. E ele lê muito sobre naturismo, participa de muitas listas de discussão sobre o assunto e me encaminha grandes quantidades de mensagens por e-mail sobre o naturismo. E eu acho que o Joaquim faz isso para me provocar porque ele sabe que eu deixei ser naturista.


 

(Comentando) Eu falei isso no meu primeiro texto publicado aqui neste blog. Na ocasião eu disse que deixei de ser naturista e virei peladista porque eu achei, e acho, que o que a maioria das pessoas que se dizem naturistas fazem é, apenas, tirar a roupa. Então comecei a me autodominar peladista. Eu tenho sido repetitiva ao escrever sobre isso no blog porque quero instigar a reflexão sobre a prática naturista. Para que cada um descubra o que deseja: se é só tirar a roupa e tomar sol; se é tirar a roupa e também comer comida vegetariana; se é tirar a roupa tomar sol pelado e também entrar em contato com a natureza por meio da meditação ou da biodança; se é tirar a roupa para atuar no teatro, no museu, no cinema, diante de um artista plástico, enfim. E que cada um descubra isso para si, e não para mim. Quando as pessoas descobrem sobre si, o mundo em volta dela também muda. Mas isso deve ser feito da pessoa para a própria pessoa. Eu descobri que o que faço é tirar a roupa para tomar sol pelada; para me livrar do calor quando estou em casa e para trabalhar simbolismos diante de temas como opressão, violência, pureza e outros no teatro. Por isso me denominei peladista e para mim tudo bem. Eu me resolvi. E participo desse blog porque gostaria que os leitores se descobrissem também e pudessem experimentar a emoção que é estar em paz consigo mesmo; sendo naturistas, peladistas, naturalistas, etc. Quando digo que o Joaquim quer me provocar é justamente por isso. Ele sabe que sou peladista assumida e fica me mandando notícias do naturismo porque ele é uma pessoa inteligente e quer por em xeque minhas certezas. Isso é maravilhoso.


 

"É bom deixar a criança se divertir um pouco também, né?"

(Traduzindo) A "criança" dita acima se refere ao meu amigo Joaquim. Temos amizade e respeito um pelo outro e nos permitimos fazer esse tipo de brincadeira aqui nesse espaço. Eu não o critico negativamente. A atitude dele é tentar pôr em xeque minhas certezas, geralmente, crianças fazem isso com os adultos. Não vejo problemas nisso porque, sendo artista, também me considero uma eterna criança.


 

"De vez em quando até que tem algo interessante como os artigos do maravilhoso Carlos Brickmann e do brilhante Mario Victor, ombusman do Ig."

(Traduzindo) Nesse trecho eu digo que às vezes, em meio a tantos textos enviados pelo Joaquim, há alguns que interessam a mim devido assuntos relacionados ao meu campo de atuação profissional ou assuntos que me interessam enquanto pessoa humana.


 

"Bem, mas o que interessa é que os caras naturistas que estavam presos foram libertos!!"

(Traduzindo) Falei muito sobre o meu amigo Joaquim, no trecho anterior, aqui chamo a atenção para um assunto de extrema importância que aconteceu dentro do naturismo e que pouquíssimos naturistas comentaram. Em texto anterior em resposta a Sra. Maria Luiza, uma naturista admirável, eu revelei minha indignação com o fato de pessoas naturistas terem sido presas (não sei a real motivação da prisão delas, não tenho interesse em saber) e terem sido, simplesmente, esquecidas pelos membros dos grupos naturistas. Fiquei indignada porque um repórter foi censurado por ter tentado interceder em favor dessas pessoas. Fiquei indignada porque eles pertenciam a uma associação naturista e no momento em que mais precisaram das pessoas, todas lhe deram as costas. Fiquei indignada com esse tipo de atitude. Acredito que os grupos existem para que as pessoas se fortaleçam em prol de idéias, concepções, visões de mundo, e principalmente, para compartilhar alegrias e receber apoio nos momentos difíceis.

Quando recebi, por e-mail, notícia de que estavam livres, fiquei extremamente feliz, fiquei muito contente, ninguém merece o inferno que é uma prisão. Quem pegou a rabeira da ditadura sabe disso, quem viveu no auge da ditadura sabe disso. O trecho entre aspas, acima, é pura expressão de meu contentamento pela liberdade das pessoas que se encontravam encarcerada.


 

"Naturistas, vocês sabiam disso? É que fiquei sabendo através de um peladista. Ah, já sei os naturistas estavam distraídos com o churrasco e não puderam comentar o fato, entendi."

(Traduzindo) Aqui sim, eu critico a atitude da maioria dos naturistas e da tal Federação Naturista, que nem para explicar para os juízes o que era naturismo serviu. Nessa passagem do meu texto falo da falta de companheirismo, falta de solidariedade humana para com o próximo do grupo. Porque quando é para fazer festa, comer churrasco, todos estão unidos, mas no momento dos problemas todos se afastam. Quem garante que isso não vá acontecer com qualquer um do grupo? De num momento de dificuldade, precisar do apoio do grupo e todos darem as costas? E falo de apoio humano. Não me refiro a julgamento moral do outro. Falo da pura e simples compaixão.


 

"Ou será que estão desconcertados por não terem enviado cigarros e chocolate para os amigos? Ou será que duvidaram da inocência dos caras."

(Traduzindo) Apenas cito motivos pelos quais os chamados naturistas poderiam ter-se afastado. E a seguir volto a falar da importância de as pessoas terem sido libertadas.


 

"Pouco importa isso, o bom da história é que as pessoas estão de volta à civilização e vendo o sol nascer como todos os naturistas que vão para o campo desfrutar da natureza, passear pelo campo, visitar belas praias com suas famílias, em contato com seu eu interior, ouvir o som da cotovia em lugares ermos e comer churrasco!!!!"

(Traduzindo) Expresso alegria pelas pessoas estarem de volta à civilização, ou seja, de volta à sociedade e poderão ser tratadas de novo como cidadãs. E poderão voltar desfrutar da natureza como os naturistas ou qualquer ser humano livre.


 

"Mas voltando ao peladismo. Sinceramente, estou surpresa com a quantidade de peladistas que existe entre os naturistas, só que nenhum assume!"

(Traduzindo) Nesse trecho eu mudo de assunto, pois quero voltar a falar de peladismo, ou seja, da ação de ficar pelado independente do motivo. O motivo fica por conta de cada um. Acrescento que continuo surpresa com o fato de a maioria das pessoas se denominarem naturistas quando não praticam naturismo na acepção originária da palavra. Essas pessoas apenas ficam peladas para tomar sol, fazem o peladismo. Não há mal nenhum nisso! Faço provocações, justamente, para que surjam debates e reflexões.


 

(Comentando) É vergonhoso quando indivíduos com formação universitária se mostram incapazes de ler um texto escrito numa linguagem totalmente informal, obedecendo à norma padrão da língua portuguesa. Ou indivíduos plenamente capazes de ler um texto e que destorcem de propósito o que foi escrito. Às vezes usam técnicas do espantalho, ou seja, atacam trechos do texto de maneira que todos vão concordar com que diz, mas trata de algo totalmente alheio ao que está escrito no texto. Esse indivíduo desonesto gera um debate a partir do texto proposto, mas em torno de uma idéia que não está presente no texto.

Estou sendo repetitiva para quem acompanha o blog, mas vale à pena retomar esse assunto porque de vez em quando há um ou outro que "pega o bonde andando" e interpreta trechos dos meus textos fora de contexto.


 

"Vamos gente, força! Admitam que praticam o peladismo!!! Garanto que 99% do caminho estará percorrido!"

(Traduzindo) Continuo minha provocação/brincadeira para que os naturistas/peladistas/naturalistas/artistas/oculistas/ensaístas/.... reflitam sobre suas práticas e se descubram isso é muito bom.


 

(Comentando) Não me julgo adulta, como já disse, anteriormente, sou apenas uma pessoa. Uma pessoa que escolheu fazer da sensibilidade para as artes uma profissão. E como artista incomodo e fico incomodada. Estou aberta às críticas aos meus posicionamentos e fico feliz quando alguém o faz, aceito de bom grado se os meus posicionamentos forem interpretados com base no que eu escrevi. Não admito que venham ler em meu texto, algo que não está no texto e sim na cabeça do leitor.


 


 

"Só para dar um empurrãozinho coloco aqui, no mínimo, 10 motivos para se aderir ao peladismo:

1) você não precisa provar para ninguém que é um(a) deus(a) grego(a) que desceu do Olimpo para assumir a forma humana na terra e salvar os mortais!

2) você não
precisa fazer ares de discípulos de Epicuro, "filósofo puro"!

3) você não precisa ser modelo de passarela!!!!!!! Abaixo a ditadura da estética padronizada pela mídia!

4) você não precisa se acabar de comer churrasco! Ah! as outras coisas da vida!!

5) você pode ser realista! Falar de coisas boas e ruins da vida.

6) você pode ser autêntico!!!! Viva a democracia! Viva!!!!

7) você pode fazer amizade com qualquer um!

8) você pode, apenas, tomar banho de sol pelado sem precisar arranjar um motivo para estar nu! Que beleza!

9) você não precisa temer o autoritarismo dos líderes, afinal não existem líderes no peladismo! OBA! Mas se lembrem, anarquismo no sentido político não é bagunça! Viva a independência do Brasil! Viva!

10) VOCÊ PODE, INCLUSIVE, SER ADULTO!!! SE QUISER, É CLARO, NINGUÉM VAI TE OBRIGAR OU TE APOQUENTAR!!!!"


 

(Traduzindo) NO TRECHO ACIMA, HÁ UMA SÉRIE DE MOTIVOS QUE SERVIRIAM PARA QUALQUER UM FAZER QUALQUER COISA. SÃO MOTIVOS VÁLIDOS PARA VIVER A VIDA SE CADA UM DESCOBRIR QUE É SER HUMANO.


 


 

"E aí peladistas, vamos invadir o próximo churrasco dos naturistas???"

(Traduzindo) Para finalizar, provoco os que se acham naturistas e tem dúvidas sobre suas escolhas. Afinal churrasco é tão gostoso!!!!

Um comentário:

José Elesbán disse...

Huummm... Não que eu admire, ou ache correto o Naturismo, mas já que ele é permitido, acho que podemos conviver bem e tranquilamente.
Vi seu comentário, no meu blog Ainda a Mosca Azul, e achei importante transferí-lo para o corpo principal do blog.
Achei que talvez o senhor gostaria de saber...
[]