quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Análises, compreensões e Proposições

As práticas naturistas têm sido muito questionadas neste blog. Isso significa que se torna importante que todos nós repensemos nossas práticas tanto dentro quanto fora do contexto naturista. As reflexões contundentes e as participações ativas nesse espaço contribuem cada vez mais para uma reformulação tranqüila e consciente de atitudes. O primeiro texto publicado pela Ariana despertou-me para começar a contribuir, de alguma maneira, nos projetos engendrados pelo grupo. Além disso, os questionamentos, comentários e observações publicadas levaram-me a um questionamento das terminologias "naturismo" e "peladismo". A primeira sugere concepção ampla de vida, a segunda remete à nudez pura e simplesmente. A segunda, acredito, é a mais praticada devido à correria do cotidiano, pois as pessoas, quando se reúnem, almejam, imediatamente, o lazer. E isso é plausível, é válido e importante para todos. Já a terminologia "naturismo" abarca um conjunto de preceitos e princípios, os quais exigem consciência permanente de integração com o meio ambiente e com os semelhantes. Talvez devido a essa dificuldade de resolver a problemática da falta de tempo para si, nas grandes metrópoles, as pessoas tenham se afastado da noção de naturismo trazida em seu bojo quando foi introduzido, particularmente, no Brasil.

Analisando minhas próprias ações com relação à prática do naturismo, confesso ter-me deparado com a dúvida se sou naturista ou peladista. O Joaquim acha que sou peladista porque gosto de ficar livre de roupas incômodas e porque a nudez em público não me incomoda. Já a Ariana, acha que sou naturista. Trabalhamos juntas em peças de teatro em que eu ficava nua. Talvez isso tenha dado margem a essa discussão sobre minhas ações em torno de tirar ou não a roupa.

Contudo, um alongamento a respeito desse assunto não faz parte de minhas intenções para com esse blog. Pretendo aproveitar esse espaço para abordar o tema da nudez na literatura e no teatro; para postar indicações, resenhas, comentários de peças relacionadas à nudez ou não; tratar de autores cujas obras ou pensamentos se relacionem de alguma maneira com esse debate em torno do naturismo, peladismo, nudismo, etc.; e, sendo estudante de teatro, gostaria de compartilhar idéias sobre a arte dramática! "Salve Baco"

"Nudista pobre é [...] o que não tem o que despir."

(Luis Felipe Angell - Sofocleto - Espanha, [n. 1926], Escritor/Poeta)

Nenhum comentário: